segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Samicler Gonçalves lança o livro Provérbios de Pai para Filho

Provérbios de Pai para FilhoO quadrinhista Samicler Gonçalves é um vencedor.
Desenganado, com câncer cerebral, sempre acreditou que poderia ganhar mais tempo com a sua família. E foi isso que ocorreu, após várias cirurgias.
Samicler tomou por base o livro de provérbios de Salomão para escrever uma obra ilustrada que pudesse incentivar seu filho a ter uma vida melhor, como se fosse um manual de conduta.
Destinado às crianças, Provérbios de pai para filho (formato 20 x 20 cm, 64 páginas, R$ 35,00) é uma publicação da editora SG Visual.
O título pode ser encontrado na Comix, Itiban, Livraria e Papelaria da Academia Sul-Americana de Artes, Livraria Educativa e Livraria das Faculdades ou pelo e-mail vendas@sgarte.com.br.
Fonte: UHQ

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Lançamento do livro Intersecções Acadêmicas na Comix Book Shop

Intersecções Acadêmicas
No próximo dia 28 de setembro, sábado, acontecerá o evento de lançamento do livro Intersecções Acadêmicas – Panorama das Primeiras Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos (formato 17 x 24 cm, 328 páginas, R$ 49,90).
Os autores da obra estarão presentes a partir das 14h, na Comix Book Shop (Alameda Jaú, 1998, São Paulo/SP).
O livro é uma publicação da Editora Criativo. Confira outras informações clicando aqui.
Fonte: UHQ

sábado, 21 de setembro de 2013

Festival internacional de quadrinhos Comicópolis agita Buenos Aires

comicopolisTecnópolis, o impressionante parque temático voltado à ciência em Buenos Aires, capital da Argentina, recebe a primeira edição do festival internacional de quadrinhos Comicópolis. O evento conta com estandes das principais editoras do país, além da presença de grande número de fanzines e publicações independentes, fazendo um panorama da cena atual das HQs locais.
Comicópolis também celebra a história dos quadrinhos argentinos, por meio de uma mostra que reúne originais e impressos de nomes como Carlos Casalla, Max Cachimba e Marcos Vergara a nomes da atualidade, como David Rubín. Já na iniciativa Maracanazo, com os brasileiros Allan Sieber e Arnaldo Branco travando uma batalha em quadrinhos com os argentinos Ernán Cirianni e Diego Parés.
Além dos destaques dos autores locais, há ainda a presença acervo da Biblioteca Nacional, que contribui com materiais de originais publicados na revista Fierro e outras preciosidades.
O primeiro dia de evento contou com a presença a Quino, o criador de Mafalda, que foi homenageado. Em uma palestra com a participação de Rep, Quino contou um pouco de sua trajetória e assistiu a vídeos com depoimentos de pessoas que contavam como sua personagem faz parte de suas vidas.
Na plateia, Bill Sienkiewicz acompanhou o bate-papo, aguardando a retrospectiva de seu trabalho, que acontecerá no domingo, 22 de setembro.
O festival oferece também oficinas sobre histórias em quadrinhos, que abordam de roteiro a desenho, passando por como apresentar seus trabalhos a editores. No espaço infantil, os palestrantes mostram às crianças como encadear ideias e criar tirinhas
Embora tenha começado um pouco tímido em tamanho, o Comicópolis mostra seriedade em sua proposta e organização, bem como na importância dos nomes que participam do evento. Vale a visita para quem estiver por perto. O festival vai até o dia 29 de setembro e funciona das 12h às 20h. Mais informações no site oficial.
Clique na galeria abaixo para ampliar as fotos.

domingo, 15 de setembro de 2013

Desfile cívico agita a Zona Norte de Natal

DESFILE CÍVICO DA ZONA NORTE
          O desfile Cívico da Zona norte surgiu em 2002 idealizado pelos Guardas Municipais Alexandre Melo e Graça Melo. O evento  nasceu da  necessidade de resgatar  valores cívicos e culturais, bem como incentivar  as boas ações que são produzidas na zona norte de Natal,  mostrando para a sociedade que é possível com poucos recursos e pouca estrutura se fazer uma interação  entre os diversos segmentos  sociais (educação, saúde, segurança e comunidade...).
           O evento consegue reunir aproximadamente 1.400 pessoas de diferentes faixas etárias, e conta com a participação de escolas públicas e particulares, creches, grupos de escoteiros, bandas marciais, Grupo de idosos, Guarda Municipal, postos de saúdes entre outros, com destaque para as escolas públicas da região que se utilizam do evento para apresentar as atividades trabalhadas no âmbito escolar, tanto as curriculares desenvolvidas durante o ano, que são distribuídas ao longo da avenida em forma de temas, como as atividades esportivas; grupo de dança, grupo de capoeira, de teatro, vôlei, futebol e etc. procurando sempre adaptar as atividades ao tema do desfile, que busca abordar temas voltados para a questão da cidadania, o amadurecimento da democracia, o mal causado pelo uso de drogas, o respeito ao meio ambiente e a paz social.

          De uma forma muito lúdica,  espontânea e criativa os temas abordados são apresentados pelas instituições durante o desfile e atraem dezenas de pessoas que são envolvidas pelo clima de alegria, união  integração e resgate ao  bom e velho sentimento de patriotismo, que é sentido ao som das bandas marciais. O evento acontece todos os anos no mês de   setembro na avenida Itapetinga, no conjunto Santarém zona norte de Natal, uma das principais e mais belas avenidas da cidade. Este ano o desfile aconteceu no dia 13 de setembro a partir das 16h , com o tema PAZ E CIDADANIA PARA TODOS.
       Mais do que uma aula de cidadania, o evento mostra que viver em comunidade  é contar com a colaboração e participação do outro, é  juntar os talentos que existe em cada um e poder assim realizar grandes obras e visualizar a face de Deus o criador,  que sempre se alegra com a simplicidade, com o espírito de equipe e com trabalhos que produz bons frutos, pois são eles que desenvolvem e fortalecem os  bons hábitos e valores que nos direcionam sempre para o caminho do bem. No final a lição que podemos extrair desse evento é  que “ juntos podemos mais  e fazer o bem é um bálsamo para a alma” .





Contato:
Alexandre Melo/ fone : 8865-7191
CGA da Guarda Municipal do Natal/SEMDES

Graça Soares/ fone: 8865-7191
AGT da Guarda Municipal do Natal/SEMDES




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Quadrinhos ateus!

Quadrinhos e ateísmo: concurso
Há cinco anos a editora Marca de Fantasia realiza concurso de quadrinhos para estimular a criação e promover a difusão do trabalho de novos artistas, ou mesmo dos veteranos que eventualmente participam. As três primeiras edições se concentraram na produção de tiras humorísticas, gênero de quadrinhos muito apreciado pelos brasileiros e com boa inserção nos jornais locais de várias cidades do país.
O resultado dessa fase foi a publicação dos álbuns Gag: as melhores tiras humorísticas e Gag: o humor é o motor, com as tiras selecionadas mais a inserção de outros autores na revista Maria Magazine, especializada em tiras de humor. As publicações, como todas as demais da editora Marca de Fantasia, não visam o lucro, sendo vendidas a preço de custo. Os autores participam solidariamente, movidos pelo desafio criativo que o concurso oferece.

Curso de extensão sobre quadrinhos em Belo Horizonte

Márcio dos Santos Rodrigues é pesquisador de histórias em quadrinhos, com mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, e professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG, responsável pela área de ensino de História.
Ele ministrará a segunda edição do curso de extensão Quadrinhos, Linguagem e História, em Belo Horizonte/MG. O curso tem como público-alvo os professores dos ensinos Fundamental e Médio, da rede pública e particular. Interessados no universo das HQs também podem solicitar inscrição.
O curso proporciona ao participante compreender a linguagem das histórias em quadrinhos e a relação das HQs com o contexto em que foram produzidas e disseminadas socialmente.
O curso é gratuito e são disponibilizadas 30 vagas. Ele será realizado de 17 de outubro a 28 de novembro deste ano, sempre às quintas-feiras.
As inscrições estão abertas até 1º de outubro. Interessados devem enviar e-mail para extensao@fcs.mg.gov.br, com identificação do curso, nome completo, número da carteira de identidade, telefone, área de atuação, breve texto justificando o interesse pelo curso e minicurrículo com no máximo 400 caracteres.
Quadrinhos, Linguagem e História
Fonte: UHQ

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O futuro... em breve!

 
Agradecemos a todo o pessoal que vem nos acompanhando nos últimos meses, principalmente, nessa fase sem atualizações diárias, semanais ou mensais.
Em consideração a este público fiel (média de 700 a mais de 800 pessoas/dia) que resolvemos reconsiderar alguns aspectos de nossa permanência no ar. A partir de outubro o blog deve mudar de endereço, onde passará a assumir também um novo formato e dinâmica de postagens. 
A República dos Quadrinhos encerra seu período de coletivo de artistas, retornando as suas origens e tornando-se somente uma revista eletrônica. Em princípio as atualizações devem ser semanais e com assuntos atemporais. 
O blog, suas postagens e sua história, continuará disponível aos amantes da nona arte, visitantes casuais e saudosistas. Tivemos nossos picos pós-FIQ 2011 com uma média de 5 a 7 mil visualizações/dia e de 50 a 60 mil acessos/mês e é em consideração a essas marcas significativas que iremos manter o espaço virtual disponível para leitura.
O selo editorial fez história, inovou e ousou em vários aspectos.
O acervo continuará a disposição do público para leitura online, mas apenas via plataforma ISSUU e não mais para download de arquivos.
Muita coisa boa aconteceu, superando em muito as nossas mais otimistas expectativas e muitas outras estão acontecendo e muito em breve passaremos a compartilhar com vocês.
Um forte abraço e um beijo no coração de quem nos acompanha desde 2009 e de quem passou a nos acompanhar ao longo dessa caminhada.
Nos vemos em breve!

Noite de autográfos do livro Grafipar – A editora que saiu do eixo, em Natal

Convite lançamento do livro Grafipar
Nesta sexta-feira, 6 de setembro, será realizada uma sessão de autógrafos do livro Grafipar – A editora que saiu do eixo, de Gian Danton, publicação da editora Kalaco, em Natal/RN.


O evento será na Livraria Nobel Salgado Filho (Avenida Salgado Filho, 1782, Tirol), a partir das 19 horas, com a presença do autor.


A obra é resultado de mais de 20 anos de pesquisas e conta a história dessa editora e de seu líder, Cláudio Seto, também introdutor da linguagem do mangá no Brasil.


Na década de 1970, quando o assunto sexo ainda era tabu, surgiu no Paraná a Grafipar, que logo se destacou com seus quadrinhos nacionais, sempre misturando erotismo com gêneros como terror, ficção científica, folclore e policial.


Em pouco tempo, a editora transformou Curitiba em um ponto de referência para os quadrinhos nacionais, para onde convergiram importantes desenhistas e roteiristas, como Mozart Couto, Rodval Mathias, Watson Portela, Gustavo Machado, Vilachã, Sebastião Seabra, Fernando Bonini, Itamar Gonçalves e Franco de Rosa, dentre outros.


O livro analisa as revistas da Grafipar, suas histórias e ainda trata dos bastidores da “vila de quadrinhistas”, que existiu em Curitiba no início dos anos 1980.
Fonte: UHQ

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Toada Literária: Contação de histórias e apresentações musicais em Americana

Com apenas 1 mês de existência, o projeto “Toada Literária” - que acontece todo sábado, das 14h às 16h -  firma-se na programação do Quiosque Gostinho de Leitura  oferecendo  uma programação diferenciada nas tardes de sábado no parque, unindo literatura e música.
Na programação de setembro destacam-se as contações de histórias dos recentes lançamentos da Editora Adonis: “Pata de Elefante”, de Luciene Regina Paulino Tognetta; “Doroteia, a velhinha que gostava de dançar”, de Margareth Brandini Park; “O leopardo da Letícia”, de Ana Margarida Mignone; e da Coleção Bichos de Estimação; já as apresentações musicais ficam por conta dos alunos da Escola Music Works e da Escola Música e Arte.
Toada Literária
Apoiado pela Editora Adonis, todo sábado, das 14h às 16h, o Quiosque Gostinho de Leitura recebe o Toada Literária. O projeto visa aproximar ainda mais as crianças da música. Por meio de contação de histórias e atividades, baseadas no livro A arte de brincar com música (Editora Adonis) de autoria de Elaine Prado, as crianças são convidadas ao manuseio de instrumentos musicais, apreensão dos ritmos e conhecimento sobre as propriedades do som. Tudo isso acompanhado das já tradicionais e deliciosas pipocas.

Programação de Setembro
07 - Elaine Maia conta a história de "Doroteia, a velhinha que gostava de dançar"
Apresentação da Escola Music Works. 14 - Elaine Maia conta histórias da "Coleção Bichos de Estimação"
21 - Elaine Maia conta a história de  "O leopardo da Letícia" Brincadeiras e Atividades com Elaine Prado. 28- Elaine Maia conta a história de  "Pata de Elefante"
Apresentação dos alunos da professora Dani Morenah - Escola Música e Arte

ServiçoToada Literária Todo sábado, das 14h às 16h - Quiosque Gostinho de Leitura - Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana - SP. Outras informações: www.editoraadonis.com.br. 
Fonte: EMT

Primavera do Humor

Entre os dias 27 de setembro e 13 de outubro deste ano, a cidade de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, receberá a primeira edição da Primavera do Humor. O evento tem como objetivo entreter e divertir moradores e turistas da região. A organização é de José Alberto Lovetro, o Jal, e a empresária e artista plástica Cristina Oguihara (Tina).
Serão shows musicais, stand-up comedy, exposições, cartuns, mostra de cinema, lançamento e venda de livros de humor, espaços temáticos com grandes autores, instalações interativas de humor, teatro, concursos, gincanas, palestras e muito mais. Na ocasião, também será realizado o Salão Internacional de Humor pela Sustentabilidade, que terá o tema Água. Além da área reservada para o evento, várias atrações de humor irão invadir as ruas da cidade, com programação gratuita.
Participarão Angeli, Mauricio de Sousa, Falcão, Geraldo Magela, Laerte, Chico e Paulo Caruso, Comida dos Astros e Be & Toven, que trabalham nos diversos segmentos de humor em diversos espaços na cidade.
Toda a cidade terá artistas de rua, com stand-up, caricaturistas e vitrines de humor. Já o Espaço Primavera do Humor, em frente ao hotel Serra da Estrela, contará com diversas exposições e feiras, concursos e outras atividades recreativas. Maiores informações e programação completa no site: www.primaveradohumor.com.

As traumáticas aventuras do filho do Freud

As TRAUMÁTICAS Aventuras do Filho do Freud
“Deve ter sido uma droga ser filho do Freud!”. Foi com esta frase na cabeça que o ilustrador e escritor Pacha Urbano se inspirou para criar a série As traumáticas aventuras do filho do Freud.
Nas tirinhas, o leitor acompanha a relação familiar entre o velho Freud e seu primeiro filho, Jean-Martin, além de conhecer sua paciente esposa Martha, as intrigas de sua filha mais nova, Anna, e seu corvo de estimação Edgar. Sem esquecer o fiel chow-chow de Freud, Jo-Fi.
O livro reúne 80 tirinhas já publicadas na página no Facebook, mais de 20 inéditas e uma HQ de quatro páginas exclusiva para o livro. Conta também com 11 artistas convidados dando sua visão sobre os personagens: Stêvz, Leo Finocchi, Johandson Resende, Isabella Amaral, Renato Lima, Lui Duarte, Gustavo Bartolomeo, Marco Ribeiro, Renato Faccini, Pablo Carranza e Tiago Elcerdo.
O texto de quarta capa é de Laerte e o texto de orelha, de Arnaldo Branco.
O lançamento de As traumáticas aventuras do filho do Freud (formato 17,5 x 24 cm, 88 páginas) será no próximo domingo,  8 de setembro, às 14 horas, na XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no Pavilhão 2 (Laranja), Calçada Literária, estande D14-A.
O título é uma publicação da Editora Zás.
Fonte: UHQ
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...