terça-feira, 31 de dezembro de 2013

E QUE VENHA MAIS UM ANO!

Acima estão os nossos mais sinceros votos para vocês que nos acompanham desde 2009. E abaixo o lembrete pertinente da Mafalda: atitude faz toda a diferença! Um ano repleto de muitas realizações e de mudanças de atitudes para todo um mundo. Um xêro no ôio!


sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Noelle Stevenson e as mulheres nas Histórias em Quadrinhos


A ideia inicial para este texto era falar sobre a The Hawkeye Initiative (THI), que é um site que contesta de maneira bem humorada a maneira que as mulheres são retratadas nos quadrinhos. O site, que completou um ano neste mês, tem como objetivo mostrar como as mulheres são frequentemente desenhadas em poses sensuais absurdas e até ridículas, sem falar nas roupas curtas exageradas.
Para provar o argumento, a ideia é colocar o super-herói Gavião Arqueiro (Hawkeye), da Marvel Comics, nas mesmas poses e situações que suas “colegas de HQ”. Os resultados são bem curiosos e engraçados.
A iniciativa foi um sucesso, repercutiu muito e várias pessoas enviaram suas contribuições ao longo deste ano. Porém, estranhei que o número de postagens no site baixou muito nos últimos meses. Quando fui procurar mais sobre uma das idealizadoras do projeto, Noelle Stevenson, descobri o que deve ser o motivo para isso: a webcomic “Nimona”.
Possivelmente muitos de vocês já conhecem, afinal Noelle iniciou a série quase que paralelamente ao “THI”, em dezembro de 2012, mas para mim foi uma das descobertas recentes mais prazerosas que tive neste mundo dos quadrinhos.
Ambos os projetos tem uma forte relação, uma vez que Nimona tem tudo o que a autora gostaria de ver mais nos quadrinhos: uma mulher (no caso uma adolescente) desprendida com sua aparência, de personalidade forte e humor sarcástico – isso sem mencionar o seu poder de transmutação.

Mostra de Histórias em Quadrinhos Caiçara na Gibiteca de Santos

Uma das propostas da Gibiteca Municipal “Marcel Rodrigues Paes”, conhecida também como a Gibiteca de Santos, para 2014 é valorizar cada vez mais a produção de quadrinhos e desenhos de humor na região. Assim, o espaço inaugura o ano com o projeto “HQs Caiçara”, uma mostra da produção da Baixada Santista em homenagem ao Dia Nacional do Quadrinho, comemorado em 30 de janeiro.
Além de mostrar o talento de quem faz quadrinhos e desenhos de humor no litoral de São Paulo, a ideia é fazer a mostra viajar para outras regiões e até outros países. Um dos objetivos é levar a exposição para Amadora, em Portugal, cidade que já é parceira da Gibiteca.
Os artistas que quiserem participar têm até o dia 20 de janeiro para enviar seus trabalhos para a Gibiteca. São necessárias uma foto de divulgação do autor, um pequeno currículo com no máximo cinco linhas e um arquivo final da página com o trabalho em formato jpg ou tiff em alta resolução.
Também é importante anexar as seguintes informações: nome do autor, se a arte é feita em conjunto com outros autores e quem fez o quê, o título, o ano do trabalho, telefone e email para contato.
Os organizadores salientam que a arte não precisa ser inédita e deve ser enviada para o email gibiteca@santos.sp.gov.br. Mais informações no telefone (13) 32881300.
Via: Impulso HQ
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...