sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Dia do Quadrinho Nacional em Olinda

DIA HQB 2014

Dia do Quadrinho Brasileiro em Pernambuco será no próximo Sábado, dia 01 de Fevereiro!

Com o objetivo de iniciarmos uma mobilização séria e concisa que visa criar o mercado de quadrinhos nacional através da criação de um relatório que estamos chamando de “Relatório da Nona Arte“. Celebraremos o Dia do Quadrinho Brasileiro em Pernambuco, no dia 01 de Fevereiro de 2014, próximo sábado, das 14:00 até 19:00h, nas dependências da FOCCA – Faculdade de Olinda (Rua Do Bonfim 37, 53120-090 Olinda).

Mash Up: Star Trek versão Pixar

Montagens feitas por  Phil Postma - via Chamando Superamigos (facebook). Muio massa!

Dia do Quadrinho Nacional em Limoeiro


Pelo segundo ano consecutivo a cidade de Limoeiro (CE) celebrar o Dia do Quadrinho Nacional. Neste ano o evento ocorrerá no próximo dia 8 de fevereiro na FAFIDAM. (BP)
Via Facebook

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

É o quê?!!! A Turma da Mônica vai mudar de nome?

Turma da Mônica é um enorme sucesso no Brasil há 50 anos e, há muito tempo, a Mauricio de Sousa Produções empreende um enorme esforço na internacionalização da marca. Assim, surgiu a Monica’s Gang, com o pessoal do Limoeiro falando inglês. Só que isso vai mudar em breve.
Quando tudo isso começou, alguém pensou que botar um “Gang” no nome gringo fazia sentido. E até faz. Mas pra evitar associações com um “gang” com sentido mais ~crimonoso (e próximo do nosso “gangue”, em PT-BR), a MSP solicitou na Terra do Tio Sam o registro da marca Monica and Friends.
Imagem que consta no novo registro
Imagem que consta no novo registro

Parabéns para todos nós: 145 anos de quadrinho nacional!

Muito se debate sobre a origem dos quadrinhos, e os argumentos podem tornar essa discussão bem mais ampla do que se imagina. Deixando essa polêmica de lado por um momento, aqui no Brasil, desde 1984, a data de 30 de janeiro foi instituída pela Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) para se comemorar o Dia do Quadrinho Nacional.

Santos inspira cenário de quadrinhos e também vira berço para desenhistas

Cidade do litoral paulista já foi destruída por monstros gigantes em HQ.
Desenhistas de várias idades começaram a carreira em Santos, SP.

Criação de Denis Dym usa Santos como cenário para histórias (Foto: Divulgação / Gibiteca Municipal de Santos) 
Criação de Denis Dym usa Santos como cenário para HQ 
(Foto: Divulgação / Gibiteca Municipal de Santos)
Conhecida por ter o maior porto da América Latina e ser destino de turistas durante o verão, a cidade de Santos também é famosa no mundo das histórias em quadrinhos. Em algumas obras, o município já foi até mesmo completamente destruído por monstros gigantes que aterrorizavam a população.
Monstros! também foi públicada nos Estados Unidos (Foto: Arquivo Pessoal / Gustavo Duarte) 
Monstros! também foi públicada nos Estados
Unidos (Foto: Arquivo Pessoal / Gustavo Duarte)

Semana Nacional de Quadrinhos em João Pessoa

 
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, será palco da terceira edição da Semana Nacional de Quadrinhos. O evento tem início nesta terça-feira (28) e se estende até o dia 2 de fevereiro, com uma programação totalmente gratuita. A abertura será às 10h, no primeiro pavimento da Torre Mirante, com a exposição coletiva “Entre Páginas”, de autoria de desenhistas de vários lugares, composta de obras produzidas em 2013.


Na sala de audiovisual, no mesmo pavimento, será exibido “Meu vizinho Totoro”, um filme de animação do cineasta japonês Hayao Miyazaki, realizador de “A Viagem de Chihiro”. A película fala sobre duas meninas que possuem amigos imaginários grotescos, sendo um deles o tal de “Totoro” que dá nome ao filme.

Dia do Quadrinho Nacional em Campinas


Em comemoração à Semana do Quadrinho Nacional, A Pandora Escola de Arte vai receber a exposição "30 anos do Troféu Angelo Agostini". A abertura será nesta quinta, dia 30 de Janeiro às 10h.
Ficaremos em exposição do dia 30/01 à 01/03, de segunda a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 10h às 12h.

Ligue, se informe e compareça! Entrada franca.
19 3234.4443 ou atendimento@pandora.art.br

Via Facebook

Turma da Tribo será destaque no dia do quadrinho nacional em Macapá

TTribo-Lancamento-Face
A história em quadrinhos Turma da Tribo, criação de Gian Danton com desenhos de Ricardo Manhães será lançado dia 1° de fevereiro, a partir das 14 horas, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, como parte das comemorações do dia do quadrinho nacional em Macapá. O gibi foi um dos projetos contemplados com o edital de literatura Simãozinho Sonhador, da Secult-AP.

Dia do Quadrinho Nacional em Natal


A data de comemoração é hoje, todos nós já sabemos (ué, você não?), mas a Cidade do Sol irá celebrar essa passagem somente no próximo sábado, dia 1° de fevereiro nas dependências da Livraria Nobel.

Planetário da Gávea tem programação especial no Dia do Quadrinho Nacional

Mais um evento para o Dia do Quadrinho Nacional. Hoje, dia 30 de janeiro, o Planetário da Gávea (Rua Vice Governador Rubens Berardo, 100, Gávea, Rio de Janeiro/RJ) promove uma programação intensa dedicado à nona arte brasileira. Com doze horas de duração, das 9h às 21h, o evento O Quadrinho é Nosso! abordará assuntos diferentes relacionados à área, que serão discutidos por cartunistas como Carlos Patati, Heitor Pitombo, Alexandre Lancaster, Sami Souza, André Dahmer, Clara Gomes, Estevão Ribeiro e outros convidados.

Belo Horizonte comemora o Dia do Quadrinho Nacional

9º Dia do Quadrinho Nacional Belo Horizonte
Hoje, dia 30 de janeiro, comemora-se o Dia do Quadrinho Nacional. E a cidade de Belo Horizonte, relembra a data com o evento 9º Dia do Quadrinho Nacional, sob a coordenação daAssociação Cultural Nação HQ, a ser realizado no Centro Cultural Venda Nova (Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Bairro Novo Letícia).

As profissões dos super-heróis


O designer Chow Hon Lam, também conhecido como Flying Mouse criou essa série de ilustrações mostrando como seria o trabalho de alguns super-heróis.
Via Chamando Superamigos (facebook).

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Super-heróis e supervilões dos gibis lutando nas grandes guerras da vida real

0a4f908b47af441963ae1a02d0d1b2fd
As histórias em quadrinhos são, de certa forma, a representação da arte do século XX. Seus papeis baratos, suas cores berrantes, traços grossos e ação gráfica representam toda uma épica. Uma épica na qual também a humanidade viu, infelizmente, grandes conflitos, guerras e genocídios.
Misturando tudo isso, o brasileiro Butcher Billy atacou novamente e criou artes que, mais uma vez, chocam. Temos heróis e vilões tomando parte nessas guerras e conflitos. Holocausto, Segunda Guerra Mundial, Guerra do Vietnam, tá tudo aí.
2a4f96c5c258dbbbf1d544d2020539f8

Comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional em Curitiba: Imperdível!

Caso o  nobre leitor não saiba, dia 30 de janeiro é o dia do quadrinho nacional.
Teremos várias atrações e eventos por todo o país, e nós da REPÚBLICA DOS QUADRINHOS, estamos firmes e fortes pra não deixar você em casa chocando jacaré, então amigo nerd que mora em Curitiba e região, saca só a programação Super bacana que está sendo preparada:


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Os Companheiros do Crepúsculo

Avenida São João, logo depois do cruzamento com a Avenida Ipiranga do lado esquerdo, entre uma loja e um salão de barbeiro havia um lugar onde encontrava os amigos que trabalhavam em um escritório de engenharia no Edifício Andraus. Isso foi nos 1980 e 1990 e nessa época para conseguir HQs francesas ou italianas era preciso ter um bom saldo bancário e frequentar a Livraria Francesa na Barão de Itapetininga, a Book Centre na rua Gabus Mendes ou as bancas de jornais na praça da república perto do Edifício Itália que vendiam as revistas Linus e Alter Linus.

Como conservar Livros e Quadrinhos


Autor premiado lança seu albúm no Brasil

 O Amor Infinito que Tenho por Você, é a obra que chega no Brasil entre fevereiro e março para apresentar ao grande público um autor que já figura entre os grandes quadrinistas Europeus da atualidade: Paulo Monteiro.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Os super-heróis de um jeito que você nunca viu

0000000
Todo mundo gosta, ou ao menos algum dia na vida sonhou em ser um super-herói. Agora você já imaginou se os personagens mais poderosos que você conhece fossem garotas?
Ian Reyes, um fotógrafo porto-riquenho, decidiu dar uns cliques para você ter uma noção de como elas seriam.
01

Ilustrações de pôsteres inspirados em filmes

Network – Source
network

domingo, 26 de janeiro de 2014

COMIC-CON EXPERIENCE ocorrerá em Sampa!

Agora é oficial. A Comic-Con, feira geek mais importante do mundo, realizada todos os anos em San Diego, na Califórnia — e em versões menores em outros estados americanos —, receberá uma edição brasileira. O evento, que acontece entre 4 e 7 de dezembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, é focado em games, cinema, séries de TV e quadrinhos, e deve reunir 60.000 visitantes ao longo de quatro dias. Os ingressos começam a ser vendidos a partir de abril. O preço ainda não foi divulgado.  

O que o jovem gosta de ler e o que querem que ele goste

Por Paulo Ramos - Blog dos Quadrinhos
  • Pesquisa do governo de SP revela que tiras são leitura preferida de estudantes
  • Levantamento revela contradição entre preferências dos alunos e conteúdo escolar
  • Estudo foi divulgado neste início de ano (02.01) e foi aplicado a 1 milhão de jovens

As HQs mais esperadas de 2014

O ano promete muitos lançamentos. Tem material novo de Mark Millar, Turma da Mônica com sua graphic MSP, Vilões da DC e uma batalha cósmica pela Marvel

Vinland Saga
O ano de 2014 já está aí e junto com ele vem muitos lançamentos incríveis. Desde aventuras no espaço até heróis lutando entre si e princesas sendo julgadas, tem muita coisa boa para 2014, incluindo lançamentos inéditos no Brasil! Veja a seguir as novidades mais esperados para este ano:
GRAPHIC MSP - MAIS LANÇAMENTOS

sábado, 25 de janeiro de 2014

Como seria o Batman sem a colaboração de Bill Finger?

Dança o bebê Bat-Toonsi.
Bob Kane é conhecido como o criador do Batman e seu nome aparece em todos os quadrinhos, filmes e animações do personagem. Mas o que muita gente não sabe, principalmente aqueles que não são assim tão fãs das HQs, é a importância de Bill Finger para a concepção do personagem.
Finger, falecido em 1974, é um nome muito importante na indústria de quadrinhos dos Estados Unidos. E os leitores que procuram saber mais sobre a história da mídia já sabem disso e de seu papel na criação do Cavaleiro das Trevas, mesmo seu nome não aparecendo nos créditos por questões legais.
O conceito original veio de Kane, mas foi ele o responsável pela criação de muitos aspectos da mitologia do Homem-Morcego, como o uniforme com capa e capuz, o batmóvel, a Mansão Wayne, a batcaverna e Gotham City. É dele o primeiro script de uma história do Batman, além de ser o cocriador do Coringa e de outros vilões.
Para acentuar o quanto Batman seria um personagem diferente se tivesse ficado apenas nas ideias de Bob Kane, o artista Ty Templeton fez um cartum do herói sem aspectos da colaboração de Finger.
Veja abaixo uma página ilustrada por Templeton e acesse o blog dele para ler o post na íntegra.
Batman sem a colaboraçõa de Bill Finger
Via UHQ

Arte e chocolate: Uma combinação interessante

Pois é, e como resistir a eles, não é mesmo? Branco, ao leite, amargo. É, de fato, tem para todos os gostos. Na arte, por exemplo, os mais diferentes trabalhos. E um detalhe: um mais saboroso que o outro. Veja só:
Item 1 – Os projetos mais bacanas
E sim, parece que não, mas se encontra de tudo na Internet. Imagine só: Bolsas, sapatos, dinossauros.. É, até dinossauros de chocolates. Com vocês, os projetos mais bacanas. Olha só:

Ilustrações de personagens da DC Comics por Kevin Bolk

Ilustrações de personagens da DC Comics por Kevin Bolk
Ilustrações de personagens da DC Comics produzidas pelo cartunistas Kevin Bolk inspiradas nos cartões “Super Powers Collection” de uma linha de brinquedos dos anos 80.
Kevin, também conhecido como K-Bo na internet, é popular por suas ilustrações sempre coloridas, expressivas e cheias de senso de humor.
Confira alguns integrantes da Liga da Justiça nos traços de K-Bo e diga qual foi o seu preferido.
Ilustrações de personagens da DC Comics por Kevin Bolk

Lauro

No ano de 2024, zumbis se espalharam por São Paulo, cada um deles carregando as larvas que vivem em seus corpos podres. Lauro é uma dessas larvas, tentando saciar suas paixões, algo que o leva a abandonar a comunidade de larvas em que vive.
Essa é a história de Lauro, a Larva - Aqui me tens de regresso, HQ produzida por Marcatti em parceria com seu filho, André. Originalmente apenas uma revista-bônus a ser entregue aos apoiadores do projeto São Paulo dos Mortos, agora Lauro ganha publicação própria, em uma tiragem numerada de apenas 300 exemplares.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DE PRIMEIRA: DIVULGADO O RESULTADO DO 30º TROFÉU ANGELO AGOSTINI!

PREMIADOS DO ANO
Melhor Desenhista - Shiko
Melhor Roteirista - Gustavo Duarte
Melhor Cartunista - Angeli
Melhor Lançamento - Meninos e Dragões
Melhor Lançamento independente - Plataforma HQ
Melhor Fanzine - Quadrinhos Ácidos
Prêmio JAYME CORTEZ - Sidney Gusman
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL - Byrata, Lourenço Mutarelli, Paulo Paiva Lima 
PROGRAMAÇÃO DA EVENTO

ZZZZZZZZZ!Quarteto Fantástico com uma nova origem nos cinemas?!

Essa é, no mínimo, interessante: teria vazado um casting call do reboot do Quarteto Fantástico. Nele, há uma interessante sinopse do longa-metragem, que entrega um enredo bem diferente para o grupo…
Quarteto Fantástico
De acordo com Acting Casting, The Fantastic Four seria sobre dois jovens amigos, Reed Richards e Bem Grimm, que passam por uns eventos que os transformam. Reed passa a esticar o corpo em limites “inumanos”. Ben se torna um monstrengo de pedra. Eles acabam se tornando ~propriedade do governo e usados como armas. Depois de adultos, dois outros super-poderosos se juntam a eles: Sue “Garota Invisível” Storm e Johnny “O Tocha-Humana” Storm.

Adiamento de Batman vs. Superman já tem um vencedor: o Homem-Formiga

Batman vs. Superman foi adiado em um ano, certo? Isso abriu uma vaga pra um blockbuster no dia 17 de julho de 2015. AFINAL, esse era o único grande filme programado para a data e o novo filme do Peter Pan dirigido pelo Joe Wright não pode (ainda) se encaixar nessa definição.

Calvin vive!!!

DEZOITO ANOS SEM CALVIN:  A última tira que  Bill Watterson publicou atingiu  a maioridade  no último dia  do ano passado (Foto: Reprodução/Conrad)
Um convite era feito no último quadrinho de uma tira publicada há 18 anos: “O mundo é mágico, Haroldo, meu chapa... vamos explorá-lo!”. O chamado era feito por Calvin para seu tigre de pano Haroldo, protagonistas da tira que deixou de ser publicada no dia 31 de dezembro de 1995, ao chegar ao número 3.160. O recado não ficava só na ficção: era feito pelo autor da série, Bill Watterson, como consolo para seus leitores, que lamentariam o fim da tira. Dezoito anos depois do quadrinho derradeiro, a exploração do universo de Calvin & Haroldo é crescente e as notícias mais recentes relacionadas à obra cogitam a possibilidade de cinebiografia produzida por Leonardo DiCaprio sobre a vida do recluso autor.

Três vezes Maravilha:Gal Gadot assinou contrato para três filmes como a musa da DC.





O anúncio de que Gal Gadot seria a Mulher-Maravilha em Batman vs Superman pegou muita gente de surpresa, a começar pelo fato de que a super-heroína da DC Comics não era presença confirmada no longa-metragem até então. Por mais que tenham surgido reclamações sobre sua escalação, a atriz logo se defendeu: "Eu sou a Mulher-Maravilha do novo mundo". E pelo visto ela veio para ficar.

Exposição com Paulo Caruso no 460º aniversário de São Paulo

Como parte das comemorações dos 460 anos da cidade de São Paulo, no próximo dia 25 de janeiro, a Galeria Ornitorrinco (Av. Pompeia, 520) terá duas exposições para o público paulistano, uma delas com uma mostra do cartunista e caricaturista Paulo Caruso.
SP460 com Paulo Caruso será aberta no dia 25, às 18h, e poderá ser visitada até o dia 5 de fevereiro.
Paulistano ilustre, de 64 anos, Caruso conhece bem a cidade onde nasceu e mostra, em suas obras, uma leiturada metrópole feita a partir de sua história pessoal e de suas reminiscências, na linguagem característica do humor e da caricatura.

Dia do Quadrinho Nacional em Salvador



cordelitos-01No dia 30 janeiro, data em que se comemora o Dia do Quadrinho Nacional, às 18 horas, na Faculdade de Economia da UFBA acontecerá a reinstalação da Mostra Kolor Kilimax in Brazil, que ficará exposta de 27 a 31 de Janeiro de 2014.
A organização é do Marko Ajdaric, editor do Neorama dos Quadrinhos, que ainda adianta que na ocasião serão realizadas diversas atividades em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, como: Exposição de HQ do baianoMarco Teles (em grande formato) lançamento de selo dos correios com caricatura de Romulo Almeida lançamento de selo dos correios com oXaxado, distribuição de poema do Luiz Gama (editor do primeiro jornal satírico do Brasil) exposição de HQs e humor da Bahia mostra de um filme, distribuição de um artigo de Moacy Cirne, lançamento do livro Cordelitos #1, do próprio editor Marko Ajdaric, com capa de Ricardo Leite.

Evento Bacanudo no Rio!

Para quem estava aguardando ansiosamente por um novo evento relacionado às histórias em quadrinhos no Rio de JaneiroSEUS PROBLEMAS ACABARAM!

No próximo dia 1º de Fevereiro, à partir das 18h, rolará o evento "Agáquês - Rock + Quadrinhos Independentes", que acontecerá no Sobrado da Boemia (Pça. São Salvador / RJ - próximo à estação de metrô Largo do Machado).


Na programação, teremos a palestra "O Quadrinho Brasileiro: Ontem, Hoje e Amanhã" com os autores Octávio Aragão (IntempolReis de Todos os Mundos Possíveis), Carlos Patati(Almanaque dos Quadrinhos), Denis Mello (Beladona - Petisco WebcomicsMônica(s)),Pacha Urbano (As Traumáticas Aventuras do Filho do Freud), Hamilton Kabuna (programawebradio Abordagem Nerd) - que terá a mediação de Ana Recalde (Beladona - Petisco Webcomics), exposições (Heróis do Quadrinho Nacional e Independentes), "desenhaço" (vários artistas fazendo uma história em quadrinhos em conjunto ao vivo!), stands e ensaios abertos com Luiz Lopez e as bandas Luvbangs e iO

Mais um detalhe: o evento é GRATUITO! Espalhe a notícia!!! 

Para maiores detalhes, clique aqui!


Fonte: http://www.poltronapop.com.br/

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

É O QUÊ?!!Uniforme do Morcegomem em Batman vs. Superman vai ser uma “reinvenção total”

Por A.J. Oliveira - Judão
Existe uma subcategoria no infindável falatório sobre Batman vs. Superman dedicada exclusivamente ao uniforme daquele simpático rapaz que se veste de morcego. O Kevin Smith disse que o Zack Snyder mostrou pra ele e que é foda, que é baseado na arte do Jim Lee, que os haters do Ben Affleck vão se calar quando virem também… Nas palavras dele mesmo, foi isso o que aconteceu depois que ele participou de um evento de divulgação do DVD de O Homem de Aço:

Ultimate Marvel Now: Capitão América vai bater a Casuleta!!!

Cataclysm: The Ultimates’ Last Stand #4
Depois de certo mistério, a Marvel finalmente liberou a capa completa de Cataclysm: The Ultimates’ Last Stand #4, saga que está mexendo com o Universo Ultimate — que será relançado nos EUA em abril. Nela temos a MORTE de um super-herói que ainda não havia aparecido nas informações do Ultimate Marvel NOW!.
BOOM! Steve Rogers, o Capitão América, está MORTO.
E antes que alguém diga “mimimi, ninguém morre nos quadrinhos”, isso é o Universo Ultimate, amiguinhos. Os personagens morrem SIM. E é de vez. O editor Axel Alonso já disse isso e, pra exemplificar, temos a morte do Peter Parker, que não retornou dos mortos — e nem vai retornar.
Steve do Ultiverso sempre foi um personagem interessante. Lutou na 2ª Guerra Mundial, retornou do gelo ainda achando que os EUA era a grande nação do passado e, aos poucos, foi percebendo onde estava pisando. Ele se revoltou contra a SHIELD, descobriu que o próprio filho havia se tornado o Caveira Vermelha, ficou sumido por meses e, no pior momento dos EUA, foi eleito presidente em uma ótima saga.

Rosie, a robô dos Jetsons, vira realidade em campanha

Rosie, a robô dos Jetsons, vira realidade em campanha
Por   - Aumanack

O futuro imaginado pelos criadores dos Jetsons, na década de 60, ainda não chegou.
Mas a marca de produtos de limpeza Brilux resolveu materializar o sonho de muitas donas de casa ao dar vida a um dos personagens mais marcantes do desenho. A intenção da campanha é provocar o debate de um tema bastante atual na sociedade brasileira: a divisão de tarefas domésticas pelas famílias. A robô Rosie, empregada doméstica da família Jetson, foi reimaginada e recriada usando as mais avançadas tecnologias de computação gráfica. É a primeira vez que o desenho ganha aspecto real. O trabalho foi concebido pela agência Gruponove e realizado pelas produtoras Paranoïd e Jonathan Post. Mas tudo precisou passar pela aprovação dos americanos da Warner Brothers, que possui os direitos da série animada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...