sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Minimalismo em Quadrinhos - parte 2 de 2

Super-Heróis Minimalistas
Por Rodrigopia
Ilustrações de Fabian Gonzalez que tirou dos personagens de quadrinhos as suas essências mais simples. Você pode observar a simplicidade dos desenho que muitas vezes impede de reconhecermos os personagens. Abaixo você poderá descobrir se conheceu todos. Eu que também adoro quadrinhos não reconheci todos. Tente você também de me diga se conseguiu.
Confira a parte 1 aqui.
Segue a seguir a lista dos nomes (da direita para a esquerda, de cima para baixo):

Veja o lado interior de seu personagem preferido!

charlie brown versão sobreposta por Michael Paulus detalhes
Por Amanda
Com muita originalidade, o artista Michael Paulus aproveitou o seu talento, estudo e criatividade para desenvolver uma série de ilustrações que representa a estrutura óssea de famosos personagens de desenho animado; tornando-os ainda mais reais!
exemplo pikachu lado a lado por Michael Paulus

Truko2


Já pode ser baixada gratuitamente a HQ Truko2, uma coletânea reunindo ilustrações e quadrinhos dos mais diversos gêneros e artistas diferentes.
 A HQ pode ser adquirida clicando-se aqui e aqui. Via: HQM

MARVEL nas telinhas!

Local da coletiva de impressa da Marvel Entertainment e do Governador de Nov  
A Walt Disney Company, Netflix, Marvel Entertainment e o governador do estado de Nova York, Andrew M. Cuomo, anunciaram que a Marvel Entertainment filmará todas as suas séries da Netflix em Nova York.
Daredevil # 60O projeto é uma produção da Marvel Television em parceria com a ABC Television Studios. Esse é o mais ambicioso projeto da Marvel para a TV e também é o mais importante projeto de cinema ou televisão a ser filmado em Nova York.
As filmagens começarão no segundo semestre de 2014 e criarão três mil empregos no estado de Nova York, incluindo 400 de período integral.

Marcelo Cassaro anuncia continuação de Holy Avenger

Holy Avenger – PaladinaEm seu perfil do Facebook, o roteirista Marcelo Cassaro anunciou o retorno de Holy Avenger, que mais uma vez contará com arte de Erica Awano.
O título se chamará Holy Avenger – Paladina, que é também o nome da personagem principal. Ela surgiu como mascote da seção de cartas da Dragão Brasil e agora terá a origem revelada no primeiro capítulo. A trama se passa no mundo atual de Tormenta, dez anos após os eventos de Holy Avenger.
De acordo com Cassaro, a revista não será distribuída em bancas. Ainda não está definida a periodicidade, mas é provável que o lançamento aconteça primeiramente no formato digital para, depois, os capítulos serem reunidos em edições impressas.

Mais SIN

Original Sin # 1Original Sin (Pecado Original) é o nome do crossover de oito partes que será o próximo grande evento da Marvel Comics.
A série tem roteiro de Jason Aaron e arte do brasileiro Mike Deodato, que também fará algumas das capas, juntamente com Julian Totino Tedesco, Gabriele Dell’Otto, Arthur Adams, Ed McGuiness, Skottie Young, Steve McNiven, Mike McKone, Stephanie Hans, Agustin Alessio, Marco Checchetto, Paul Renaud, Jung-Sik Akn e Butch Guice.
O Vigia morreu. O corpo de Uatu é encontrado na Lua. Sua morada foi saqueada e destruída. O assassino também levou consigo os segredos do Vigia. Os maiores segredos do Universo Marvel estão nas mãos de um misterioso inimigo.
Um grupo de heróis liderados pelo Nick Fury original está em busca do assassino e da última visão do Vigia. Mas eles não são os únicos em busca do responsável pela morte de Uatu. O Pantera Negra está encabeçando um grupo secreto que incluirá Emma Frost, o Justiceiro e o Dr. Estranho.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O autor de Calvin e Haroldo dá sinal de vida!

26artsbeat-watterson-blog480
O recluso Bill Waterson, criador das tiras de Calvin e Haroldo, assina o cartaz do documentário Stripped, que explora a evolução e importância das tiras em quadrinhos. Os diretores Dave Kellet e Fred Schroeder conseguiram um feito raríssimo: não só conseguiram uma arte de Waterson para o pôster do longa, como o próprio cartunista concedeu uma entrevista para a obra.

Graphic novel sobre Cuba pelo selo Vertigo

A Panini Comics anuncia para este mês o lançamento de Cuba – Minha Revolução, história baseada nas verdadeiras experiências da autora cubana Inverna Lockpez, com ilustrações de Dean Haspiel, com cores de Jose Villarrubia, para o seloVertigo da DC Comics.

Quando Fidel Castro toma a cidade de Havana no despertar do ano de 1959, Sonya – então com 17 anos – acredita nas promessas da Revolução Cubana. Estudante de medicina que sonha em virar pintora, ela junta-se à milícia e acaba presa entre o idealismo e a ideologia. Como voluntária na Baía dos Porcos, ela se choca ao encontrar um antigo amor do outro lado do campo de batalha, e mais ainda quando é presa e torturada pelos seus próprios camaradas. Com cicatrizes físicas e emocionais, Sonya tenta encontrar satisfação na arte. Mas, quando se dá conta de que nenhuma de suas iniciativas – seja com uma arma ou um pincel na mão – se enquadra no novo regime, ela precisa fazer escolhas entre sua família, seu amor e seu amado país. 

Cuba – Minha Revolução terá 144 páginas, formato 17,5 x 23 cm e preço previsto de R$ 48,00.

Cursos de quadrinhos da Mojo Books


A Mojo Books, primeira editora 100% digital do Brasil, está lançando dois cursos de produção de quadrinhos em sua sede na Vila Mariana.

Minimalismo em Quadrinhos - parte 1 de 2

Vilões Minimalistas
Por Rodrigopia
Confira as ilustrações de Fabian Gonzalez que tirou dos personagens de quadrinhos as suas essências mais simples. 
Segue a lista dos nomes (da direita para a esquerda, de cima para baixo):

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Desenhista cria abecedário com personagens da cultura pop!

Em seu "ABC", Jeff associou a sereia Ariel à letra "A", Batman ao "B" e "C" para Comandante Cobra do "G.I. Joe"
Jeff Victor é um ilustrador americano que criou um alfabeto usando personagens da cultura pop.
Em entrevista ao "F5", o artista disse que se inspirou nos artistas que admira e resolveu fazer o seu próprio abecedário.
"Eu estou sempre tentando me desafiar e ter novos projetos divertidos para desenhar", afirmou Jeff.
Ele também contou que foi um prazer tentar escolher os personagens favoritos para o trabalho: "Espero que as pessoas apreciem os resultados."
O artista já trabalhou em vários grandes estúdios de animação e agora trabalha para a divisão de jogos da Nickelodeon.
"D" de Doctor Who, "E" para Edward Mãos-de-Tesoura e "F" de Philip J. Fry do "Futurama"

Cartunista amazonense participa da exposição Capitão Rapadura no Ceará

O evento em Fortaleza contou com a participação de alguns dos grandes desenhistas do País prestando uma homenagem aos 40 anos do ‘herói que tudo atura’.
Cartunista amazonense participa da exposição Capitão Rapadura no Ceará.
Enquanto calangos perseguem o herói cearense Capitão Rapadura, uma jandaia o leva para longe do perigo. É dessa forma que o clima nordestino invadiu o quadrinho do cartunista amazonense Rogério Mascarenhas, mais conhecido como Romahs. A obra faz parte da exposição ‘Capitão Rapadura: Coração Brasileiro’, em comemoração ao Dia Nacional dos Quadrinhos que rolou até o dia 1º de fevereiro na Biblioteca Dolor Barreira, na Av. Universidade, em Fortaleza.

Nova história em quadrinhos retrata a Guerra de Canudos

Cada capítulo conta a história sob o ponto de vista de um personagem: do peregrino, do guerreiro, do religioso e do inocente.
[ i ]Nova história em quadrinhos retrata a Guerra de Canudos.
São Paulo - O confronto do Exército brasileiro contra o movimento popular liderado por Antonio Conselheiro, ocorrido no fim do século 19, no interior da Bahia, na localidade então conhecida como Canudos, é descrito com fidelidade em A Luta Contra Canudos, de Daniel Esteves, Jozz e Akira Sanoki, lançado pelo selo Nemo, da Editora Autêntica.

Bucky e Viúva Negra nas novas capas variantes de Original Sin

Black-Widow-Original-Sin-Teaser-Variant-59490Winter-Soldier-Original-Sin-Teaser-Variant-8c688

E o grande crossover da Marvel nos EUA em 2014 – até agora – é Original Sin, escrito por Jason Aaron e desenhado pelo brasileiro Mike Deodato Jr. Tudo começa só em maio, mas a editora divulgou duas capas variantes ao CBR. Nelas temos a Viúva Negra (desenhada por Stephanie Harris) e o Soldado Invernal, aka Bucky (arte de Butch Guice).
Será que eles são os culpados pela morte do Vigia, acontecimento que motiva toda a saga?
Via Judão

Monstro do Pântano de Alan Moore pela PANINI

A Saga do Monstro do Pântano
A Panini Comics confirmou que publicará, ainda neste ano, A Saga do Monstro do Pântano, clássica fase do personagem escrita por Alan Moore. O mês exato, entretanto, ainda não foi definido.

Kafka em quadrinhos

A Editora Veneta está lançamento O Processo, adaptação em quadrinhos do famoso romance de Franz Kafta. Os desenhos são de Chantal Montellier, uma das principais quadrinhistas francesas, que procura capturar a atmosfera assustadora e o humor da obra original.
O Processo
O livro conta a história de Joseph K, preso sem explicação e forçado a enfrentar um sistema jurídico absurdo. O labirinto no qual ele acaba se perdendo é aquele que dá origem ao termo “kafkaniano”. Um retrato da burocracia autoritária, tão atual e relevante hoje quanto quando foi escrito.
O Processo tem formato 16,7 x 24,2 cm, 128 páginas e preço de R$ 34,90.
Via UHQ

Revista Ilustrar # 36

Já está no ar a revista  Ilustrar Magazine nº 36. Participam da publicação: Denis Freitas, Fereshteh Najafi, Pedro Mauro, Marcelo Martinez, Carlos Meira e muito mais. Maiores informações: www.ilustrarmagazine.com 
Via EMT

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

COMO FOI: A Feira de Quadrinhos do Mercado de Petropolis?

Tem HQ no Mercado

DSC08237
Há seis anos a produção de histórias em quadrinhos no Rio Grande do Norte está em ebulição. E o melhor, unindo quantidade à qualidade.
O retorno da clássica revista Maturi, em 2008, e o projeto 1ª Edição, realizado entre 2010 e 2011 pela Fundação José Augusto, atuaram como vetores para muitos artistas voltarem a produzir, bem como despertou em alguns leitores a vontade de começar a criar suas próprias histórias em quadrinhos.

Dez receitas famosas do cinema e da TV

Livro reúne receitas que roubaram a cena em algumas produções e podem ser feitas em casa. Confira dez.
O livro "Cozinha Pop" é uma coletânea com 100 receitas que ficaram famosas ou marcaram cenas de filmes e séries de TV. Para chegar ao resultado final, as autoras Mariane Lornte e Laura Salaberry pesquisaram mais de 40 pratos e, com a ajuda de uma chef, selecionaram as 100 melhores. 
Confiram dez receitas que podem ser feitas em casa:

Projeto HqE – Histórias em Quadrinhos na Escola

 
O Programa Apple Distinguished Educators é parte de uma comunidade global de líderes educadores reconhecidos por utilizar a tecnologia Apple de forma inovadora, dentro e fora da sala de aula. O objetivo do programa é reconhecer projetos inovadores que estejam contribuindo para a transformação significativa do processo de ensino e aprendizagem, a partir do uso da tecnologia Apple.
Por meio da junção de dois projetos, o Projeto HqE – Histórias em Quadrinhos na Escola e a utilização dos iPads em sala de aula, foi possível desenvolver o Projeto HqE – Gramática, Quadrinhos e Tecnologia. O primeiro Projeto foi concebido durante a pesquisa de iniciação científica de Márcio Garcia, estagiário de Pedagogia da PUCPR e idealizador do Projeto HqE, no curso de Pedagogia, e a parte prática surgiu após algumas aulas de substituições no TECPUC, onde ele pôde verificar a dificuldade dos alunos em realizar algumas atividades de interpretação de texto e de tiras de jornal. 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Evento gratuito trará Museu do Videogame, concerto gamer e concurso de cosplay


Evento atrai muitas pessoas
Um evento gratuito em Campo Grande promete resgatar 42 anos de história em apenas 15 dias. De 1º a 16 de março, das 14h às 20 horas, no Shopping Bosque dos Ipês, acontecerá o 4º Campo Grande Game Show, um dos maiores eventos de games da região Centro-Oeste, com mais de cem mil visitantes em 2013. Entre as atrações estão o Museu do Videogame, concurso de cosplay, concerto musical gamer, campeonato de League of Legend, concursos de Just Dance 2014, simulador de corrida e games para Wii U, Xbox One e Playstation 4.

JBC lança BTOOOM!

Btooom
No melhor estilo Battle Royale e Jogos Vozares, BTOOOM! é um mangá de survival e ação que deixa o leitor roendo as unhas pela próxima edição.
A série foi publicada originalmente pela editora japonesa Shinchosha, e chega ao Brasil pela JBC, agora em fevereiro.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Final de semana tem teatro e festival de cinema gratuito em Cuiabá



Exposição Alair Fogaça (Foto: Assessoria)Exposição Alair Fogaça pode ser visitada gratuitamente.
(Foto: Assessoria)
Exposições e um festival de cinema fazem parte da programação cultural deste final de semana, em Cuiabá. O G1 preparou uma lista com datas, horários, locais, sinopse, valores e faixa etária das apresentações. Confira:
'No barro tem pimenta, canela e chapéu de palha'
A exposição 'No barro tem pimenta, canela e chapéu de palha', da artista plástica mato-grossense Alair Fogaça, pode ser visitada na Galeria Fogaça em Cuiabá. Ao todo são 25 peças feitas de bonecos de argila que foram pintadas com tinta acrílica e representam figuras e personalidades mato-grossenses. A entrada é gratuita.
De acordo com a organização, a exposição segue até a próxima sexta-feira (28). A coleção retrata características de alguns personagens que viveram em Mato Grosso, como por exemplo, pessoas do cotidiano e personalidades conhecidas, além de ícones regionais como viola de cocho, siriri, cururu, lambadão e rasqueado.
Entre as caricaturas estão o pintor Victor Hugo, comadre Pitú, músico Alcides Ribeiro dos Santos, dona Domingas Leonor, além de outros artistas e personalidades da arte, cultura e música mato-grossense e cuiabana. O cotidiano de pescadores ribeirinhos, cozinheiras e culinária também são minuciosamente retratadas.
A Galeria Fogaça fica na Rua Orivaldo Souza, número 1.100, bairro Ribeirão do Lipa. Outras informações podem ser adquiridas no telefone (65) 3025-2126.
 'O Castelo', ficção de Rodrigo Grota, foi produzido em 2013. (Foto: Divulgação/Cinemato)

Livro de Jorge Amado vira HQ em francês

Lançamento será no dia 18 de fevereiro na biblioteca Claudie Monteil da Aliança Francesa de São Paulo
Jorge Amado, um dos mais conhecidos autores brasileiros com mais de 30 obras traduzidas para mais de 40 línguas, com diversas adaptações para a TV, cinema e teatro, agora também poderá ser encontrado em quadrinhos (HQ) no idioma francês.
O romance Os Velhos Marinheiros ou o Capitão de Longo Curso foi traduzido e adaptado para os quadrinhos pelo artista Hugues Henri que recebeu autorização do próprio Jorge Amado. Em francês o título escolhido foi Le Vieux Marin e será lançado, aqui no Brasil, no dia 18 de fevereiro às 19h na biblioteca Claudie Monteil da Aliança Francesa de São Paulo, acompanhado de coquetel e uma noite de autógrafos com o autor.

As Aventuras do “Resistente”

Resistente é um personagem de Historias em Quadrinhos do quadrinhista, designer e ilustrador Juliano Rocha.
O personagem, em seu “RG” traz o nome de Eduardo Oliveira, que aos 20 anos de idade, teve sua vida transformada quando foi diagnosticado com uma doença degenerativa incurável. Seu pai, grande cientista e pesquisador do uso de células-tronco, aplicou todo o seu conhecimento para reconstituir parte do seu corpo. O tratamento foi um sucesso, mas um acidente fez com que as células-tronco ficassem expostas à radiação, causando uma mutação e lhe dando força, velocidade e resistência sobre humanas.

Nicholas Hoult comenta sobre seu personagemem no novo X-Men

Ator esclarece duvidas sobre a nova aparência do Fera.
Nicholas Hoult
O ator Nicholas Hoult (“Meu Namorado é um Zumbi“) explicou recentemente em uma entrevista ao siteJoblo a razão pela qual o seu personagem em “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido“, conhecido como Fera, aparece tão humano em algumas imagens do longa, e sobre as suas cenas de ação:

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Minicurso "HQs e História: A narrativa em Quadrinhos como Prática cultural"


Minicurso "HQs e História: A narrativa em Quadrinhos como Prática cultural" - dias 9 e 10 de abril de 2014 durante o III Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho História e Linguagem: Política das Narrativas Políticas - UFMG FAFICH/UFMG - Belo Horizonte Inscrições e Informações:
histlingua@gmail.com

Via Gibiteca.com

Marca de Fantasia e a Série Repertório

Por Denilson Reis - IHQ
Hoje vou destacar o trabalho de Henrique Magalhães e sua editora Marca de Fantasia com a Série Repertório, que tem trazido publicações de artistas independentes, não só do Brasil, como de outros países. Confira:
Quando Tem Que Ser - A França é um paraíso para quem curte quadrinhos e quer produzir e publicar quadrinhos, pois lá a arte tem o reconhecimento que aqui passa quase batido.

Exposição e Lançamento com Flávio Calazans na Gibiteca de Santos


No próximo dia 22 de Fevereiro (Sábado), a partir das 17:30 h oras o Quadrinhista, escritor e pesquisador Flávio Calazans estará na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes, num Bate papo com os visitantes abrindo uma Exposição de seus trabalhos de várias fases diferentes. O Artista estará conversando com seus fãs e visitantes, autografando suas obras e respondendo perguntas.

O novo Quarteto Fantástico das telonas!

 
Demorou, mas a 20th Century Fox parece ter finalmente se decidido pelo elenco do reboot cinematográfico do Quarteto Fantástico. E os escolhidos eram aqueles que já vinham sento especulados há algum tempo.
De acordo com a Variety, Miles Teller viverá Reed Richard, o Sr. Fantástico, líder da equipe. Ele também está escalado para fazer a o filme Insurgente, a continuação de Divergente, baseada na trilogia dos livros de Veronica Rothcuja, cuja estreia será em 2015. Pode acontecer um problema de agenda entre as gravações de Quarto Fantástico e Divergente, o que levaria a Fox a negociar com a Lionsgate para acomodar a presença do ator nos dois projetos.
Quarteto Fantástico
Sue Storm, a Mulher Invisível será interpretada por Kate Mara. O nome dela também vinha sendo especulado desde o ano passado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...