domingo, 31 de janeiro de 2016

Tribo indígena no Acre cria game sobre sua própria história para preservar cultura local

Sabemos que a tecnologia tem um papel crucial em nossas vidas, que a faz intervir em boa parte das coisas que fazemos e pensamos no nosso dia a dia. Mas como usar todo esse aparato tecnológico a favor de temas como a preservação da cultura de um povo?
A resposta parece mais simples do que você imagina: em forma de jogo! Foi assim que a tribo Huni Kuin resolveu preservar e levar adiante sua história.
2015-835731087-indio-jogo-1.jpg_20150724

12 quadrinhos brasileiros que mostram como estamos arrasando nesta arte

Nos últimos tempos, a produção de quadrinhos no Brasil tem vivido um boom sem precedentes.
As vendas aumentaram, festivais atraem multidões, novas editoras e artistas surgem, e muitos deles têm destaque nas redes sociais e em projetos de financiamento coletivo.
"Há uma diversidade de publicações, de gêneros e formatos nunca antes vista", disse o pesquisador Paulo Ramos em entrevista ao UOL. "O volume de tiras e de narrativas mais longas feitas por autores brasileiros também é inédito."
Neste sábado (30), o Dia do Quadrinho Nacional, o HuffPost Brasil oferece a você algumas sugestões de títulos – tanto para quem já é leitor, quanto para quem quer conhecê-los – que são exemplos recentes deste ótimo momento da considerada "nona arte".
  • 1
    'Lavagem', de Shiko
    Divulgação
    Neste quadrinho de terror, uma mulher analfabeta e religiosa trai o marido, um sujeito embrutecido pela vida difícil, com outro homem. A chegada de um pregador da palavra de Deus muda a rotina dos personagens, que vivem em um sombrio mangue. 

    EditoraMino
    Ano: 2015
    Páginas: 72
    Preço: R$ 54
  • 2
    'Quadros', Mike Deodato Jr.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Dia do Quadrinho Nacional em Recife

DIA DO QUADRINHO NACIONAL EM PERNAMBUCO – ENTRADA FRANCA
Dia 30 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional, e pensando nisso resolvemos reunir alguns quadrinistas locais para conversar um pouco sobre a produção de quadrinhos no Brasil, em Pernambuco e as perspectivas futuras para essa área.
Se você é da área de desenho, ou simpatiza, ou é curioso, ou vai estar de bobeira no sábado a tarde? Vem com a gente entender um pouco por que quadrinho não é só Marvel/DC e Turma da Mônica!!!
Programação:

No AP, casal está junto dentro e fora das histórias em quadrinhos

Israel e Kássia comemoram o Dia do Quadrinho Nacional neste sábado (30).Casal tem uma página em rede social onde divulga e vende a arte.

Casal está junto dentro e fora dos quadrinhos (Foto: Panda Drawing/Divulgação)
Casal está junto dentro e fora dos quadrinhos (Foto: Panda Drawing/Divulgação)
Neste sábado (30) é comemorado em todo o Brasil o Dia do Quadrinho Nacional. No Amapá, o movimento de fãs da 9ª arte ainda é tímido, mas os que fazem aqui são movidos pelo amor. E por falar deste sentimento, um jovem casal vive um romance dentro e fora de histórias em quadrinhos, Israel Guedes e Kássia Campos.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

EXIBIÇÕES-TESTE DE ‘GUERRA CIVIL’ SÃO EXTREMAMENTE POSITIVAS

Seria esse o melhor filme da Marvel?

Fanzine paranaense “Maidan” é destaque no festival de Angoulême

maidan
Por Renato Lebeau - IHQ
O tradicional Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême, que está na sua 43ª edição e é a grande referência do pulsante mercado europeu de quadrinhos, tem 5 títulos brasileiros concorrendo na categoria “Prix de la BD alternative 2016” (Prêmio de HQ Alternativa 2016). O paranaense Maidan, ao lado do Café Especial, Espresso Futebol, Maria Magazine e O Tiraço, representam o Brasil entre 29 revistas alternativas de várias partes do mundo, como França, Itália, Estados Unidos, Portugal e Taiwan.
Os vencedores serão anunciados em 30 de janeiro, e o clima é de bastante otimismo, afinal, Philippe Morin, coordenador do Prêmio e editor do PLG (considerado o melhor fanzine francês de quadrinhos), já apontou o Brasil como um celeiro importante desse tipo de publicação.
Maidan significa “praça” em ucraniano e a ilustração da capa faz referência direta à Praça da Independência de Kiev, na Ucrânia, homenagem a uma das várias etnias que formam o povo paranaense, presente em grande número em Ponta Grossa, cidade sede do Clube de Humor e Quadrinhos Barão de Itararé, responsável pelo trabalho.

Caramba!!!Mais comemoração do DQN em João Pessoa!

Dia do Quadrinho Nacional no Mangabeira Shopping!!

Dia 30/01 é o Dia do Quadrinho Nacional e o Studio Made in PB junto com o Mangabeira Shopping comemorará esse dia em grande estilo. 

Dia do Quadrinho Nacional em Campinas

Exposições e outras atividades comemoram o Dia do Quadrinho Nacional
Por Michele Ramos - Zine Brasil
De 29 de janeiro a 27 de fevereiro, das 9h às 18h, acontecem na Pandora Escola de Arte e na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, exposições e outras atividades como mesas redondas e palestras em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional.

“Muitos Mauricios e Brasil Autoral”
Muitos Mauricios e Brasil Autoral” terá uma mesa redonda sobre quadrinhos com vários quadrinistas nacionais no dia 25 de fevereiro, às 14h, uma Palestra de debate sobre Quadrinho e educação, com Djota Carvalho no dia 26 de fevereiro, às 14h, e uma Feira de Quadrinhos com vários quadrinistas nacionais no dia 27 de fevereiro, às 13h.

Mais informações no evento criado no facebook.
Com informações do Carta Campinas.

Dia do Quadrinho Nacional em Porto ALegre

ComicCON RS promoverá encontros especiais ao longo do ano
ComicCON RS, principal convenção de quadrinhos e cultura pop do Rio Grande do Sul, passará a realizar uma série de encontros especiais derivados do evento principal em todo o estado, ao longo deste ano, batizados de ComicCON RS Pocket.

Série educativa em HQ é aposta da Editora Moderna para o Dia do Quadrinho Nacional

No próximo dia 30 é comemorado o Dia Nacional da História em Quadrinhos. Instituída em 1985 pela Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), a data celebra um dos formatos mais populares de se contar uma boa história no papel.
 
Esse estilo literário possui milhares de adeptos e pode ser encontrado também em livros infantis. Para o público em fase escolar, a Editora Moderna sugere a leitura da Coleção HQ na Escola que preza pela conscientização de temas como meio ambiente, saúde, entre outros. Os títulos contam com histórias ágeis e repletas de informações importantes, oferecendo assim uma experiência única: ler com prazer e aprender sem perceber.
Conheça os títulos que compõem a coleção HQ na Escola:

AS MULHERES, A NONA ARTE E A EXCLUSÃO

Por Natania Nogueira - HISTÓRIA HOJE
 4842191_6_b853_2016-01-05-2c51adf-19508-16vp5dl_b61f37aafd1ead62405cb182a9dd5934
Imagem disponível em: http://zip.net/bssFR1,  acesso em 06 de jan. 2016.

A indústria dos quadrinhos, no mundo todo, conta com a participação de artistas, escritores, editores e outros profissionais envolvidos na produção de álbuns (revistas em quadrinhos) que, de país para país possuem uma grande importância. Imagino que não seja um assunto de conhecimento do público geral, mas existem grandes eventos em que anualmente são entregues prêmios em reconhecimento ao talento de autores de Histórias em Quadrinhos.

No Japão, por exemplo, o ministro Taro Aso, em 2007, criou o Prêmio Internacional de Mangá para mangakás não japoneses, com o objetivo de promover o estilo de quadrinhos japonês no mundo. Ele foi, também, responsável pelo projeto do Centro de Abrangência Nacional para Arte Mídia, orçado em 11,7 bilhões de ienes. Há quem compare o sonho de se tornar um mangaká, naquele país, com o de se tornar jogador de futebol no Brasil.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

AVISO SOBRE O DIA DO QUADRINHO NACIONAL (DQN) EM FORTALEZA

O DQN OFICIAL vai acontecer no dia 30/01(SÁBADO) a partir de 13:00 no TEATRO ANTONIETA NORONHA. Acima a programação do evento oficial e nas duas imagens tem as principais linhas de ônibus para ter acesso ao local. Em caso de duvidas aqui os contatos para ajuda!
(85) 9-8887-3402 - David Tomás
(85) 9-8787.4297 - Eduardo Silva — em Teatro Antonieta Noronha.

Após boicote a festival, artistas dizem que mercado de HQs ainda é machista Comente

Da esq. para a dir., as quadrinistas Lu Caffagi, Fefê Torquato e Cris Peter
Da esq. para a dir., as quadrinistas Lu Caffagi, Fefê Torquato e Cris Peter

Principal evento de quadrinhos do mundo, o Festival de Angoulême, que acontece no final do mês na França, viu-se em meio a uma polêmica no começo deste janeiro, quando autores respeitados pediram para ter seus nomes retirados da lista dos 30 finalistas ao Grande Prêmio da festa, porque nenhuma mulher estava na relação.

Ao menos dez quadrinistas, entre eles artistas do quilate de Milo Manara e Riad Sattouf, aderiram ao boicote pela igualdade de gêneros nos quadrinhos, escancarando que há muito a ser feito para que se rompa com o arcaico machismo que ainda permeia as HQs.

Bonecas Barbie ganham 3 novos tipos de corpo, 7 tons de pele e 22 cores de olhos!


Coleção Barbie Fashionista (Foto: Divulgação) 

De olho na diversidade da beleza, a Barbie está cheia de novidades! A boneca mais famosa do mundo está anunciando nesta quinta-feira, 28, a expansão de sua linha Barbie Fashionistas. A nova coleção ganha três novas versões de corpo: Tall, mais alta que a original, Curvy, uma boneca com mais curvas, e Petite, mais baixa do que a original, além do "corpo padrão", sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 estilos de cabelo, que inclui madeixas cacheadas e coloridas. E, ainda, uma série de acessórios e looks inspirados nas tendências da moda.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ilustradora compartilha seu cotidiano como mãe em história em quadrinhos

Natalia Sabransky é uma ilustradora argentina que se tornou mãe há dois anos e meio. Desde então, ela criou uma história em quadrinhos para contar de um jeito bem-humorado como sua rotina mudou depois da maternidade.
comic4

As inscrições para o "Brazil Manga Awards" foram prorrogadas!


Você quer ser um autor de mangás?

A Editora JBC vai te dar a chance de ver o seu trabalho publicado! O Brazil Manga Awards – Prêmio Brasileiro de Mangás vai premiar as 5 melhores obras com a publicação de uma coletânea em edição limitada, e todos ainda poderão concorrer ao International Manga Award, promovido pelo governo japonês!
Via BMA
Clique AQUI para maiores informações e AQUI para ter acesso ao regulamento. (BP)

Inscrições abertas para o Concurso de HQs “Belém 400 Anos”

Durante a abertura da Semana do Quadrinho Nacional, na tarde de segunda-feira, 25, a Fundação Cultural do Pará (FCP) lançou o Concurso de HQ “Belém 400 Anos” em que serão selecionadas cinco histórias em quadrinhos que contemplem o tema de aniversário da capital paraense. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 25 de fevereiro.
As inscrições podem ser efetuadas de segunda a sexta (exceto feriados), das 10h às 18h, no 2º andar da FCP (Centur). O regulamento completo e ficha de inscrição estão no site da fundação (clique aqui).

Dia do Quadrinho Nacional em Limoeiro (CE)

A data oficial é 30 de janeiro, mas para adequar-se à agenda cultural da cidade em Limoeiro do Norte o Dia do Quadrinho Nacional (CE) será celebrado em 13 de fevereiro de 2016.

Homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional no Rio de Janeiro



O LIPE DIAZ STUDIO ESCOLA  estará homenageando O DIA DO QUADRINHO NACIONAL, no próximo dia 30, e na oportunidade contará com a presença dos profissionais convidados Pericles Junior ( Carnivora, Pacifiq Rim antre outros) e Mig Mendes( Menino Maluquinho,Turma do Pererê e outras centenas de livros e publicaçôes infantis).
Esse sábado, entre as 11:00 e 12:00, entrada franca. Participe!

UGRA PRESS promove o Dia do Quadrinho INDEPENDENTE Nacional

O Dia do Quadrinho Nacional vem aí e nós estamos organizando uma tarde super especial aqui na Ugra para celebrar a data!
Convidamos Daniel Lopes (Pipoca e Nanquim), Gabriela Borges (Mina de HQ) e Ramon Vitral (Vitralizado) para um bate-papo sobre tudo o que rolou na HQ brasileira em 2015 e as perspectivas para 2016.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Editora lança coleção de livros “Antiprincesas” com histórias reais de mulheres inspiradoras

antiprincesas5
As meninas de hoje conhecem tantas histórias de princesas que muitas vezes acabam pensando que são uma delas. Mas não seria genial se essas pequenas mulheres também fossem apresentadas às histórias de vida de mulheres inspiradoras e pioneiras? Essa é a proposta de uma nova coleção de livros infantis.
antiprincesas1
Com o nome de “Antiprincesas“, a coleção já conta com dois livros publicados. O primeiro deles conta a história da artista Frida Kahlo, enquanto o segundo foi dedicado à chilena Violeta Parra. A proposta é continuar apresentando mais histórias sobre a vida de mulheres latino-americanas que foram protagonistas em suas áreas. Por isso, o terceiro livro será dedicado a Juana Azurduy, militar que participou nas lutas pela independência da América espanhola.

Biografia de Steve Jobs em quadrinos pela CIA das Letras

Jobs em biografia ilustrada

 

Por E. Rodrigues - PLANETA GIBI



A Companhia das Letras está lançando STEVE JOBS: INSANAMENTE GENIAL pelo selo Seguinte. Trata-se de uma biografia quadrinizada do co-fundador da Apple em traços bastante despojados — algo como uma produção didática e ligeira da Folhinha de S.Paulo, porém estendida por 240 páginas. A autora, Jessie Hartland, também produziu a graphic novel BON APPÉTIT: THE DELICIOUS LIFE OF JULIA CHILD e tem ilustrações publicadas em revistas e jornais como The New York Times. Confira detalhes e prévias a seguir.

É O QUE??? "PLANETA HULK" PODE SER INSERIDO EM "THOR: RAGNAROK"???

Fala Galera! Desde o primeiro filme dos Vingadores, muita gente tem pedido para que a Marvel faça um novo filme solo do Hulk,  o desejo de ver Planeta Hulk adaptado para o cinema tem sido o desejo de várias pessoas.

A Marvel por sua vez, apontou a inviabilidade do projeto por causa de direitos que a Universal tem sobre um filme solo do personagem, mas parece que a os fãs do Hulk poderão ver um mini Planeta Hulk em Thor: Ragnarok.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Estação Ciência em João Pessoa promove Semana do Quadrinho

Evento começa na terça-feira (26) e segue até o dia 31.
Programação inclui palestras, oficina e tarde de autógrafos.

Do G1 PB
Mike Deodato Jr. ilustra quadrinhos de X-Men, Homem-Aranha e Vingadores (Foto: Mike Deodato Jr./Marvel Comics)Mike Deodato Jr. é um dos quadrinistas com obras
no evento (Foto: Mike Deodato Jr./Marvel Comics)
Começa na terça-feira (26) a programação da Semana Nacional do Quadrinho na Estação Cabo Branco. O evento irá reunir nomes conhecidos do universo dos quadrinhos, a exemplo de Mike Deodato, John Monteiro, Eddy Barows, Emir Ribeiro, Alzir Alves, Thais Gualberto e outros. “A Semana ao mesmo tempo em que informa o público sobre as novidades que acontecem no cenário dos quadrinhos, também aproxima o desenhista e quadrinista de seu público”, disse o organizador do evento, Hausman Santos.
O evento vai acontecer até o dia 31 no primeiro pavimento da Torre Mirante. A entrada é aberta ao público de todas as idades. O público que for ao local terá a oportunidade de ver ou adquirir trabalhos produzidos diretamente pelos artistas. No dia 31 haverá uma tarde de autógrafos com: Josival Fonseca, Gabriel Jardim, Izaac Brito, Emir Ribeiro, Thais Gualberto, Ricardo Jaime, Megaron e Raoni Xavier, Jairo César.
A Semana vai contar com uma exposição intitulada “Entre Linhas”, que reunirá uma coletânea de mais de 20 trabalhos estaduais e nacionais no espaço expositivo da Torre Mirante. No local, haverá estande de venda de quadrinhos com as editoras Patmos, SBS Livraria Internacional e a Comic House. Nove filmes em vídeos serão exibidos no espaço expositivo do primeiro pavimento, próximo à exposição Entre Linhas. “Os filmes são os mais variados e foram escolhidos como forma de também contemplar a nona arte”, comentou Hausman Santos.
OBS: Não se trata do mesmo evento que publicamos AQUI, anteriormente. Embora ambos rolem em JAMPA, cada um rola em um espaço distinto, valeu? (BP)
Confira a programação detalhada da Semana Nacional de Quadrinhos:

Papo de Quadrinho viu: “The X-Files” (primeiro episódio)

Fenômeno nos anos 1990, The X-Files voltou para uma décima temporada de seis episódios pela Fox americana no último domingo (24). O segundo irá ao ar hoje (25).
No Brasil, ao final de uma maratona de 22 episódios das nove temporadas anteriores – especialmente selecionados pelo criador da série, Chris Carter – a Fox Brasil exibe o primeiro episódio à meia-noite de hoje.

Crise Nas Infinitas Terras – DC Filmes pode estar preparando o maior crossover da historia

crisis_on_infinite_earths___movie_fan_poster_by_imperium_hero-d57amen 

Antes de tudo existia a DC, Marvel veio a ser fundada alguns anos mais tarde, além de todos os arcos envolvidos foi em 1986 que talvez tenha acontecido o maior de todos os contos de comics da historia.
O conceito do Multiverso surgiu na história “Flash of Two Worlds” publicada revista The Flash #123 (Setembro de 1961) onde Flash da Era de Prata (Barry Allen), numa aventura em que ele encontra o seu antecessor dos anos 40, Jay Garrick (conhecido no Brasil como Joel Ciclone). As terras paralelas existiam no mesmo espaço e ao mesmo tempo (espaçotempo), sendo separadas apenas pelas diferentes vibrações moleculares. O Flash conseguia viajar entre essas Terras, pois sua supervelocidade permitia que seu corpo alcançasse essas diferentes vibrações
12400648_196869854000047_2360357979697666177_n

Entrevista Quadro a Quadro: Amaro Braga

Por 
Nossa entrevista de agora é com o pesquisador e doutor em sociologia Amaro Xavier Braga Jr, que possui especializações em Artes Visuais, História da Arte e das Religiões, e em Gestão do Ensino Superior. Professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, também é autor de diversos quadrinhos e livros sobre quadrinhos. Tanto sua pesquisa quanto seus quadrinhos abordam aspectos sociais presentes na atualidade e nos estudos sobre o comportamento humano, como ele mesmo diz: um quadrinhista fazendo sociologia e um sociólogo fazendo quadrinhos.
Como pesquisador, escreveu e organizou diversas obras, entre elas Arte Sequencial em Perspectiva MultidisciplinarDesvendando o Mangá Nacional,Religiosidades nas Histórias em Quadrinhos e, a mais recente, Quadrinhos & Educação, vol. 1: Relatos de Experiência e Análises de Publicação. Sua obra Afro-HQ já fora tratada aqui no site (http://quadro-a-quadro.blog.br/primor-e-carinho-coloridos-a-afro-hq/), além de ser autor da coleção de narrativas históricas em quadrinhos chamada Passos Perdidos, História Desenhada. Este ano lançou a blandícia Preto, que nem Carvão!
Quadro a Quadro – Artes visuais, sociologia e educação são os focos de seus interesses nos estudos sobre quadrinhos. Como você avalia a situação dos quadrinhos, hoje, em cada uma destas áreas?

Funesc realiza Semana do Quadrinho Nacional com feira, exposição, clube de leitura e roda de conversa

Em homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro, a Coordenação de Quadrinhos da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Associação Marca de Fantasia prepararam uma semana de atividades, que começa no dia 25 deste mês e se estende até o dia 30, na Gibiteca Henfil do Espaço Cultural. Em cinco dias de programação serão realizadas duas oficinas – uma de fanzine e a outra voltada para crianças. As atrações incluem exposição em homenagem ao Flama (de
Deodato Borges), HQ Leituras, Estrogênio na Gibiteca, Quadrinhos & Ação, Feira de Quadrinhos e, pra finalizar, uma conversa com o tema “A História das Histórias em Quadrinhos no Brasil”.

Programação do 32º Prêmio Ângelo Agostini

trofeu-angelo-agostini-2
Por Renato Lebeau - IHQ
Prêmio homenageia os destaques do quadrinho nacional do ano de 2015 e reúne profissionais e amantes da arte sequencial para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional. No sábado, 30 de janeiro, a partir das 13 horas, os fãs e admiradores das histórias em quadrinhos poderão acompanhar a entrega do 32º Troféu Angelo Agostini, no Memorial da América Latina, Auditório da Biblioteca Latino-americana. Com entrada gratuita, o evento contará com a presença do cartunista paraguaio Roberto Goiriz, convidado especial, vendas de HQs e debates.

domingo, 24 de janeiro de 2016

DIA DO QUADRINHO NACIONAL EM FORTALEZA

Dia do Quadrinho Nacional em Fortaleza? Sim, senhor! Há quase seis anos este evento promove a nona arte entre os amantes de Hq’s na capital alencarina, provando que esta cultura não morreu com o advento das tecnologias digitais. O DQN, que conta com a participação do Grupo 24 Quadros, ocorrerá entre os dias 29 e 30 do corrente. Eduardo Pereira apresenta a seguir algumas informações sobre o evento
CARTAZ DQN
Por Eduardo Pereira
O DQN (Dia do Quadrinho Nacional) 2016 surgiu em 2010, por iniciativa do Fórum de Quadrinhos do Estado do Ceará, em parceria com a Gibiteca Municipal de Fortaleza. Nas edições anteriores todo o evento ocorria  num único dia, geralmente o último sábado do mês de janeiro, nas dependências da Gibiteca de Fortaleza.

K-ÓTICA promove comemoração ao DIA DO QUADRINHO NACIONAL em Natal


O dia do Quadrinho Nacional na verdade é comemorado oficialmente no dia 30 deste mês, data da publicação de As Aventuras de Nhô Quim, em 1869. 
A comemoração foi uma iniciativa da Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) em  1984, e, de lá pra cá, cada polo de criação nacional de quadrinhos vem promovendo suas atividades de celebração de acordo com as suas possibilidades. Neste ano, nós já divulgamos por aqui a agitação das comemorações em João Pessoa (PB), em Alvorada (RS) e em Belém (PA). Além é claro, da entrega do 32º Prêmio Ângelo Agostini em São Paulo(SP), no dia Dito Cujo (30).
Agora é a vez da galera de Natal antecipar a comemoração - em virtude do horário de funcionamento da K-ótica Loja. (BP)

Localização da K-Ótica Loja:
Av. Sen. Salgado Filho, 1593 - Lagoa Nova.
Próximo à UnP e ao Midway Mall - em frente ao antigo cursinho CADE.

Tarzanides


Fou-Tan por Roy G. Krenkel
P
Tarzanide é um termo criado pelo crítico literário francês Francis Lacassin e é usado para definir personagens parecidos com Tarzan. As versões femininas são chamadas de garotas das selvas. A origem do termo tem também ligação com o criador de Tarzan: "Jungle Girl" foi o nome do romance do autor sobre uma princesa do Cambodja chamada Fou-Tan. O romance foi publicado como 'The Land of Hidden Men' em cinco partes, entre Maio e Setembro de 1931, na revista pulp Blue Book. Em 1932, o mesmo foi compilado em livro com o título Jungle Girl. Em 1941, a Republic Pictures resolveu criar um seriado cinematográfico, e resolveu associar a Edgar Rice Burroughs, surge então Jungle Girl.



O seriado não tinha nenhuma relação com a história criada pelo autor e contava a história de Nyoka Meredith (interpretada por Frances Gifford), a filha do cientista John Meredith (Trevor Bardette). Ela luta contra um tio, irmão-gêmeo de seu pai (Bradley, também interpretado por Bardette). Toda a ação se passa na África. No ano seguinte, a Republic desfaz a associação com o escritor e lança Perils of Nyoka (que por sua vez remete a outra série cinematográfica, Perils of Pauline), nesse seriado a personagem chama-se Nyoka Gordon (interpretada por Kay Aldridge) que, ao lado de Larry (Clayton Moore), sai em busca das barras de ouro de Hipócrates, também atrás das barras estavam a Rainha Vultura (Lorna Gray) e Cassib (Charles Middleton), o cenário troca a selva pelo Oriente Médio africano.. Frances Gifford participou de outra produção associada a Burroughs, Tarzan Triumphs (1943), estrelado por Johnny Weissmuller. Gifford interpreta a Zandra, princesa da cidade perdida de Palandrya. Nyoka foi adaptada para os quadrinhos e em 1942 é lançada a revista Jungle Girl , que trazia uma foto em preto e branco de Kay Aldridge na sua capa, tratava-se de uma quadrinização de Perils of Nyoka.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Quando uma HQ fez 39 alunos viajarem para conhecer uma cidade....

O post abaixo foi extraído do Blog do Professor Amaro Braga e relata uma experiência pra lá de exitosa de HQs em sala de aula. Espero que possa vir a inspirar muita gente. (BP)

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Hoje foi um dia especial.  Pude desfrutar da satisfação de ter realizado um bom trabalho.


Camisa com ilustração retirada da HQ e os dizeres "Produzi e Viajei!" em cima, descreve o evento: Gincana da Escola Jatobá. Não é interessante uma comunidade do Sertão (apesar de estarem na beira do São Francisco) escolher uma imagem de praia para ilustrar as camisas? 

Alguns dias atrás, uma professora chamada Ozita, de uma pequena escola chamada Jatobá de um bairro do sertão pernambucano, há 460 km de distância do Recife, na cidade de Petrolândia, me enviou um email.

Recebendo os alunos na Sinagoga Kahal Zur Israel.

Foi um email modesto e simples. com poucas palavras e sem muita esperança. Nas poucas linhas manifestava o interesse em conhecer um dos autores de uma História em Quadrinhos, ao qual havia lido e trabalhado, durante dois meses na escola ao qual ensinava. Terminava a correspondência com uma lamentação: "podemos sonhar, não é?", como se dissesse ao vento e ninguém estivesse ouvindo seu desejo em conhecer uma pessoa que, ao que parecia, seria impossível.

A professora havia recebido um exemplar da minha HQ  "Passos Perdidos, Historia Desenhada" sobre a presença judaica em Pernambuco. Além de ter gostado da HQ a professora resolveu, junto à diretora da escola, propor uma gincana para o ensino médio: Com base na HQ desenvolver ações e projetos culturais, retratando os acontecimentos descritos na HQ.

Exibindo as revistas utilizadas na Gincana

Os alunos do 1º, 2º e 3º ano se misturaram e se distribuíram em grupos mistos escolhendo partes da HQ e desenvolvendo ações de produção. Fizeram músicas, danças, encenações, performances, painéis e pinturas, resinificando o álbum em quadrinhos. A gincana consistia de 7 provas: produzir uma música, um figurino, fazer um trabalho de artes visuais, uma encenação teatral, uma leitura dramática, uma poesia e um cordel. Tudo inspirado na HQ.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Programação da II Semana do Quadrinho Nacional em Belém

 
Exposição, workshops, bate-papos, leituras e mais estão diagramadas na programação da Semana do Quadrinho Nacional, que começa na próxima segunda-feira (25), em Belém.

Andrei Miralha, um dos organizadores do evento, informa que a programação é uma ampliação do Dia do Quadrinho Nacional, comemorado no dia 30 de janeiro, data em que o cartunista Angelo Agostini publicou, em 1869, a primeira história em quadrinhos brasileira, “As aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte”.

Guardiões da Galáxia 2 pode contar com um dos vilões mais incomuns da Marvel

Será que veremos a primeira aparição de Ego, O Planeta Vivo no Universo Marvel Cinematográfico?
A Marvel pode incluir um de seus personagens mais bizarros de seu cânone em Guardiões da Galáxia Vol. 2, de acordo com uma reportagem do site Geek.com.
Segundo a publicação, o diretor e roteirista James Gunn irá incluir um grande vilão no filme, o gigante Ego, O Planeta Vivo. Caso o rumor se confirme, esta será a primeira aparição do antagonista no Universo Marvel Cinematográfico.
Nos quadrinhos da popular editora, Ego é um vilão do arco de histórias do Thor. Criado por Jack Kirby e Stan Lee, o Planeta Vivo reside na Galáxia Negra. O corpo celeste ganhou vida depois ser cobaia para um experimento da entidade cósmica Stranger. O misterioso mago também deu vida a um outro planeta, chamado Alter-Ego, mas o entregou ao Colecionador na esperança de ver os dois planetas brigarem entre si um dia.

É O QUE??!! Bryan Singer compara X-Men: Apocalipse a Game of Thrones ?

É isso mesmo.
O que X-Men: Apocalipse e Game of Thrones têm em comum? Sophie Turner? Sim. E o que mais? Segundo o diretor Bryan Singer, a temática também é mesma.

Em uma entrevista para o Yahoo! Movies, o diretor do filme falou sobre as suas inspirações para o próximo longa da série, que chega aos cinemas no dia 26 de maio.

Fã declarado da história criada por George R.R. Martin, Singer desenvolveu:

Eclipse: Os 50 anos dos foguetes da NASA no Cassino em quadrinhos, lançamento na 43ª Feira do Livro da FURG.

Foguetes da NASA no Cassino em quadrinhos – Lançamento na Feira do Livro da FURG

capa

No dia 24 de janeiro (domingo), às 21h, na Praça Didio Duhá uma publicação um tanto quanto diferente estará sendo autografada durante a 43ª Feira do Livro da FURG. Nela a história de um menino de 12 anos que em 1966 visitou com sua turma a estação de lançamentos de foguetes da NASA, instalados na Praia do Cassino.
eclipse1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...