terça-feira, 31 de maio de 2016

Quadrinhos Independentes em 2015

universo-editora-cranioDurante o ano de 2015 muitos quadrinhos independentes chegaram até minha caixa postal através do intercâmbio que realizo com diversos editores independentes. Neste artigo vou citá-las para confirmar que a quantidade de independentes aumenta a cada ano.
Uma nova editora independente tomou conta do Brasil com uma série de publicações, a Universo Editora. Algumas de suas publicações chegaram até mim como Jou Ventania de Lincoln Nery (RJ) com 4 números; Os heróis de Dennis Oliveira (MG), Guardiões, ganharam edição comemorativa de 20 anos; Reginaldo Nakamura (SP) apresentou a revista de Maxine, uma heroína para lá de sexy; O surfista ecológico criado por Paulo Anjos (SP), Benjamin Peppe teve duas edições; de Francinildo Sena (RN) tivemos Crânio 1 e 2, com aventuras do herói alienígena.
2015-imagem-by-Guilherme2015-imagem-by-GuilhermeA galera dos independentes, por não estar presa a editoras comerciais, busca lançar projetos bem autorais. Necromorfus é uma HQ deGabriel Arrais numa pegada de suspense. TNT Comicx 1 é uma coletânea com HQs deAdilson Lima onde predomina o terror. Já em Billy the Kid 23, de Arthur Filho, a temática são as HQs de faroeste. Destaque para a participação do mestre Aílton Elias. Inconsequente Coletiva 03, de Lafaiete Nascimento, é uma coletânea com autores undergrounds, entre eles, o grande Henry Jaepelt.

Ei Nerd: 12 SUPER HEROIS QUE JA MORRERAM... E VOLTARAM!

quarta-feira, 11 de maio de 2016

III FÓRUM NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTE SEQUENCIAL

Por Natania Nogueira - BRASIL: HISTÓRIA E ENSINO

É com muita satisfação que estou anunciando aqui o III Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, que vai ocorrer este ano entre os dias 21 e 23 de outubro, na Faculdade de Artes Visuais da UFG, em Goiânia.

Minha satisfação é grande, pois o FNPAS nasceu de uma iniciativa que tivemos aqui em Leopoldina, no ano de 2012 e dele nasceu, também, nossa Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial, que completa no ano de 2017 quatro anos de existência.

SUPER HERÓIS MARVEL EM VERSÕES ASIÁTICAS

terça-feira, 10 de maio de 2016

10 CURIOSIDADES QUE (TALVEZ) VOCÊ NÃO SAIBA SOBRE AS ANIMAÇÕES DA DISNEY

Disney é uma verdadeira caixinha de surpresas, e se tratando das animações que não perderam a magia ao longo dos anos, 21891829189 mil teorias não param de surgir.
Algumas histórias podem (ou nãoestar conectadas, vai da imaginação de cada um e das pistas escondidas em cada desenho.

Confira algumas dessas teorias:

1. Hércules é primo de segundo grau de Ariel

De acordo com a trama, Ariel é filha do rei Tritão, enquanto Hércules é filho de Zeus. O rei Tritão é filho de Poseidon, que de acordo com a mitologia grega, é irmão de Zeus. Isto faz de Hércules um parente próximo de Ariel.

2. O livro favorito de Bela é ’Aladdin’

«Meu livro favorito é sobre um país distante, batalhas com espadas, feitiços e um príncipe disfarçado. A heroína conhece um belo príncipe, mas só descobre quem ele é no fim da história», conta Bela. Tudo isso se parece muito com a descrição de Aladdin: no começo, ele resgata a princesa Jasmine das mãos de um guarda e depois, graças à magia do Gênio, esconde sua origem pobre por trás da aparência de um príncipe.

3. A mãe de Andy é a verdadeira dona de Jessie

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Youtuber cria escudo magnético do Capitão América que funciona!

O youtuber James Hobson, do canal hacksmith, se empolgou no cosplay e criou um escudo magnético do Capitão América que talvez seja o mais próximo que se pode chegar fora do cinema ou dos quadrinhos. Ele consegue, como o herói dos filmes da Marvel, grudar e soltar o escudo à vontade por um dispositivo na sua mão.

Shaolin Cowboy, de Geof Darrow, será publicado pela Editora Mino

Editora Mino prepara o lançamento de Shaolin Cowboy no Brasil. O título, escrito e desenhado por Geof Darrow, mostra um monge shaolin sem nome e sua mula falante enfrentando demônios, zumbis e outros desafios, tudo acompanhado de muita ação e arte detalhada, como é característica do autor.

Lançamento da Coletânea Potiguar de Quadrinhos ocorrerá hoje em Natal

lanc-coletania-quadrilhos
Nesta segunda-feira (9), o segmento dos Quadrinhos em Natal vai vivenciar um momento inédito na cultura da cidade. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação Cultural capitania das Artes (Funcarte), estará lançando a primeira edição da “Coletânea Potiguar de Quadrinhos”, fruto do edital Moacy Cirne de Quadrinhos. O lançamento acontece na galeria Newton Navarro, sede da Funcarte, a partir das 19h30, com entrada franca. Além do lançamento da publicação, haverá também exposição e debates.
Edital inédito na nossa cultura, trabalhado e discutido com a classe, a Coletânea Potiguar de Quadrinhos reúne os principais nomes do segmento na cidade numa publicação de alto padrão.

QG: Imaginação fértil para histórias em Quadrinhos em São Gonçalo

Grupo de Quadrinistas de São Gonçalo cria o Quadrinhos Gonçalenses, o QG
Grupo de Quadrinistas de São Gonçalo cria o Quadrinhos Gonçalenses, o QG Foto: Fábio Guimarães / Extra

Um pedaço de papel e um lápis bastam para quem tem a imaginação fértil como a de Eberton Ferreira, Ruan Victor, Jorge Antonio e Jadson Alves. Moradores de São Gonçalo, eles têm uma paixão em comum: as histórias em quadrinhos. Para unir o útil ao agradável, criaram o Quadrinhos Gonçalenses (o QG, como é conhecido), um coletivo de artistas da cidade. O grupo foi criado no ano passado e tem cerca de 15 integrantes, que gostam de escrever sobre os mais variados temas.
— Criei um grupo no Facebook para conhecer, ter contato com quadrinistas do estado do Rio, e acabei conhecendo alguns de São Gonçalo. Começamos a nos encontrar e, então, decidimos fazer o QG — lembra Eberton Ferreira, de 37 anos, que completa: — A gente achava que estava sozinho na cidade. Ficamos felizes quando nos encontramos e começamos a compartilhar nossos trabalhos.
Eberton Ferreira, de 37 anos criou o grupo no Facebook
Eberton Ferreira, de 37 anos criou o grupo no Facebook Foto: Fábio Guimarães / Extra

História de vida de Anne Frank vai ganhar animação


A história da adolescente alemã Anne Frank, cujo diário é considerado um dos mais importantes registros do período nazista, será recontada a partir de uma animação dirigida pelo cineasta israelense Ari Folman. O projeto acontece a partir de uma combinação entre a tradicional técnica dos desenhos criados à mão com a animação em stop-motion.
anne-frank

domingo, 8 de maio de 2016

VIDEOGRAFIA RQ 10 ANOS: República na TV!

Em comemoração aos dez anos da República dos Quadrinhos foram produzido uma série de programas para a TV que foram ao ar entre janeiro e fevereiro deste ano pela TV GRANDE NATAL.
A produção foi feita pela produtora SOS Mídia e contou com a participação de vários feras do traço local e nacional - além da participação desse cara de pau que vos tecla, como dublê de apresentador. 

quinta-feira, 5 de maio de 2016

O personagem de tirinha que mudou uma lei em Porto Rico

Quem foi que disse que a propaganda não tem força e capacidade para mudar alguma coisa? Em Porto Rico, uma campanha criativa e cativante conseguiu mudar uma lei de trânsito. Tudo começou porque muitos dos acidentes no país tinham como vilão o hábito de dirigir e digitar no celular ao mesmo tempo, um problema que se tornou recorrente em todo o mundo nos últimos anos. Acontece que por lá a multa para esse tipo de infração era muito leve, o que estimulava que os casos de imprudência aumentassem ainda mais.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Ilustrador brasileiro desenvolve quadrinhos inspirados nas obras de Bukowski

bukowski-pop-art-2bukowski-pop-art-3
Bukowski: The Series Pop Art é o mais novo projeto do ilustrador brasileiro Butcher Billy que adota mash-ups, (processo artístico de criação a partir de outras obras já existentes) e decidiu apresentar uma série de quadrinhos ilustrados com cores explosivas e citações do escritor Charles Bukowski ao estilo pop art.

Infográfico mostra a evolução visual do Capitão América

captain-america-evolution-of-a-super-soldier-infographic-feat
Depois do vídeo mostrando as várias versões que o Capitão América teve no cinema e na TV, o site Halloween Costumes fez um infográfico que mostra todos os principais trajes usados pelo herói nos quadrinhos e nos filmes. Um trabalho que merece ser conferido:

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Ilustrações divertidas mostram os desafios diários das grávidas

pregnant-mother-problems-fb
Line Severinsen, ilustradora e mãe de dois filhos, tem uma série de webcomics engraçados, simples, e que revelam alguns dos desafios e realidades quotidianas de ser uma mãe, e estar grávida.
pregnant-mother-problems-11
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...