Hector Salas, tomando umas garapas num bar em Salvador em comemoração a Hectormania que tomou conta da Net, recentemente. A febre é tanta que exitem até rumores no orkut da possibilidade de surgirem convites para posar nu e de participações em remakes do Exorcista e das novelas Paraíso III e o Bem Amado, O RETORNO (No papel de Zeca Diabo). O cara é ou não é, um capeta ?
Páginas
▼
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
As homenagens não param! Dá-lhe Takren!
Agora foi a vez do Takren, ter seus nano segundos de glória (que graças ao universo virtual, serão perpetúados para sempre!)!Reproduzimos a seguir a resenha concebida pela E-Comic:
Mundico é escrito e desenhado por Renato Takren e é atualizado três vezes por semana no endereço http://mundico.blogspot.com
Com a deliciosa e tentadora temática de reclamar, Mundico é um misto de blog com quadrinhos que se fundamenta nos fatos do cotidiano, mas sem cair em rotina. Recheado de piadas gastronômicas divertidíssimas, poderíamos dizer que, por definição, Mundico seria “Um lugarzinho safado e cáustico, mas adorável.”
Uma das sessões mais deliciosas é a webcomic interativa: onde o autor prepara uma tira com os balões em branco; os leitores, através da caixa de comentários, temperam a mistura com o que iria nos balões; e, depois de uma semana, todos saboreiam o resultado final. Vale a pena experimentar!
obs. as atualizações também podem ser acompanhadas pelo twitter! =DMundico é escrito e desenhado por Renato Takren e é atualizado três vezes por semana no endereço http://mundico.blogspot.com
Palavra do Autor
"A idéia de desenhar a série Mundico veio de dois fatores: Ser fã de histórias em quadrinhos (fiz design pura e simplesmente por causa de HQ) e a manía incontrolável de ser reclamão. Claro que contei com os empurrões dos amigos que sempre falaram para criar alguma série de tirinhas.
A “rotina” é ficar anotando o dia todo qualquer piada que diga ou veja e deixar guardado, uma hora ela vira tirinha. Acho que esse é o maior galho de tiras de humor, a piada. Quando a piada é boa, qualquer desenho resolve, mas não existe desenho que salve uma tirinha. Depois de pensada, pego e desenho tudo no computador, direto, usando uma tablet. Rascunho pouco e tento deixar o traço mais livre.
Renato Takren"
O nosso Samurai, não está pra prosa não! Ainda neste mês ele teve a indicação de estar classificado no TOP 100 na categoria melhor blog de humor, eleição promovida pelo TOP BLOG! Parabéns, cara! Você merece! (BP)
Feira Multicultural foi DEZ!
A Feira Multicultural promovida pelo Norte Shopping, terminou. Mas exposição "Caricaturas e Quadrinhos" pemanecerá no piso superior (com a galera das caricaturas, mandando ver).Prestigiem ou chorem depois
Rodrigo fatura mais uma...caricatura!
Também fui traçado!
A visitação continua até o final do mês (tá esperando o que?)
domingo, 20 de setembro de 2009
Entrevista com Lorena Kaz durante o lançamento da Subversos #4
"Para quem achou que a Subversos não tinha uma presença feminina, se engana, a publicação conta com três representantes: Claudia Carezzato, Karina Nishioka e Lorena Kaz, essa última conta com uma experiência internacional nas HQs e o Impulso HQ foi descobrir como é a versão feminina em uma revista com a temática urbana.
IHQ: Como é participar da Subversos?
Lorena Kaz: É a primeira vez que estou participando, e na verdade é a primeira vez que participo de qualquer publicação. Eu já lancei, mas nunca fiz um lançamento, então é a primeira vez que autografo e vejo as pessoas assim, estou adorando.
Lorena Kaz: É a primeira vez que estou participando, e na verdade é a primeira vez que participo de qualquer publicação. Eu já lancei, mas nunca fiz um lançamento, então é a primeira vez que autografo e vejo as pessoas assim, estou adorando.
IHQ: Como é ser uma presença feminina na publicação? E o que você acha da idéia de fazer uma edição feminina?
Lorena Kaz: Muito legal. Realmente tem poucas mulheres na edição. Eu adoro o ambiente masculino, na verdade acho que estou acostumada. Comecei a fazer quadrinhos na Servia e era só homem sempre foi só homem, então estou acostumada e gosto muito da troca.
Lorena Kaz: Muito legal. Realmente tem poucas mulheres na edição. Eu adoro o ambiente masculino, na verdade acho que estou acostumada. Comecei a fazer quadrinhos na Servia e era só homem sempre foi só homem, então estou acostumada e gosto muito da troca.
Acho o máximo fazer uma edição só com mulheres, porque é diferente, acho que são muito mais singelos, pessoais, sentimentais os quadrinhos das mulheres.
IHQ: Já que você citou essa sensibilidade feminina, como é trabalhar com uma temática urbana?
Lorena Kaz: Os meus quadrinhos são totalmente autobiográficos e todas as histórias são reais e se não aconteceu comigo, aconteceu com alguma amiga, então é totalmente urbano cotidiano. As minhas ultimas histórias são Top 10 foras, se me derem um fora feio vai virar HQ."
Lorena Kaz: Os meus quadrinhos são totalmente autobiográficos e todas as histórias são reais e se não aconteceu comigo, aconteceu com alguma amiga, então é totalmente urbano cotidiano. As minhas ultimas histórias são Top 10 foras, se me derem um fora feio vai virar HQ."
sábado, 19 de setembro de 2009
CARIMBAÇO: Alves na área!
Já publiquei meus trabalhos nos jornais "O Estado de Minas", "O Tempo", "Diário da Tarde", "Super Notícias", "Jornal do Brasil" e "Pasquim 21"! Trabalhei também como roteirista freelancer da Maurício de Souza Produções. Atualmente sou colaborador da revista MAD e da revista Graffiti!! Fui premiado nos principais salões de humor do Brasil ( Piracicaba, Volta Redonda, FIHQ- Pernambuco, Carioca, Paraguaçu Paulista)! Espero que gostem do meu trabalho...Tenho vários personagens e, acima, vai o primeiro e mais famoso deles!!
O Homem Galinha!!
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Conheça: Tirapias II
DILBERT
Após o cancelamEnto da série de Calvin, coube a Scott Adams nos apresentar uma nova série inteligente, sarcástica e pertinente ao momento atual, tratavasse de DILBERT, as desventuras de um desajeitado funcionário executivo de uma fábrica que tem um gato como chefe de setor. Sim havia vida inteligente além de Calvin, só não é o velho Dilbert, aqui.
HAGAR
"Hagar, o horrível", de horrível não tem nada, muito pelo contrário, ele é formidável, bonachão, comilão, desastrado e muitos outros atributos que fariam o GROO, ficar envergonhado. Horrível mesmo, talvez, seja somente a sua vida: com uma esposa dominadora, um filho de masculinidade duvidosa, uma filha (de aptidões valquirianas) desesperada por casar, um médico charlatão e um amigo que de sortudo só tem o nome...o "horrível", sob este prisma, até que lhe cai bem.
PEANUTS
Snoopy era para ser meramente um personagem secundário das tirinhas de Charlie Brown e sua turma, mas acabou roubando a cena...e como! Pelo menos era essa a idéia inicial do saudoso Charles Schulz. Mas, nem sempre o resultado sai como o planejado e para a nossa sorte, nesse caso não saiu mesmo. Snoopy não só roubou a cena, como também abriu espaço para outro coadjuvante animal (literalmente):o passarinho Woodystock. A temática melancólica, filosófica e existencial da tira, tornou o genêro mais sofisticado e colocou a nona arte em evidência e no foco da análise de muitos teóricos da comunicação de massa, da sociologia e outras ciências, muito antes dos cultuados Simpsons entrarem em cena. Com cerca de 50 anos de produção ininterrupta, o azarado Charlie Brown, Lucy, Linus, Snoopy e Cia, só deixaram de ser publicados devido ao falecimento do seu criador em fevereiro de 2000. A melhor fase da série são as tiras publicadas na década de 50, quando o fenômeno do "Minduin" (como Charlie Brown ficou conhecido inicialmente por aqui) e seus amigos começaram a conquistar uma legião de fãs pelo mundo a fora.
Publicado originalmente no Críticas, críticas críticas em 18.09.07
Publicado originalmente no Críticas, críticas críticas em 18.09.07
Lokaz no Subversos e entrevista pelo Impulso HQ
Entrevista com Lokaz, entre outros, no lançamento da Subversos na HQMIX, Sampa:
http://www.impulsohq.com.br/2009/09/14/lancamento-subversos-n%c2%ba4-como-foi/#more-7263
http://www.impulsohq.com.br/2009/09/14/lancamento-subversos-n%c2%ba4-como-foi/#more-7263
A nossa Lorena não para de nos surpreender e de ampliar os sesu horizontes! Além de garantir o seu espaço na Revista Pilotis, agora saiu também na Subversos! Parabéns e muito sucesso querida! Seu êxito é o nosso também!
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
TIRAPIAS
A publicação de tiras nos periódicos locais e nacionais, tem diminuído substancialmente a cada ano (seja de títulos de peso internacional ou de artistas expressivos no âmbito nacional). O que não deixa de ser uma grande pena, pois impede que novas gerações tenham conhecimento de magníficos materiais, temáticas e artistas, muitos dos quais não estão mais entre nós. Da mesma maneira, impossibilita que se divulgue os novos talentos ascendentes do cartunismo e da nona arte de nosso país. Pensando nisso, lanço mão de uma lista daquelas que considero as tiras que mais me fascinaram, seja pela arte ou pelo seu conteúdo crítico, ou em alguns casos por ambos. Excluo aqui, logicamente alguns títulos que considero como our concour (inclusive alguns por não ter chegado a acompanhá-los de fato ou por apenas ter ouvido falar ou lido algo ou muito pouco a respeito): FLASH GORDON, TARZAN, JIM DAS SELVAS, PRÍNCIPE VALENTE, entre outros... Isto dito, aí vai a minha seleção com as 10 MAIS, confira e depois dê o seu singelo pitaco (a ordem a seguir foi aleatória).
CALVIN & HOBBES (Haroldo)
O nome de Calvin foi inspirado no reformador religioso do século XVI, João Calvino e Hobbes recebeu o nome de Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século XVII. No Brasil, Hobbes foi traduzido como "Haroldo" o que não agradou a parte dos fãs, pois tratavasse de uma homenagem, como mencionado. A tira teve uma duraçao de dez anos, quando o seu criador Bill Waterson resolveu aposentar precocemente as peripécias do levado Calvin e de seu amigo semi-imaginário o tigre de pelúcia Haroldo. Para alguns, o pai de Calvin era o auto retrato do próprio criador da série.
GARFIELD
Criado por Jim Davis, Garfield é uma das tiras mais engraçadas e descompromissadas (e duradouras) que ainda temos por aí. Com um humor ferino que lhe é peculiar, ora ingênuo, ora crítico ou simplemente pastelão ou declaradamente besteirol, Garfield e seus coadjuvantes(Oddie,John e Cia), fazem o que sabem fazer com muita propriedade e talento: divertir, divertir e é lógico divertir.
MAFALDA
A criação do argentino QUINO, também teve uma existência relativamente curta: dez anos, como Calvin. Contudo, a menininha portenha falou como gente grande nos "áureos" anos de chumbo da ditadura militar argentina, nos anos 70. Criticou o governo, questionou o mundo em que vivia e não se sujeitou em momento algum a aderir ao humor infantil ou descompromissado de outros títulos similares da época (como a nossa Mônica, por exemplo). Deixou saudades!
Publicado originalmente no Críticas, críticas críticas em 16.09.07.
Olá, Amigos!
Por Takren
Olá!
Takren, na área. :)
Fui convidado para colaborar por aqui e espero não fazer besteira. Mantenho um site de tirinhas chamado MUNDICO e trabalho com ilustração e design.
Apaixonado por quadrinhos, um dia eu publico um livro, ah se publico!
Por enquanto tem tirinha interativa no Mundico, passa lá e participa.
TIRA INTERATIVA
*** MUNDICO - Um Universo Ficcional de Fato - é uma webcomic sobre mal-humor, cotidiano, urbanidades, nerdices e o que vier na telha. Atualizado todas as TERÇAS e SEXTAS, é um bom samaritano e dizem que cura pé de atleta, fimose, arranja marido e tira quebrante. ***
Olá!
Takren, na área. :)
Fui convidado para colaborar por aqui e espero não fazer besteira. Mantenho um site de tirinhas chamado MUNDICO e trabalho com ilustração e design.
Apaixonado por quadrinhos, um dia eu publico um livro, ah se publico!
Por enquanto tem tirinha interativa no Mundico, passa lá e participa.
TIRA INTERATIVA
*** MUNDICO - Um Universo Ficcional de Fato - é uma webcomic sobre mal-humor, cotidiano, urbanidades, nerdices e o que vier na telha. Atualizado todas as TERÇAS e SEXTAS, é um bom samaritano e dizem que cura pé de atleta, fimose, arranja marido e tira quebrante. ***
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Projeto Quadrinhos na Escola à todo vapor!
Na noite de ontem comparecemos a uma reunião na sede da CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS de Natal, a convite de Alexandre Melo, para conhecermos as propostas de KELPS para a sua gestão. Mais uma vez, ficamos muito lisongeados pela consideração, o que comprova que pouco a pouco a República dos Quadrinhos está ganhando o reconhecimento e o respeito tanto como entidade pública, quanto política e de classe, além do grande poder que nós artistas gráficos e educadores, possuímos, como formadores de opinião e de criticicidade.
Está mais do que na hora de todos os segmentos artísticos se mobilizarem e unidos, exigirem aos futuros gestores do nosso estado, políticas culturais sérias e o cumprimento de editais de premiação, de licitações para projetos e espaços culturais, enfim, que o discurso de palanque, não se perca na retórica.
Está mais do que na hora de todos os segmentos artísticos se mobilizarem e unidos, exigirem aos futuros gestores do nosso estado, políticas culturais sérias e o cumprimento de editais de premiação, de licitações para projetos e espaços culturais, enfim, que o discurso de palanque, não se perca na retórica.
Saimos satisfeitos com o que ouvimos e por isso a decisão de abandonarmos a nossa neutralidade e apoiarmos a candidatura de um candidato que já mostrou na prática comprometimento e atitudes de coragem e de valorização da nona arte: as exposições promovidas pela ABAS e o próprio Prêmio RQ, são uma prova incontestável disso.
A ABAS se solidariza com os futuros policiais e seus familiares por esta grande vitória! Parabéns, 109!Leônidas se orgulharia de vocês!
Kelps entregando premiações e recebendo o título
de membro honorário da ABAS em maio na Unp
Todos já ouvira falar dos 300 de Esparta, mas dos 109 da polícia militar? Concursados que após anos de luta, foram enfim enquadrados na rede estadual. E exatamente no dia 9 de 9... coincidência? Não. Trabalho. de membro honorário da ABAS em maio na Unp
A ABAS se solidariza com os futuros policiais e seus familiares por esta grande vitória! Parabéns, 109!Leônidas se orgulharia de vocês!
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
PARTE I: Conclave de Águias! Pois enquanto as Andorinhas fazem Verões, nós passeamos por todas as Estações!
Obs: reproduzo a seguir o trecho da apresentação dos membros e colaboradores da República dos Quadrinhos que está exposto lá no Tirando Uma (data 01/09/09), quem já leu, pode pular para parte II que está mais voltada aos membros (e a internautas xeretas) e que explicará muitos pontos em aberto e irá desfazer qualquer mau entendido, vlw?). Também aproveito a oportunidade pra pedir desculpas a galera que eu não tive a oportunidade nem o tempo de pedir a permissão pra utilização de suas imagens aqui. No devido tempo tudo será esclarecido. Aguardem o boletim! (BP)
O Tirando Uma é o portfólio de tiras dos membros da República dos Quadrinhos (RQ). Para acompanhar os eventos, o desenvolvimento dos projetos, os esboços de seus trabalhos e curiosidades de modo geral do Universo das HQs Independentes Nacionais, acesse a sede oficial do grupo: www.rquadrinhos.blogspot.com. Agora se você tem preguiça de explorar o blog e quer saber quais são os reais objetivos desses “estranhos” que invadiram a sua praia, acesse a postagem de abertura do blog da RQ. Se preferir acompanhar individualmente o trabalho de um artista específico, basta clicar nos links que estão abaixo de cada trabalho exposto aqui. Agora sem mais delongas, conheçam por ordem alfabética, a intrépida trupe que compõem a formação inicial do Tirando Uma:
ANTONI, o cabra de sobrenome impronunciável!
Base de operação: Curitiba (PR)
Tem as mãos de um cirurgião, pois abordar um tema denso e complexo como o mundo das drogas e conseguir fugir dos clichês comuns ou de piadinhas de mau gosto, não é uma tarefa fácil. Mas ele consegue executar o serviço com bastante competência, embora, óbitos, quer dizer, deslizes, possam vir a acontecer ao longo da jornada. Não se iluda com esse traço meio desleixado, confira o portfólio do garoto e veja que ele é pau pra toda obra (Ui-ui-ai-ai-ai!)!Personagens: Mané e Zé Ninguém
Base de operação: Natal (RN)
Não é Xavier, nem Magneto, mas possui o poder de aglutinar pessoas talentosas em torno de si (Ugh! Ta ficando difpicild er espirar!). Escreve HQs e finge tão bem que sabe desenhar que tem gente que acredita fielmente nisso.Personagens: Uma porrada! Mas nesse primeiro momento expõe: Forte Poty, Klã Destino, Tininha, Gaijin, Carcará e os inéditos, O Mestre Sábio e Os Superados. Daqui pro final do ano ele abrirá novamente a Caixa de Betora, liberando outros dos seus flagelos do humor!
LOKAZ... demais!
Base de operação: Rio de Janeiro (RJ)
Acho que ela domina a arte do tele transporte pra ter estado em tantos lugares em tão pouco tempo! Ou talvez seja uma The Flash Girl! Sua ilustração contém uma forte carga de elementos dos ambientes em que esteve e das experiências que vivenciou. Logo de cara me vieram à mente Persepólis e algumas obras de artistas hispânicos. Talvez ela discorde em número, gênero e grau do meu raciocínio. Mas enfim...Personagem: Lokaz
MARCOS RONIN... ser amante da cultura japonesa, vá lá!
Mais ter Samurais como sonho de consumo (?)...
(Calma, gente! Olhem o currículo do garoto!
São Mangás, memorabílias, Cosplays...)
Base de operação: Natal (RN)
Consultor da série “Gaijin, o pequeno guerreiro”, após a conclusão (?!) do TOMO I, sua vida ficou assim, meio sem sentido de ser! Daí usando as suas habilidades de Tecno Ninja, pegou um mouse velho, um software da Hello Kitty, acrescentou alguns gigabites, deu um espirro e com ajuda de um programa de web comics deu a luz a Ronin (que segundo ele, Frank Miller é que é o plagiador!). Personagem: Ronin
Base de operação: Desconfio que seja em algum ponto do Paraná
Apaixonada por gatas, no mínimo tem vocação para veterinária ou para ser dona de uma petshop. Cores fortes e vibrantes marcam o seu trabalho que me remetem aos quadrinhos da década de 60 e 70. Mas o seu conteúdo é bem atual e pertinente ao universo feminino. E seu traço ora curvilíneo, ora simétrico, dão um charme todo especial a série.
Mulheres que desenham, já é algo relativamente raro (devido a discriminação que sofrem) e que ainda por cima, produzem um material com conteúdo e criatividade,? Então, nem se fala! Assim, inovamos e rompemos barreiras nesse item, com três representantes femininas que não estão aqui apenas por possuírem um rostinho bonito ou um corpinho....AI! Você também está incluída! Não Sabe contar? Eu digitei três!Personagens: Lita, Amélia e Caçapa, não são as panteras, mas são as gatas da Felina Comédia
PEDRO LEITE e sua nova Camelot!
Base de operação: Porto Alegre (RS)
Outro talento que a meu ver já deveria estar tendo espaço para publicar o seu material em algum periódico impresso ou ter uma revista própria. Isso se esse fosse um país sério! Que incentivasse de fato a Cultura! Um traço simples, infantil e com aquela impressão de dejavu. Mas não julgue o pacote só pela embalagem! Ele não é um clone da Turma da Mônica (sem considerar isso como ofensivo!), seus personagens, tem personalidade e às vezes aquela ingenuidade que encontramos em algumas tiras do Garfield! Só uma questão fica no ar... por onde anda Guinivere?! Personagens: Arthur e Lancelot
Nós queríamos um AKIRA... mas nós mandaram um HIRO! É disparado o membro com mais kilometragem no ramo das ilustrações e artes gráficas do grupo e um dos mais completos também, tamanha a versatilidade que o seu traço assume de acordo com a necessidade que o trabalho lhe exija. Agora no ramo das tiras ainda não emplacou! Talvez se ele abandonasse essas temáticas existenciais, de autoajuda e de cunho religioso, ele tivesse mais sorte na área! Brincadeira... a DC tem o LOBO e a RQ, tem MUNDICO! Aguardem o universo sarcástico, surreal e diferencial que está por vir! Personagem: Mundico, entre outros.
WWW BROTHERS ... leve três pelo preço de um! Para fazer o quê?
Bem, isso aí não é comigo, eu apenas agencio...
Base de operação: Natal (RN)
Também pudera aquela bebecinha tinha que ter algo além de água de coco! Apesar de ser autodidata, Wanderline, ou simplesmente o Wandé, é um artista completo na acepção da palavra: artista plástico e retratista de mão cheia, caricaturista, ele domina todos os estágios de uma produção de uma HQ: escreve, desenha, arte-finaliza e ilustra com o mesmo talento. É criativo e curiosoe está sempre em busca de novas técnicas ou recursos para incrementar ainda mais a sua arte. E o pior de tudo, agora resolveu invadir os meus domínios, o “reino das tiras!” É um verdadeiro “mil e uma utilidades” e por isso é um elemento fundamental dentro do nosso esquema de produção.Personagens: WinBlack, Urubu Man, Eni Guimá e recentemente, “Os Cabeças” (hum, isso me soa familiar...)
WOLCLENES... meu braço direito! Ou será o esquerdo?
Peraí qual é a mão que eu uso pra balanç...deixa pra lá!
Tem coisas na vida que não possuem explicação e esse cara é um deles. Wolclénes tem um dos traços mais maneiros para se fazer HQs que eu conheço! Não estou fazendo média, nem me referindo a Poderói, que já é algo relativamente antigo (é de três anos atrás). Super versátil, realista quando tem de ser, caricato e cartunesco em nossas parcerias. Teimoso e perfeccionista como ele só, certamente vai demorar para aparecer por aqui, pois o negócio dele é a verticalidade e a composição minuciosa e grandiosa de cenas e paisagens de fundo que ficaram meio que desvalorizadas no campo das tirinhas. Lamentavelmente o seu grande talento é pouco conhecido devido ainda a escassa produção no campo de publicações. Mas aguardem pelos NOTÁVEIS (a série) e GOLIAS CITY, aí vocês vão entender do que eu estou falando. Quando o negócio é enquadramento, ângulo inovador, não tem pra ninguém. Se Wandé tem inclinação para Frank Miller e o seu jogo de luz e sombras, narrativas gráficas e visuais, são com Wolclénes.Escrever, aí já é outra história...
WÁGNER... pitaqueiro, roteirista de Wolclenes
e preguiçooooooooooso que só vendo!
Wágner tem um ótimo olho clínico e um excelente senso de humor, mas devido ao pouco tempo livre que possui, acaba não priorizando o investimento no aprimoramento de seu trabalho como ilustrador. Sua arte é aquela de traços firmes e forte e de características bem infantis. Para tirinhas cairiam como uma luva. Mas por enquanto, ele só possui HQs curtas de seu maior e único personagem... o “M”! Segundo Wandé, existe a possibilidade de “M” ser tiranizado (convertido em personagem de tiras). Se isso acontecer, nós só temos a ganhar!Personagem: Deixa ver....tem o “M” e aquele outro que começa com a letra M...
EM STAND BYE... por quê quer!
IGOR... o coffee machine!
E também o nosso representante no Senado.
Base de operação: Brasília (DF)
Talvez no percurso dessa jornada nossos caminhos e interesses se cruzem novamente e (hum...tá pintando um clima! Que é isso consciência pervertida!) possamos desenvolver uma futura parceria ou então, ele reveja os seus objetivos e passe a encarar a carreira quadrinística, como algo viável. As portas sempre estarão abertas, pode se achegar, mas o cafezinho é por sua conta, mas sem borra, pelamordeDeus!Personagens: Klaus e Nicolaus
CANTINHO DA DISCIPLINA:
Base de operação: K-PAX, possivelmente!
Os únicos Mavericks que conheci antes desse, foram aquele de TOP GUN e um amarelo que o meu pai tinha lá no final dos anos 70, quando eu tinha o quê, uns quatro pra cinco anos de idade. Desse aqui pouco se sabe? Desconfiamos que ele possa ser um alien, um membro separativista extremista da Al quaeda ou até mesmo o Fernadinho Beira-Mar. Devido o grande ar de mistério e infindáveis segredos que o envolvem e que ele faz questão de alimentar. Como somos democráticos e simpatizantes das causas humanitárias e nutrimos muito respeito e admiração por todas as instituições supracitadas, ele é o nosso colaborador “mais querido!”. Brincadeiras a parte, o seu texto é bastante agressivo e que se complementa como seu traço nervoso feito no PAINT. Apesar de pentelho, tem coragem de dizer o que pensa e de exprimir o que sente. O que poucos fazem nesse nosso mundo caótico e hipócrita em que vivemos. Estética apenas por estética, pra nós isso apenas não basta. O que vocês me diriam do traço caligráfico, ágil, mas feioinho de doer do saudoso Mestre Henfil. Fosse com A GRAÚNA ou com OS FRADINHOS, lá estava uma mensagem crítica e corajosa na época mais sinistra e sombria desse país. Sarcástico ao extremo, polemizador, sacana, imoral, mas acima de tudo crítico social e político como poucos. Não estou aqui também querendo fazer paralelos nem analogias entre ambos. Apenas que Maverick, possui um discurso crítico e pertinente e que merece ser visto e conhecido. Afinal aqui não é nenhum concurso de miss.Personagem: Família Medíocre e “Televisão”
Oportunidades são coisas raras na vida, viu Tião? Vamos postar filho de Deus! Esse aqui é outro perfeccionista-chorão ao extremo. Foi incluído por indicação de Wanderline, pessoa que prezo e respeito muito. O que Tião faz? Bem no momento raiva! Mas Wandé disse que gosta do que ele faz (hummmmmmmmmm!). Agora sério, quando residia em Natal, tentou entrar para o GRUPEHQ (Grupo de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos do RN), mas não teve espaço na época no encadernado O CASCUDINHO. Desde então vem planejando sua vingança e... O quê? Não era pra colocar isso? Bem ele editou por um tempo o Fanzine virtual CABRUMZINE! Alguém se lembra? Ouviu falar? Você aí no fundo da sala? Alguém...Mas como ele é um homem da Lei e da Ordem, pode nos ser útil ainda, durante alguma manifestação pública ou fechamento de ruas, alguma queima de pneus...é, ele ainda pode ser útil... Brincadeirinha! TIÃO é gente boa e tem um traço meio infantil, mas com teor e humor bastante crítico e adulto. Só falta agora ele dar o ar da graça! Não TIÃO! Não é pra nebulizar a moça, não!
Novos Caminhos: Indo de encontro ao horizonte e a oceanos nunca antes navegados!
Explicações necessárias:
O que está descrito na postagem anterior, é apenas um pequeno fragmento do que é e do que pode vir a ser a RQ. Este é um sonho que surgiu de forma solitária há 10 anos atrás. Mas eu como bom moço que sou sempre o compartilhei com outros marujos na busca da formação de uma tripulação corajosa e arrojada, disposta a não apenas se envolver nesse sonho, mas se comprometer com a realização de um projeto!
Duas tentativas ocorreram antes, na época de universitário e fanzineiro, mas não vingaram! Não tínhamos PC, a comunicação era à base de cartas e algumas sociais (que nunca chegavam a seus destinos), mesmo investindo durante dois anos na manutenção de uma Caixa Postal, os extravios do correio e mudanças de endereços ou simplesmente, desistências não oficializadas, levaram uma ideia tão boa ir por água a baixo. Mas de positivo tive contato com os baianos Sidney (Miudins) Flávio Luís e William Leão, o mineiro Luciano Irthmun, a carioca Rafaela Balter, o paraibano Marcelo, Edguar Guimarães (QI), o paulista Silvano Melo (por onde andam vocês?).
Duas tentativas ocorreram antes, na época de universitário e fanzineiro, mas não vingaram! Não tínhamos PC, a comunicação era à base de cartas e algumas sociais (que nunca chegavam a seus destinos), mesmo investindo durante dois anos na manutenção de uma Caixa Postal, os extravios do correio e mudanças de endereços ou simplesmente, desistências não oficializadas, levaram uma ideia tão boa ir por água a baixo. Mas de positivo tive contato com os baianos Sidney (Miudins) Flávio Luís e William Leão, o mineiro Luciano Irthmun, a carioca Rafaela Balter, o paraibano Marcelo, Edguar Guimarães (QI), o paulista Silvano Melo (por onde andam vocês?).
Entre 2000 e 2001, nova tentativa. Agora havia sido convidado para integrar uma Associação batizada como “Universo Federal”. Tornei-me um misto de relações públicas e promotor cultural. Contatei artistas pláticos consagrados de Natal, como: Sá Pantoja, Dione Medeiros e Vatenor, convidando-lhes para fazerem articulisatas e apresentarem os niovos nomes das artes pláticas potiguares, além de pintarem as capas de algumas edições. Consegui o comprometimento desse pessoal de graça. Lord Lobo, Pança, Sidney (de novo) e uma galera local foram convidados para estreiar a sessão que seria de minha responsabilidade, que batizei como “República dos Quadrinhos!”.
Um Regimento Interno foi criado, uma Ata de fundação e recolhimento de assinaturas ocorreu. Mas na hora de registrar no cartório, de abrir firma (R$1,50 na época) e assumir o compromisso de doar um real por mês afundo perdido para gastos com correspondência e material de expediente, fizeram 18 pessoas saírem correndo. Três (comigo) ainda permaneceram fiéis ao projeto, mas pra mim era o fim de trabalhar com coletividades e de confiar nos outros. Passaria a fazer o meu sozinho. Lancei o zine Potylândia (comentado no QI e no Areia Hostil) e com a compilação dos trabalhos dos colegas do passado lancei em 2006 o Anarkia Total. Nesse meio tempo conheci Wanderline e uma nova esperança ressurgiu.
Um Regimento Interno foi criado, uma Ata de fundação e recolhimento de assinaturas ocorreu. Mas na hora de registrar no cartório, de abrir firma (R$1,50 na época) e assumir o compromisso de doar um real por mês afundo perdido para gastos com correspondência e material de expediente, fizeram 18 pessoas saírem correndo. Três (comigo) ainda permaneceram fiéis ao projeto, mas pra mim era o fim de trabalhar com coletividades e de confiar nos outros. Passaria a fazer o meu sozinho. Lancei o zine Potylândia (comentado no QI e no Areia Hostil) e com a compilação dos trabalhos dos colegas do passado lancei em 2006 o Anarkia Total. Nesse meio tempo conheci Wanderline e uma nova esperança ressurgiu.
Mas ao longo de agosot de 2006, nós apenas produzimos HQs, mas não viabilizamos suas publicações. Foi necessário recentemente eu ter tido um colapso nervoso (síndrome do pânico), para ficar em casa e repensar os rumos da minha vida. Em quinze dias produzi 3 HQs e colori uma, para inscrever no Prêmio Moacy Cirne. Consegui no apagar das luzes no último dia, 27/07.
Nessas horas de depressão muita gente se deixa entregar a doença, as drogas, ao misticismo, aos deuses. Eu me apeguei ao que tinha mais próximo de mim no momento...um lápis! Depois de mais de 20 anos eu consegui fazer uma HQ VERTICAL (tinha me especializado em tiras). Voltei a criar e não parei mais, até agora. Entrei na net, me filei em várias comunidades de quadrinhos, as que não permitiam que eu postasse: desfiliação! E entrava noutra, lancei vários SOS TIRAS! Só um marujo veio ao meu encontro: ANTONI. Perdi quinze dias e mudei de estratégia fui atrás dos artistas, blog por blog, comunidade por comunidade. As respostas começaram a se comunicar: dois me ignoraram, sequer me aceitaram a solicitação de amizade do Orkut, mas eu não desanimei. Quando o Estevão enfim, por questões profissionais, disse não, aí sim pensei em parar. Aí as respostas vieram de todas as direções, inclusive de quem eu menos esperava a LOKAZ! Eu não a conectei, nem sei como ela soube do Tirando Uma (pelo menos, até agora!). Bem gente em resumo é isso. Essa explicação desabafo era mais do que necessária pra eu não que repetir a mesma coisa como fiz com o Pedro Leite, com o Igor, com o Tião e com o Maverick.
Independente do que está por vir, eu gostaria de externar do fundo do meu coração o meu sentimento de profundo respeito, satisfação, admiração e honra em tê-los como parceiros! Que esse punhado de pessoas possa se tronar um grupo coeso, uma equipe de fato, apesar das distâncias que nos separam! Perdoem-me o tom sarcástico e irônico anterior é o meu jeito de ser! O pessoal daqui sabe que nem tudo deve ser levado a sério, mas a frieza da net pode propiciar múltiplas e desagradáveis interpretações. Se isso aconteceu em alguns dos casos, me perdoem os que se sentiram atingidos e me apedrejem também, afinal eu não sou o dono da verdade e muito menos o líder espiritual de vocês!
AGORA SIM...falando sério!
ANTONI é um garoto jovem, boêmio, baladeiro, rodeado de gatas (cuidado Nina!), mas que tem um talento extraordinário! Post na RQ os seus quadros e aqueles outros trabalhos que estão no Orkut, rapaz! O espaço é seu também! O IGOR que foi o cara com que mais conversei depois do Maverick, começou entusiasmado, mais depois desistiu. Se ele mudasse o letreiramento e a diagramação de suas tiras, sairia dali um material de prieira,pronto para ser publicado. Mas percebi que não é esse seu interesse. E respeito sua decisão.
MARCOS RONIN, de Ronin, não tem nada. É um cara honrado, digno e um amigo fiel. Foi o primeiro a divulgar a RQ em seu site (sem me avisar) ainda quando ela era apenas potiguar!
Os irmãos WWW dispensam apresentações. WANDERLINE é um cara completo (na artes) e o único realmente profissional entre nós “os fundadores”, pois consegue viver da arte que produz. O admiro e o invejo um pouquinho também por isso(quem sabe minha hora um dia chegue). WÓLCLENES desenha de tudo um pouco e está sempre se empenhando em melhorar cada vez mais o que já estava perfeito. WÁGNER tem o traço e o teor mais infantil em trabalho, mas o desgaste de ser comerciário, acaba sugando sua força vital e dificultando uma maior dedicação a produção de quadrinhos (acredite, eu sei bem o que é isso!).
TAKREN é outro talento completo e versátil. Além de s er o clone do HIRO de HEROES.Capaz de rivalizar com Wandé, embora sejam de áreas e estilos distintos (talvez eu marque um duelo). MAVERICK é uma incógnita, mas está bem intencionado e vem me ajudando a formatar e instalar uns recursos de rastreio de visitantes no blog. TIÃO foi a pobre vítima que eu peguei mais pesado! Ma s de coração cara, não leve pro lado pessoal. Divulgue os seus trabalhos antigos aqui no RQ. Eu dei uma fuçada no seu Orkut. O primeiro passo pode ser o mais difícil, mas vcoê não está mais sozinho, acredite!
AH! ESSAS MULHERES MARAVILHOSAS!
Mulheres que curtem quadrinhos já é algo relativamente raro. Que se aventurem a escrever algo ou desenhar então, nem se fala! E mais, que fujam do lugar-comum do modelo “menininhas desenham e curtem Mangás” algo quase impossível! Com conteúdo e qualidade...parem as máquinas! Nós temos o Éden!
NINA, seu trabalho é um dos mais originais e colo
ridos que já vi. Relatar o mundo sobre a óptica feminina e com representações felinas, foi uma grande sacada e com um texto de primeira, então! Temos quase a perfeição. Pois ela parece que foi abduzida e não retornou mais os meus contatos....NINAAAAAAAAAA! Volte! Precisamos de você! O “grupo” precisa de você!
LORENA KAZ. Ao contrário dos demais, foi ela que me procurou! Me amarrei logo de cara na LOKAZ, assim que bati o olho. Tô falando em sentido figurado! Da personagem... Enfim, quem for dizer que o traço é rabiscado, grosseiro... JUMENTO! Isso se chama Estilo! E leia a série e confira que temos uma excelente roteirista e uma futura ilustradora de livros de mão cheia! É só ela querer!
Bem, gente é isso! Abri o meu coração! E espero que vocês façam o mesmo. Começamos a partir de agora o nosso período de QUARENTENA! Eu disse QUARENTENA e não HIBERNAÇÃO! Vamos continuar postando regularmente e divulgando o blog e a RQ da forma que vocês puderem ao longo desse mês! Maverick me perguntou o que poderia fazer sozinho, isolado em K-PAX! 10% do que eu fiz sozinho e doente, já é um começo! Divulgue no seu blog, entre amigos, no Orkut, sejam criativos! Todo mês enviarei um boletim informativo pra vocês de como vão indo as coisas e os próximos passos para o nosso lançamento oficial no Mundo Real! Aproveitem o tempo pra visitarem os blogs uns dos outros, postarem comentários nas tiras dos colegas no nosso blog, troquem e-mails, experiências! Conversem entre si, falem mal de mim, enfim...interajam! É esse o diferencial da RQ com relação, por exemplo, ao TIRAS NACIONAIS (que pertenci entre 2006/07).
Pra encerrar duas boas notícias, já tivemos duas visitas pra lá de ilustres confirmadas: o jornalista, escritor e promotor do verdadeiro Oscar dos quadrinhos nacionais (o Prêmio Ângelo Agostini), FLÁVIO CALAZANS, e o não menos importante, o ex-editor das revistas WIZARD/WIZMANIA e SET e criador do premiadíssimo site o Universo HQ, SIDNEY GUSMAN que já confirmou que lançará uma nota brevemente sobre o Tirando Uma, por lá! É mole! E hoje só é o dia 4 de setembro! Mais novidades virão!
Um abraço carinhoso em todos e mais uma vez muito obrigado por compartilharem comigo este momento! O que já foi um sonho, agora tornou-se realidade... Que venha o futuro!
Obs2: Agora, se ainda existem dúvidas sobre qual é a finalidade maior de se criar essa cooperativa, acesse a primeira postagem desse Blog. Nós daqui de Natal estamos levando a sério. Já conseguimos um espaço na Biblioteca Estadual da Zona Norte de Natal para nossa exposição de estreia. Nos ofereceram o dia 6 de outubro para abertura da Semana da Criança e está em andamento a negociação um segundo espaço. No fianl do Mês ou antes enviarei um Boletim pra vocês, antes, confirmem quem está interessado em receber a camisa dessócio. Enviem o tamanho. Como cortesia, os não potiguares receberão gratuitamente (só espero o reembolso das despesas postais), ok?!