Páginas

sábado, 30 de março de 2013

"DEDO NO OLHO" em Fortaleza!

Por EMT

O cartunista e chargista Guabiras (Jornal O POVO), está lançada a primeira edição da Revista Dedo no Olho, com quadrinhos, tiras, resenhas e muito humor.
A Revista Dedo no Olho tem 52 páginas coloridas, em tamanho A4. Grampeada. E esta custando R$ 20,00 (vinte reais).
O artista também estará lançando a edição em Fortaleza, no dia 14 de Abril, às 11 horas da Manhã na Praça dos Mártires – (Rua Floriano Peixoto, 90, 60025-230 – Fortaleza).
A revista é um lançamento do selo Osama Fanzines.

Vingadores vs. X-Men #0: (Quase) TUDO o que você precisa saber para acompanhar o conflito da década!


Quando Avengers vs. X-Men foi anunciada lá nos EUA, teve gente que reclamou. “O grande crossover da Marvel seria uma briguinha entre Vingadores e mutantes? REALLY?”, diziam muitos deles. No entanto, essa foi uma análise rasa. Quem acompanha os gibis da Casa das Ideias sabe: existe uma escalada na animosidade entre as duas equipes há alguns anos — e, principalmente, dentro dos próprios X-Men.
No final, AvX (como foi chamada lá nos EUA) rendeu uma boa história, trazendo algumas transformações interessantes ao Universo Marvel, apesar do final meia-bomba. Tudo isso chega agora ao Brasil, começando com a publicação de Vingadores vs. X-Men #0 (Panini Comics, 132 páginas, R$ 12,90), que já está nas bancas.
Vale lembrar que, assim que VvX acabar, começa o relaunch da Marvel no Brasil, que foi chamado dos EUA de Marvel NOW!. As revistas da Panini devem ter a numeração zerada no segundo semestre do ano, introduzindo uma nova fase dos personagens da editora — que, em parte, tem ligação com o final da saga.
Como a Marvel chegou nessa briga?

sexta-feira, 29 de março de 2013

Exclusivo! Aplicativo de realidade aumentada da Marvel também é compatível com gibis brasileiros da Panini!


Ano passado, quando Avengers vs. X-Men #1 foi publicado nos EUA, foram lançadas várias iniciativas digitais da Marvel. Uma delas foi o aplicativo Marvel AR, que, veja que legal, permite introduzir trechos animados, entrevistas e extras nos gibis por meio de realidade aumentada.
Aqui no Brasil nada foi dito sobre uma versão nacional da iniciativa. Talvez porque a Panini (que tem os direitos de publicação da Casa das Ideias por aqui) não acredite que seria interessante ter conteúdos em inglês para o público brasileiro e, para traduzir, ia precisar de um investimento pesado na criação de um novo aplicativo e na localização dos extras, um dinheiro que provavelmente a editora não tem. Porém, o JUDÃO descobriu que, mesmo assim, o Marvel AR estará disponível nas revistas brasileiras!
Marvel AR funcionando no Android
Tudo porque o aplicativo funciona da seguinte maneira: ele “mapeia” a página que está sendo capturada pelo dispositivo (pode ser um tablet ou smartphone com Android ou iOS) e, se há algum conteúdo relativo ao desenho, substitui a página por uma virtual, já com as animações. Tanto é que o Marvel AR funciona com gibis digitais e até nos previews disponibilizados pela editora. Também não importa muito se existem leves alterações na imagem, ou balões em outra língua.
O primeiro gibi a fazer uso do recurso Marvel AR nos EUA foi justamente Avengers vs. X-Men #1, que trouxe na capa um vídeo com uma rápida retrospectiva do que acontece antes do crossover. Nos últimos dias, a Panini publicou Vingadores vs. X-Men #0 no Brasil, que, no final, traz a arte da capa dessa primeira edição gringa — com algumas alterações. É só você usar seu tablet/smartphone com Marvel AR nessa arte e BOOM, funciona!
Duvida? Bom, nós já testamos. 

Bruce Timm, o grande responsável pelas animações da DC, está FORA da Warner!


É inegável que as animações baseadas em personagens da DC são muito melhores que as da Marvel. Em parte isso se deve a Bruce Timm, um dos grandes responsáveis por Batman: The Animated Series e tudo o que veio depois, criando o chamado Universo DC Animado. Só que Timm, que respondia pelo cargo de produtor supervisor na Warner Bros. Animation, está abandonando o barco.

Gotham no traço de Bruce Timm
Quem confirmou a informação foi o site Voices From Krypton, que teria entrevistado o substituto de Bruce Timm, James Tucker, que também trabalhou em Batman: The Animated Series e Liga da Justiça. “Eu não posso falar por ele, mas acredito que sair depois de ´O Cavaleiro das Trevas´ foi algo especial para ele. Se ele queria parar, parecia que este era o momento”, disse Tucker ao site.
Resta saber, agora, o que a Warner e a DC farão sem Timm. É inegável o legado do produtor para as animações, fortemente criadas não só com a visão dele, mas a partir do traço do cara. De qualquer forma, depois de quase 25 anos, a equipe da Warner Bros. Animation já incorporou muito do espírito do Bruce Timm, o que deve facilitar a transição.
E, veja pelo lado bom: novas séries animadas com personagens inéditos criados pelo Timm podem vir por aí. Isso seria incrível…
Via Judão

Será que os Quadrinhos de Super-Heróis não nos ensinaram nada?

Por Maurício Muniz - GDQ
Ou "Por que tantos leitores de quadrinhos são preconceituosos com homossexuais, ideias igualitárias e as mudanças ocorridas na sociedade?" 
É triste, em pleno século XXI, perceber que boa parte da humanidade, em vez de evoluir, parece cada vez mais se apegar a conceitos antiquados e preconceituosos. E se já é ruim que esse tipo de pensamento retrógrado venha de representantes da mídia ou de políticos colocados erroneamente em posições de poder, não é mais aceitável que venha de pessoas que se dizem “amantes de quadrinhos”.
Será mesmo que conseguimos passar nossas vidas todas lendo aventuras de Super-Homem, Capitão AméricaHomem-AranhaX-Men e tantos outros sem que tenhamos entendido a mais simples verdade que todo gibi de super-herói ensina? Que os mais fracos merecem ser protegidos e que todos têm o direito à felicidade?
Legado de ódio
Para muitos fãs de heróis fantasiados, Steve Rogers, o Capitão América, é um modelo de virtude a ser seguido. Criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941, o personagem surgiu primariamente como um símbolo contra o nazismo, que à época parecia ameaçar todo o mundo. Os nazistas, muitos parecem esquecer, não apenas tentaram dominar o planeta e eliminar os judeus, como também  pôr fim às liberdades pessoais e erradicar em larga escala os homossexuais ou, ao menos, a homossexualidade. Estima-se que, entre 1933 e 1945, cerca de 50.000 homens e mulheres de inclinação homossexual foram presos e condenados à prisão ou à morte em campos de concentração na Alemanha. Se todos os fãs do Capitão América concordam que os nazistas representavam o pior da humanidade, que eram um império maligno que cometia as piores atrocidades... por que alguns, pelo visto, acham que eles estavam certos em sua perseguição aos gays?

Divulgadas a lista de pré-indicações do HQMIX


Os jurados de indicações do 25º Troféu HQMIX chegaram a um denominador comum para os sete indicados de cada categoria sobre os lançamentos e publicações do ano de 2012. Nesse período de duas semanas, essa relação, ficará no blog para apreciação e comentários de todos que desejarem se manifestar. Inclusive os próprios jurados. Após esse período, os jurados verão se mantêm os indicados ou farão uma revisão de algumas sugestões feitas pelos internautas. Lembrando que na cédula final vão os sete indicados e um item para quem quiser votar em outra opção que não a dos jurados. Não há processo mais justo e democrático que este em eventos da área. Depois, os profissionais da área, inscritos, votarão em processo com auditoria.
Os jurados de indicação são da mídia que acompanha o mercado e portanto altamente categorizados para esse trabalho. Neste ano os jurados são: Gualberto Costa (presidente do júri), Heitor Pitombo,Jal, Marcelo NaranjoRodrigo FebrônioSilvio Alexandre e Telio Navega.

INSCRIÇÕES PARA WEB TIRAS E WEB QUADRINHOS
Os sites e blogs que publicam quadrinhos (web quadrinhos) e tiras (web tiras) poderão enviar seus links para o e-mail:hqmix@yahoo.com.br e contatos de seus organizadores com o título"INSCRIÇÃO Web Tiras" ou "INSCRIÇÃO Web Quadrinhos". Uma comissão especial estará encarregada de analisar os inscritos e escolherão o vencedor. O prêmio vai para o quadrinho e a tira e não para o site/blog.

INSCRIÇÕES PARA TESES DE UNIVERSITÁRIOS
Estão abertas as inscrições para as teses de Doutorado, Mestrado e TCC para concorrer ao 25º Troféu HQMIX deste ano. Lembrando que todos os trabalhos devem ter sido produzidos e as teses defendidas em 2012 e serão avaliados segundo o regulamento do prêmio. 

Regulamento e critérios para avaliação:
1 - Todas as categorias de teses - (TCC, Mestrado e Doutorado) poderão concorrer se defendidas até dezembro de 2012.
2 - O tema dos trabalhos devem relacionar-se com Histórias em Quadrinhos e Humor Gráfico - de qualquer país - em qualquer área do conhecimento.
3 - As teses deverão ser encaminhadas até o dia 15 de maio de 2013.
4 - Este ano as teses poderão ser enviadas por correio eletrônico aos cuidados de Nobu Chinen para este endereço:nobuchinen@gmail.com
5 - A Comissão Julgadora terá como critérios de avaliação:
a. Ineditismo do tema
b. Estrutura do trabalho
c. Metodologia
d. Contribuição para a área
e. Redação
f. Apresentação visual – (diagramação, iconografia)
6 - A Comissão Julgadora é composta pelos seguintes membros:Profa. Dra. Sonia M. B. Luyten (presidente), Prof. Dr. Waldomiro VergueiroProf. Dr. Henrique MagalhãesProfa. Dra. Andrea NogueiraMestre Cristina Merlo.


PRÉ-CÉDULA DO JÚRI DE INDICAÇÕES

11º Salãozinho de Humor de Piracicaba



Premiados de 2012 - Foto: Carol Fontes

Colocar em prática a criatividade para a produção de desenhos que despertem o riso e a crítica é a proposta que o Salãozinho de Humor de Piracicaba faz aos estudantes de 7 a 14 anos. As inscrições para a 11a edição do concurso estão abertas até 12 de agosto.


O Salãozinho segue os mesmos moldes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que celebra 40 anos em 2013 e será realizado de 24 de agosto a 20 de outubro, no Engenho Central. Os desenhos passam por uma comissão de seleção e premiação, que avalia qualidade, linguagem e técnicas utilizadas. Os três primeiros colocados recebem prêmios, divididos em duas faixas etárias: 7 a 10 anos e 11 a 14 anos.

quinta-feira, 28 de março de 2013

São Paulo é Legal pela Editora Olhares


Chega ao mercado literário infantojuvenil o livro "São Paulo é Legal", que introduz as questões em volta do conceito de patrimônio histórico para crianças, com textos leves e ilustrações divertidas. São monumentos, prédios, museus, parques e até bairros inteiros como ponto de partida para falar sobre o tema com os pequenos. 
Editada pela Olhares, a série “Cidades Para Crianças” é assinada pela historiadora Vanessa Sobrino e pelo ilustrador Bernardo França. 
O lançamento do São Paulo é Legal será no próximo dia 23 de março, a partir das 16h, na Livraria da Vila, na Alameda Lorena (Jardins). Fonte: Zine HQ.

Uma pedagogia poética para crianças pela Ed. Adonis


Livro de Severino Antônio e Katia Tavares é a mais nova contribuição para a educação e será lançado com o selo ADONIS 
Cada criança é feita da matéria do mundo, da circulação da vida, das circunstâncias históricas e sociais; mas, ao mesmo tempo, feita de sonhos, movida por desejos e sentidos que descobre ou atribui à vida. A criança não é uma folha em branco a ser escrita; um vaso a ser preenchido; um autômato a ser programado. Também não é um filhote a ser adestrado.

É um sujeito humano em formação. Inacabado, desde o nascimento, precisa ser educado para permanecer vivo e para recriar a vida.
Precisa ser educado para trazer à tona suas possibilidades humanas, para despertá-las e desenvolvê-las, para tornar-se o que é, e o que pode vir a ser.

O trecho acima são palavras iniciais do livro "Uma pedagogia poética para crianças" que Severino Antônio e Kátia Tavares escreveram.
O lançamento de "Uma pedagogia poética para as crianças" ocorreu no último dia 24 de março no Quiosque Gostinho de Leitura - (Av Brasil, 2525 | Zoo Americana)
Texto completo e maiores informações no site: www.editoraadonis.com.br.
Via EMT 

quarta-feira, 27 de março de 2013

Exposição "Traços Pelos Direitos Humanos"




Os cartunistas sempre estiveram presentes, e com papel de destaque na luta pela democracia, pela liberdade, e pelos direitos humanos e agora não poderiam ficar de fora de toda esta polêmica envolvendo Marcos Feliciano e a Comissão de Direitos Humanos.

Por este motivo nós, do Instituto Henfil, convocamos todos os cartunistas a participarem desta exposição, enviando seus desenhos em alta definição, tamanho A3 para o e-mailinstitutohenfil@gmail.com escrevendo no corpo do e-mail : "autorizo o uso do meu desenho na exposição "Traços Pelos Direitos Humanos" do Instituto Henfil.

E convocamos toda a população consciente e que não compactua com este absurdo que está acontecendo, a divulgar, convidar seus amigos e comparecer no dia da abertura!! Associação Brasileira de Imprensa - Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro - Rio de Janeiro
Via EMT 

Continua aberto o período de inscrições para o 7º Concurso Cultural da Turma do Gabi



Continua aberto o período de inscrições para o 7º Concurso Cultural da Turma do Gabi –Desenho, promovido pelo Estúdio EMT em parceria com a Prefeitura por meio da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. O concurso, que neste ano terá como tema “Consciência Negra”, é direcionado a crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos.
São aceitas todas as técnicas de desenho, que devem ser feitos em papel ofício e constar o nome completo do autor escrito na parte superior frontal do trabalho. Juntamente com o desenho deverá ser enviada a ficha de inscrição preenchida com os dados do autor para o seguinte endereço: Casarão Cultural Pau Preto, Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto, Indaiatuba – SP, CEP: 13.330-210. Os desenhos também podem ser entregues diretamente na secretaria do Casarão. O período de inscrições seguirá até o dia 29 de junho.
Os autores dos três melhores trabalhos serão premiados com um ‘tablet’ cada e outros três desenhistas receberão uma menção honrosa e kits com revistas da Turma do Gabi. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.turmadogabi.com.br. A equipe do Estúdio Moacir Torres selecionará os trabalhos para exposição no Casarão Cultural Pau Preto, prevista para julho. Mais informações pelos telefones: (19) 3875-8383 ou 3834-6319. Texto: Darlene Ribeiro (Assessoria de Imprensa – PMI).
Via EMT

Astronauta decola!

Astronauta: Magnetar, do grande Danilo Beyruth, (com cores de Cris Peter), primeira publicação da série Graphic MSP, é um sucesso indiscutível, e com méritos.
A obra acaba de ganhar projeção internacional, a notícia vem direto de Bologna, na Itália, onde o Sidney Gusman está acompanhando o Maurício de Sousa para feira de quadrinhos local:
Sidney Gusman compartilhou a foto de Sidney Gusman.
Pra quem não viu antes: Astronauta – Magnetar será publicado, pela Panini, na Itália, Alemanha, Espanha e França! Parabéns, Danilo Beyruth! Com Cris Peter! #Orgulho
Muito obrigado a todos que torceram pelo sucesso do projeto Graphic MSP. Estou feliz demais!
O quadrinho nacional está cada vez mais firme e forte na briga! Parabéns aos envolvidos no projeto que mostram cada vez mais que produzimos material de qualidade, basta  trabalhar duro e rolar investimento.
O projeto da Graphic MSP com certeza vai ajudar a dar uma reviravolta em nosso morno mercado editorial. Vida longa aos visionários!
Mãos a obra cambada!

Fonte: Sidney Gusman

Brasil 1500 - Caminho das Índias encerra trilogia - Devir



Devir fechará a inusitada história do descobrimento do Brasil com o terceiro e último volume da trilogia Brasil 1500, escrita por Fábio Fonseca e ilustrada por Andrei Miralha e Otoniel Oliveira.
A saga se passa no final do século 15, época que ficou conhecida como o período das grandes explorações. Destemidos navegantes partiam em missões pelos mares sem saber se, um dia, retornariam às suas pátrias, movidos apenas pelos sonhos e promessas de riquezas. No entanto, por trás dessas expedições europeias, houve muitas intrigas, disputas políticas e espionagem.
E é nesse cenário repleto de mistérios e aventuras sem limites que a história do descobrimento do Brasil ganha novos contornos.
Em Brasil 1500 - Volume 3 - Caminho das Índias (48 páginas, formato 20,5 x 27,5 cm, R$ 26,50), o leitor acompanhará a expedição de Cabral em busca do tão cobiçado caminho das Índias, mas muitas coisas acontecerão nesta aventura que mudará a vida de Gonçalo.
Os volumes anteriores foram Brasil 1500 - Segredo de Estado (em novembro de 2011) e Brasil 1500 - Volume 2 - Chegada ao Paraíso (junho de 2012).
Via EMT