Páginas

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015: 10 decepções nos cinemas e na TV

Game of Thrones foi apenas ok.

10. Game of Thrones foi apenas ok.


Ok, é Game of Thrones, o que significa dizer que, por todas as emoções a que George R. R. MartinDavid BenioffD. B. Weiss e cia. já nos submeteram até aqui, os caras têm crédito (o que é um raciocínio meio Lost, mas vale o voto de confiança). Nunca antes da história dessa série, uma temporada se distanciou tanto dos livros originais, o que não é necessariamente um problema. Mas o consenso é que a quinta – e última até então – temporada trouxe muita neve pra pouco inverno. A sensação é que fomos enrolados até os dois últimos capítulos, que, estes sim, concentraram todas as reviravoltas a que a série nos acostumou. Com ou sem Jon Snow, a gente torce para que a sexta chegue para derreter. Ou congelar, dependendo do ponto de vista. Porque em 2015, Bran Stark, que nem estava lá nessa temporada, revirou os olhinhos.
True Detective foi... difícil.
9. True Detective foi... difícil.

Pra casa do Cabeça

Pra casa do Cabeça
Stout Club fecha 2015 com o lançamento de Pra casa do Cabeça (formato 20,5 x 27,5 cm, 44 páginas, R$ 27,00), do quadrinhista Marcelo Braga. O título foi um dos anunciados no final do ano passado.

COMIX TRIP chega ao fim!

Comix Trip

Site Comix Trip encerra as atividades

Por Zé Oliboni - UHQ
O site Comix Trip soltou um comunicado para todos os seus parceiros e clientes, informando o encerramento de suas atividades.
O Comix Trip foi o primeiro aplicativo de comercialização de quadrinhos digitais nacionais e chegou a anunciar no FIQ um sistema de assinaturas que daria acesso a todo o conteúdo. Dias depois o diretor editorial e quadrinhista Alexandre Montandon enviou o seguinte comunicado:
Aos parceiros, amigos e autores participantes
Temos uma boa e uma má notícia:

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

147

147_hugo-nani-daniel-esteves-2Quando se decide contar a história de uma viagem para a praia, a jornada em si pode ser uma divertida aventura. Os obstáculos que vão temperar o caminho podem, por exemplo, vir de encontros com figuras inusitadas, podem estar nas condições instáveis do veículo ou, no caso, podem vir da visão de mundo, digamos, intransigente, da sua companhia ao longo dos quilômetros até o litoral…
Com roteiro de Daniel Esteves e desenhos de Hugo Nanni, “147”, recente publicação do selo Zapata Edições/Petisco, que foi lançada durante o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, ocorre justamente isso, com boas pitadas de humor gráfico… e crítica, oras, pois vem mostrar o discurso de ódio das redes sociais!

Os gibis que (quase) ninguém lembra mais

Museu dos Quadrinhos

Por Marcelo Naranjo
 - UHQ
Elas tiveram sua época, marcaram presença nas bancas e deixaram saudades! Novinhas em folha, as revistas em quadrinhos esperavam para ser levadas para casa (quando isso não acontecia, viravam encalhe) e estavam sempre prontas para a sua leitura – no ônibus, na sala, no conforto da cama ou até em lugares não tão adequados.

Novelas da Globo em exposição de cartunistas do Brasil

Escrava Isaura, por Elihu Duayer
Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Lima Duarte, Tarcísio Meira e Glória Menezes, dentre outros artistas da TV e seus personagens marcantes, são alguns dos nomes retratados na exposição Novelas da Globo – Homenagem dos cartunistas brasileiros.
A mostra, que iniciou na semana passada e seguirá até o próximo dia 27 de dezembro, está em cartaz na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, São Paulo/SP) e marca as comemorações dos 50 anos da TV Globo, apresentando 90 ilustrações – dentre caricaturas e cartuns – que relembram atores, diretores, personagens e novelas que fizeram parte da história da teledramaturgia brasileira.
Beatriz Segall e Gloria Pires, por Marcelo Graphis