Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A primeira aula do RN publicada no PORTAL DO PROFESSOR DO MEC é nossa!

Na manhã do dia 4, recebi a confirmação da publicação da minha aula no Portal do Professor do MEC (juntamente com a da minha colega SULAMITA da E. E. João Tibúrcio), tornando-se uma das pioneiras em nosso estado.

Paródias: utilização como recurso didático

04/12/2009

Autor e Co-autor(es)

Roberto FLávio Gomes de Lima imagem do usuário
NATAL - RN
ESC MUL PROFA FRANCISCA DE OLIVEIRA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o senso crítico;
  • Estimular o hábito de leitura e a produção textual;
  • Contribuir para a socialização e o resgate de sua autoestima:
  • Despertar a autonomia na tomada de decisões e de suas escolhas;
  • Valorizar a sua produção artística e cultural;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de pesquisa de sua autoria;
  • Colaborar para a sua desinibição;
  • Estimular a fixação dos conteúdos sistematizados trabalhados em sala de aula de uma forma diferente e divertida.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; 3 (três) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Grécia Antiga
Estratégias e recursos da aula
preparação
O professor deverá levar um aparelho de som ou um televisor com DVD para a sala com CDs ou DVDs com Karaokês ou jingles comerciais, para utilizá-los durante a fase de sensibilização da turma sobre o que são "paródias".
Na falta desses recursos, pode recorrer a propagandas impressas, televisivas, cartazes ou trailers de paródias cinematográficas, além de material de apoio como letras de música, poesias ou cordéis.
introduzindo
A utilização de paródias em sala de aula requer uma grande dose de doação e de comprometimento por parte do professor que deve encarar com seriedade esta tarefa, respeitando a faixa etária e o grau de maturidade de sua clientela, tomando cuidados especiais para que tal atividade não se perca no vácuo e transforme-se apenas em uma mera terapia ocupacional. Nesse sentido, é necessário que antes de tudo exista um período de sensibilização da turma, onde o professor deve construir juntamente com seu aluno um conceito comum sobre o que o mesmo entende por paródia.

(...)

Fonte: E-Proinfo/RN (Turma da Profª Mestra Célia Fonsêca)
Obs: Infelizmente não consegui encontrar nenhum recurso audiovisual que possibilitasse a inclusão desta aula também para o Ensino Médio, mas o link com os trabalhos do aluno dos alunos do Varela está lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário