Mitos e heróis em exposição 
O Rio Grande do Norte mais uma vez se torna a lanterna dos  quadrinhos nacionais, com a criação da ABAS – Associação Brasileira de  Arte Sequencial. Esta iniciativa de formar uma frente de quadrinistas  agrupando autores de vários estados do país surgiu com o pessoal da  República dos Quadrinhos, capitaneada por Beto Potyguara, de Natal. O  núcleo natalense, agora no comando da ABAS, se propõe a realizar eventos  e publicações, com o objetivo de dar visibilidade aos novos autores. 
O primeiro projeto da associação é a exposição de  ilustrações denominada “Mitos e herois: releituras contemporâneas”, que  acontece entre 15 e 23 de abril de 2010 no Shopping Estação, em Natal.  Para a exposição foram convidados artistas de todo o país para  apresentarem sua leitura sobre um dos temas mais recorrentes da  Indústria Cultural, que é o fascínio pelos mitos da atualidade. 24  artistas de nove estados – inclusive com um residente no Japão – toparam  o desafio de ilustrar as figuras ícones da cultura pop. 
A proposta da ABAS vai além desse curto período de  exposição. Será montada uma exposição itinerante de charges, cartuns,  tiras e quadrinhos que ficará à disposição de escolas e instituições  culturais que se interessem pelo tema. Em setembro haverá o encerramento  do projeto, o que deverá resultar numa avaliação de seu alcance. 
São estes os autores que participam da exposição:  Antoni Wroblewski (Curitiba), André de Lima (São Paulo), Beto Potyguara  (Natal), Brum (Rio de Janeiro), Cabral (Niterói, RJ), Evaristo Omido  (Campo Grande), Hector Salas (Salvador), Joaquim Monteiro (Teresina),  Jorge Wágner (Assu, RN), Joseniz Guimarães (Natal), Kaleo (Fortaleza),  Lorena Kaz (Rio de Janeiro), Marcos Guerra (Natal), Marcus Wolclenes  (Assu, RN), Maurício Mazza (Rio de Janeiro), Mattias (Rio de Janeiro),  Nina Hellena (Curitiba), Nivanio (Natal), Nilton Magalhães (Teresina),  Onézio Cruz (Ferraz de Vasconcelos, SP), Pedro Leite (Porto Alegre), Ray  Costa (Rio de Janeiro), Wanderline Freitas (Assu, RN). 
H. Magalhães 
Fonte: Marca de Fantasia
Grato, professor Henrique. E se nos convidar, estaremos por aí também, viu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário