Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Histórias em quadrinhos inspiram o design alemão Ingo Maurer na criação de luminária feita em papel


O designer alemão Ingo Maurer apresentou a luminária Bang Boom, tematizada a partir de balões, quadros e tipografia típica das histórias em quadrinhos. A luminária suspensa usa papel como matéria prima, disposto com cuidado para passar uma noção de um quadro de HQ em três dimensões. A Bang Boom é baseada em projetos anteriores do designer envolvendo iluminação e papel, para proporcionar um design inusitado com baixo custo.


Ingo Maurer é especializado em design de luzes e iluminação. Nascido na ilha de Reichenau, na Alemanha, estudou design em Munich e foi para os Estados Unidos em 1960, onde trabalhou como designer gráfico freelancer. Em 1963, voltou para seu país de origem e fundou o seu próprio estúdio, batizado de Design M, que desenvolvia e fabricava lâmpadas com base nos desenhos do fundador. Anos mais tarde, a empresa teve o nome mudado para Ingo Maurer GmbH, e desde o começo da década de 1980 emprega jovens designers e desenvolvedores.
Atualmente Ingo está com 68 anos, declarou recentemente que ama a energia do brasileiro, adora a cidade de São Paulo e tem um carinho especial pela Bahia. Inclusive afirma que já dançou lambada há 22 anos, em Arraial d'Ajuda, na Bahia.
Ele também prepara novos lançamentos, a exemplo do sistema de iluminação Hoi Polloi - ainda protótipo - que traz lâmpadas de vidro presas por presilhas a dois cabos de metal. Para terminar, a luminária de mesa Double T-Future traz quatro LEDs com lâmpadas orgânicas. Compilado derevistapegn.globo.com.

Fonte: HQ Shazam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário