Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Entidades locais se reunem para assinar a carta ao Respeitável Público e discutir políticas públicas em Natal

Durante esta quarta-feira, dia 24 de Agosto, estive juntamente com WÁGNER, representando a ABAS-República dos Quadrinhos, nos reunimos com diversos artistas de entidades locais para organizar os encaminhamentos da Carta ao Respeitável público e discutir sobre política cultural para a grande Natal. Durante a reunião foi organizado o planejamento de uma agenda de ações para Setembro e três comissões para fazer com que esse documento chegue ao público. Represenantes das entidades ligadas a Arte Sequencial em Natal (ABAS-RQ,GRUPEHQ, A CASA) já se reuniram anteriormente na busca de uma posição quanto ao Prêmio Moacy Cirne sem obter uma resposta. Este não é um bom momento político para os artistas residentes em Natal, e a falta de pagamento do Prêmio Moacy Cirne juntamente com o último Salão de Artes Visuais são apenas infelizes exemplos (que isto sirva de exemplo para vocês) que se somam ao que anda acontecendo em diversas áreas artísticas no tocante a uma política cultural.
No dia 8 de Setembro haverá um debate sobre cultura com os candidatos ao Governo do RN promovido pela Revista Catorze e o Núcleo de Jovens Artistas com a adesão de entidades locais ligadas a arte. Tanto a carta como o debate são apenas dois pequenos passos organizados pelos artistas para melhoria da política cultural local se os artistas permanecerem unidos é possível imaginar novos passos e , indepedente de quem esteja no governo, os artistas tenham voz ativa sendo respeitados e tratados com a atenção devida. Fico feliz em ver artistas de diversas áreas unidos por uma causa comum em Natal, a única coisa triste é que foi preciso acontecer uma série de eventos desastrosos na política cultural local para que esta união acontecesse. Estamos em pleno século XXI e ainda somos tratados como se estivéssemos no século XVIII ou bem antes disso. Para acompanhar o andamento das ações de perto, visitem este Locau! organizado por Esso Alencar: http://www.grupolocau.blogspot.com/.

Representantes de diversas áreas discutindo políticas públicas

Lula Borges ficou responsável por uma das comissões

A ABAS como entidade nacional, assina embaixo a Carta ao Respeitável Público e sempre que for necessário irá agir em prol dos direitos de artistas locais. Reproduzo aqui novamente a Carta ao Respeitável Público:

"RESPEITÁVEL PÚBLICO,

A CLASSE ARTÍSTICA DE NATAL VEM SENDO HISTORICAMENTE SISTEMATICAMENTE DESRESPEITADA PELAS INSTITUIÇÕES QUE JUSTAMENTE FORAM CRIADAS E SÃO MANTIDAS PARA APOIAR O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DESSES SETORES TODOS DA ARTE: O TEATRO, A MÚSICA, A DANÇA, A LITERATURA, O CIRCO, AS ARTES VISUAIS ETC.
APESAR DESSAS INSTITUIÇÕES JUSTIFICAREM A CONSECUÇÃO DE SUAS VERBAS GARANTINDO INVESTIMENTOS NA ÁREA, A REALIDADE DOS ARTISTAS LOCAIS E DEMAIS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM PRESTANDO SERVIÇO PRO MUNICÍPIO E ESTADO É ULTRAJANTE E CONTRADITÓRIA, MUITAS VEZES SUBMETENDO OS MESMOS A SITUAÇÕES DE VEXAME NAS SUAS APRESENTAÇÕES, DESTRATANDO OS ACERTOS TÉCNICOS E ATRASANDO OS REPASSES FINANCEIROS, COM CACHÊS ABAIXO DA MÉDIA E ABSURDAMENTE MENORES AOS PAGOS EM CONTRATOS NACIONAIS; SEM CONTAR COM A FALTA DE UMA POLÍTICA CULTURAL ESTRUTURANTE QUE POSSA GARANTIR A FORMAÇÃO DE NOVAS PLATÉIAS, A CONTINUIDADE DAS AÇÕES INDEPENDENTEMENTE DA TROCA DOS GESTORES, A TRANSVERSALIDADE DOS EIXOS EDUCATIVO-PEDAGÓGICO-CULTURAL ETC.
ESSA POSTURA DAS NOSSAS AUTORIDADES FRENTE A ESSAS QUESTÕES VEM TRANSTORNANDO A VIDA DE CENTENAS DE PESSOAS QUE SOBREVIVEM DE SUAS ATIVIDADES E QUE INCLUSIVE CONTRIBUEM ECONOMICAMENTE PARA A CADEIA PRODUTIVA DOS SEGMENTOS AQUI RELACIONADOS.
REAFIRMAMOS ATRAVÉS DESSE TEXTO A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE, SEJA ELA QUAL FOR, E PEDIMOS A SUA ATENÇÃO PARA APOIAR AS POTENCIALIDADES ARTÍSTICAS DE NOSSA LOCALIDADE."

Esso Alencar
Fundador e membro do grupo Locau!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Digno de nota: Blog dos Quadrinhos divulga o lançamento da MATURI 2

07.08.2010
O segundo número da revista "Maturi" (44 págs., R$ 5) será lançado neste domingo à tarde em Natal. O título tem a função de dar destaque a autores de lá.
A obra foi feita por integrantes do Grupehq (Grupo de Pesquisa e Histórias em Quadrinhos), fundado no Rio Grande do Norte em 1971, e produzida com verba de incentivo cultural.
Participam desta edição Emanoel Amaral, Gilvan Lira, Ivan Cabral, José Veríssimo, Luiz Eldon, Márcio Coelho, Robson Nascimento e Wolclenes Freitas.
Este número é temático. As sete histórias abordam aspectos da vida e da obra de Câmara Cascudo (1898-1986), pesquisador potiguar famoso pelo registro de contos folclóricos.
Obs: Apesar do NOSSO nome ter sido omitido e o de Élsom ter virado "Eldon", Paulo Ramos saiu na frente mais uma vez e divulgou em primeira mão o lançamento da MATURI em nível nacional! Valeu, Paulão! - que aliás, esteve recentemente na CAPITAL DO SOL (Ver AQUI) - BP.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Projeto Quadrinhos na Escola continua sua divulgação!

Na noite de ontem estivemos no Clube Albatroz, na Av. Deodoro, em frente a Pçª Cívica, onde houve uma reunião com os correlegionários da candidatura de KELPS LIMA à Deputado Estadual. A ABAS, atendeu gentilmente o convite feito por nosso amigo e parceiro ALexandre Melo e aproveitamos a oportunidade para divulgar o nosso projeto junto a Rede Estadual de Ensino.
Kelps, Iberê, João Maia e Enildo de frente pra galera
Estiveram presentes no local, além de KELPS LIMA, o vereador ENILDO ALVES, o Deputado Federal JOÃO MAIA e o Goverandor do Estado IBERÊ, que em sua fala ressaltou a preocupação em investir pesado na Educação e na valorização de seus profissionais, criando inclusive um 14º e 15º salários, para aqueles professores e instituições que venham a desenvolver um trabalho diferenciado. Estimular a capacitação profissional dos estudantes e propiciar a inclusão de novas técnologias de ensino também foram sugeridas, e foi nesse guancho que aproveitamos a oportunidade para apresentar pessoalmente nosso projeto, que dessa vez foi entregue em mãos tanto ao Governador, quanto ao Deputado João Maia. Iberê foi bastante cordial e atencioso e apesar do assédio do momento, gentilmente destinou alguns minutos para ouvir a nossa proposta que foi encaminhada em seguida a um de seus acessores.
JOÃO MAIA em conversa "descontraída" conosco, que se encerra com..."Já mostrou ao governador?"
Infelizmente a minha máquina descarregou e não pude fazer o registro ideal do momento e meusajudantes de plantão não ajudaram muito (ficaram podres). Mas graças ao fotográfo IVANIZIO RAMOS e ao jornalista GERSON DE CASTRO, ambos de um periódico local, recebi a foto com o governador por e-mail. Agradeciemntos especiais ao jornalista da campanha, AUGUSTO CÉSAR, que intermediou esse translado fotográfico. Valeu, Augusto, mermão!
Bem, a noite foi muito proveitosa e a ABAS mais uma vez, cumpriu a sua função de defender os interesses dos quadrinistas potiguares e a criação de espaços para a produção dos artistas gráficos locais. Talvez eu tivesse saído melhor na foto com um desses bottons de campanha, mas não tinham nenhum da Jenniffer Lopez...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

COMO FOI: O CARIRI Mostrando a 9ª Arte de quadrinhos e animação

Estamos hoje no nosso último dia, esses três dias foram verdadeiras relíquias para aqueles que conseguiram adquirir e absorver conhecimento de diferentes áreas do quadrinho. Hoje começamos com a seguinte mesa “Espaço para os quadrinhos” onde tivemos como palestrante – Paulo Amoreira – CE (Gibiteca de Fortaleza), Maristela Garcia – PR (Gibiteca de Curitiba) e Jenfte Alencar e Samuel Souza – CE (Gibiteca da Casa Grande). Foi uma aula sobre as diferenças que cada gibiteca tem, sobre os projetos e formatos. Em seguida, entrou a segunda mesa de hoje “Os quadrinhos no Ceará” com os palestrantes – Klévisson Viana – CE (Tupynanquim editora), Weaver Lima – CE (Promotor de quadrinhos) e Max Krichana – CE (Colecionador de quadrinhos) e cada um contou como é desenvolvido o seu trabalho aqui no Ceará, as dificuldades que enfrentam e os desafios. Uma pausa para o almoço, e retornamos logo às duas horas, onde teve a Décima mesa  com o tema – “Núcleo de Cinema e animação do Ceará” com o expositor – Ricardo Julianni – Fortaleza – CE. Depois que falamos de animação, partimos para o desenho, chegou a hora de convidar a décima primeira mesa com o lançamento do livro “Tex no Brasil – O grande herói do faroeste” com G. G. Carsan. O livro foi lançado e veio então a hora de desenhar com o círculo de conversa sobre o traço de Klévisson Viana.  Aprendemos o um pouco sobre o desenhista Klévisson e agora é hora do encerramento. Foi chamado o presidente da Fundação casa Grande, para compor a mesa. Ele agradeceu a todos os convidados, participantes e patrocinadores, fez uma pequena brincadeira(caricatural) com os convidados, onde cada um ganhou uma nova roupa e novo corpo, e assim foi o encerramento da “Cariri Mostrando a 9ª Arte de Quadrinhos e Animação”, ao som de muitas gargalhadas e alegria. E para registrar esse momento com chave de ouro, fomos todos tirar uma foto oficial da mostra.
O Objetivo final e o desejo de cada desenhista, roteirista, gibitecário, autores, pesquisadores, representantes de editoras, participantes, festivais e convenções da Nona Arte, animações de Portugal, Brasil e Canadá, enfim, todos os que estavam presentes é que gostariam de construir uma Rede Cultural voltada especificamente para o segmento da Nona Arte, com a finalidade de fortalecer as ações em cursos, amadurecer os processos de trabalhos e possibilitar a integração das iniciativas. Diante disso, eles gostariam de marcar uma data para uma audiência com o exmo. Sr. Fabiano dos Santos, diretor do livro, leitura e literatura da Secretaria de Articulação Institucional do Minc, isso para que possam apresentar a proposta de realização de um encontro da Rede de Nona Arte. O convite foi feito e esperamos que ele seja aceito e que tenha o resultado e a resposta desejada, que de hoje em diante já possamos contar os dias para essa audiência.
Para ter mais informações sobre o evento e acesso a todas as entrevistas concedidas pelos convidados acesse aqui.
Via Mostra de Quadrinhos e Animação