Durante esta quarta-feira, dia 24 de Agosto, estive juntamente com WÁGNER, representando a ABAS-República dos Quadrinhos, nos reunimos com diversos artistas de entidades locais para organizar os encaminhamentos da Carta ao Respeitável público e discutir sobre política cultural para a grande Natal. Durante a reunião foi organizado o planejamento de uma agenda de ações para Setembro e três comissões para fazer com que esse documento chegue ao público. Represenantes das entidades ligadas a Arte Sequencial em Natal (ABAS-RQ,GRUPEHQ, A CASA) já se reuniram anteriormente na busca de uma posição quanto ao Prêmio Moacy Cirne sem obter uma resposta. Este não é um bom momento político para os artistas residentes em Natal, e a falta de pagamento do Prêmio Moacy Cirne juntamente com o último Salão de Artes Visuais são apenas infelizes exemplos (que isto sirva de exemplo para vocês) que se somam ao que anda acontecendo em diversas áreas artísticas no tocante a uma política cultural.
No dia 8 de Setembro haverá um debate sobre cultura com os candidatos ao Governo do RN promovido pela Revista Catorze e o Núcleo de Jovens Artistas com a adesão de entidades locais ligadas a arte. Tanto a carta como o debate são apenas dois pequenos passos organizados pelos artistas para melhoria da política cultural local se os artistas permanecerem unidos é possível imaginar novos passos e , indepedente de quem esteja no governo, os artistas tenham voz ativa sendo respeitados e tratados com a atenção devida. Fico feliz em ver artistas de diversas áreas unidos por uma causa comum em Natal, a única coisa triste é que foi preciso acontecer uma série de eventos desastrosos na política cultural local para que esta união acontecesse. Estamos em pleno século XXI e ainda somos tratados como se estivéssemos no século XVIII ou bem antes disso. Para acompanhar o andamento das ações de perto, visitem este Locau! organizado por Esso Alencar: http://www.grupolocau.blogspot.com/.
A ABAS como entidade nacional, assina embaixo a Carta ao Respeitável Público e sempre que for necessário irá agir em prol dos direitos de artistas locais. Reproduzo aqui novamente a Carta ao Respeitável Público:
"RESPEITÁVEL PÚBLICO,
A CLASSE ARTÍSTICA DE NATAL VEM SENDO HISTORICAMENTE SISTEMATICAMENTE DESRESPEITADA PELAS INSTITUIÇÕES QUE JUSTAMENTE FORAM CRIADAS E SÃO MANTIDAS PARA APOIAR O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DESSES SETORES TODOS DA ARTE: O TEATRO, A MÚSICA, A DANÇA, A LITERATURA, O CIRCO, AS ARTES VISUAIS ETC.
APESAR DESSAS INSTITUIÇÕES JUSTIFICAREM A CONSECUÇÃO DE SUAS VERBAS GARANTINDO INVESTIMENTOS NA ÁREA, A REALIDADE DOS ARTISTAS LOCAIS E DEMAIS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM PRESTANDO SERVIÇO PRO MUNICÍPIO E ESTADO É ULTRAJANTE E CONTRADITÓRIA, MUITAS VEZES SUBMETENDO OS MESMOS A SITUAÇÕES DE VEXAME NAS SUAS APRESENTAÇÕES, DESTRATANDO OS ACERTOS TÉCNICOS E ATRASANDO OS REPASSES FINANCEIROS, COM CACHÊS ABAIXO DA MÉDIA E ABSURDAMENTE MENORES AOS PAGOS EM CONTRATOS NACIONAIS; SEM CONTAR COM A FALTA DE UMA POLÍTICA CULTURAL ESTRUTURANTE QUE POSSA GARANTIR A FORMAÇÃO DE NOVAS PLATÉIAS, A CONTINUIDADE DAS AÇÕES INDEPENDENTEMENTE DA TROCA DOS GESTORES, A TRANSVERSALIDADE DOS EIXOS EDUCATIVO-PEDAGÓGICO-CULTURAL ETC.
ESSA POSTURA DAS NOSSAS AUTORIDADES FRENTE A ESSAS QUESTÕES VEM TRANSTORNANDO A VIDA DE CENTENAS DE PESSOAS QUE SOBREVIVEM DE SUAS ATIVIDADES E QUE INCLUSIVE CONTRIBUEM ECONOMICAMENTE PARA A CADEIA PRODUTIVA DOS SEGMENTOS AQUI RELACIONADOS.
REAFIRMAMOS ATRAVÉS DESSE TEXTO A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE, SEJA ELA QUAL FOR, E PEDIMOS A SUA ATENÇÃO PARA APOIAR AS POTENCIALIDADES ARTÍSTICAS DE NOSSA LOCALIDADE."