quarta-feira, 30 de junho de 2010

Gibiteca de Santos da continuidade a Projeto de resgate da memória gráfica independente do país!

IV Mostra Nacional de Fanzines e Publicações Independentes abre inscrições para o Catálogo 2010
Com a proposta de identificar, catalogar e preservar a produção autoral de histórias em quadrinhos , a IV Mostra Nacional de Fanzines Publicações Autorais HQ – Fanzinoteca Santos está com inscrições abertas para a Catálogo 2010. A realização é da Secretaria da Cultura de Santos em parceria com a Associação Amigos da Cultura. O evento integra as comemorações dos 18 anos da Gibiteca Marcel Rodrigues Paes.


A mostra é um panorama da produção autoral de histórias em quadrinhos no País. A programação conta com o lançamento do Cátalogo Nacional de Fanzines 2010, exposição, debate com os principais editores, desenhistas e especialistas do segmento , palestras, oficinas, feira de Zines e Afins, lançamento de revistas autorais, além das Mostras Paralelas de Desenho de Humor e Animê e Mangá.


Os fanzineiros e editores independentes interessados em participar do Catálogo 2010 devem enviar a partir do dia 1º de julho até 10 de novembro, dois exemplares da publicação, com as seguintes informações: ficha técnica, ano de produção, endereço postal, email de contatos, site ou blog, e breve currículo para Amigos da Cultura: Avenida Costa Machado, 487, Forte, Praia Grande-SP. CEP 11700-650. Os fanzines participantes não precisam ser trabalhos inéditos. No catálogo será publicado somente nomes dos autores e os endereços eletrônicos. As publicações catalogadas ficarão a disposição do público no espaço ‘Fanzinoteca Santos’ na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes.


Para o organizador do evento, Fábio Tatsubô, a tecnologia proporcionou aos editores autorais uma melhor qualidade gráfica por meio da impressão digital, que ficou com o preço mais acessível. “O fanzine deixou de ser feita somente com copiadoras para ganhar status de graphic novel. Mas ainda assim, tem tiragem limitada e divulgação restrita, o catálogo cria a oportunidade de saber aonde encontrar determinada publicação”, define Tatsubô.


“Já o espaço reservado dos fanzines na Gibiteca de Santos, vai proporcionar que o visitante, além de conhecer os trabalhos de autores nacional, tenha acesso as revistas que não estão no circuito comercial das histórias em quadrinhos. Transfomando o equipamento em um local que une quem faz, com quem gosta de histórias em quadrinhos”, conclui o organizador.


A mostra acontece de 4 a 13 de dezembro. Evento conta com o apoio do site UniversoHQ e Grupo AnimeLan. Mais informações: http://mostranacionaldefanzines.wordpress.com/


Edições anteriores
A mostra foi realizada em 2004 em São Vicente, em 2006 e 2007, foi realizada no Sesc Santos. Os debates reuniram os principais editores, desenhistas e especialistas das HQS como: JAL (criador do Prêmio HQ MIX), Prfª Drª Sonia Luyten (principal especialista em mangá do País), Sidney Gusman (principal jornalista especializado), Marcelo Naranjo (principal jornalista especializado), Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos/UOL), Fernando Lopes (editor Mytus/Panini), Elza Keiko (editora de mangá Mytus/Panini), Prof. Dr. Gazy Andraus (principal pesquisador de fanzine) entre outras figuras importantes do segmento.
A Fazinoteca tem o objetivo de identificar, catalogar e preservar a produção de Fanzines e Publicações Independentes do Brasil, através da Mostra Nacional com a catalogação anual, exposição do material, lançamento do catálogo online, debates, palestras e oficinas com os principais artistas da modalidade no Brasil.
A Mostra Nacional e a catalogação foi realizada em três edições:
2004, 2006 e 2007. O resultado deste trabalho, resume todo o processo de ação cultural, projetando a região para todo o País e internacionalmente, criando o acervo da primeira acervo público de Fanzines e Publicações Independentes do Brasil e a 2ª no mundo (França), em 2004.


Em seu primeiro ano, em 2004, o catálogo reuniu mais de 200 publicações brasileiras, portuguesas e espanholas. O equipamento foi visitado por pesquisadores da ECA/ USP, editores independentes do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Em 2006 e 2007, foram catalogados fanzines da Itália, Portugal, Espanha e Austrália. A mostra reuniu os principais artistas das Hqs do país como: Ivan Reis (desenhista do Super-Homem da DC Comics), Profª Drª Sonia Bibe Luyten (ECA/USP), Prof Dr Gazy Andraus (ECA/USP), Sidney Gusman (Universo HQ), Fernando Lopes (Panini), Elza Keiko (Panini/Fanzine Orbital) e cartunistas da região.
Em 2006, a Mostra Nacional de Fanzines foi indicada para o Prêmio HQ MIX.
Se a maioria das revistas de histórias em quadrinhos compradas em bancas e livrarias do Brasil é em sua maioria produções estrangeiras (americana, japonesa, européia), com a exceção dos desenhistas brasileiros das grandes editoras, Maurício de Souza e a Turma da Mônica, como e o que os desenhistas do País estão produzindo?


Com a catalogação é possível identificar as peculiaridades regionais, as linguagens e os universos em que os autores estão inseridos, dando demonstrativos da produção independentes de histórias em quadrinhos na Brasil. Já que a maioria das publicações que são encontradas em bancas e no mercado editorial são de produções estrangeiras.


O universo dos fanzines é hermético e muitas vezes de pouco acesso para o grande público, o catálogo é uma ferramenta onde os editores podem ter contato e acesso a novas publicações. O catálogo será distribuído para cada participante da mostra, veículos de comunicação, pesquisadores, gibitecas de todo o país e nas mostras e festivais de fanzines.


Por ser uma produção de poucos exemplares e edições, a maioria do material ser perde, a Fanzinoteca busca criar um acervo para que os editores possam ter seus materiais preservados e de acesso público propagando e irradiando as mensagens propostas.


- Identificar, catalogar e preservar a produção de Fanzines e Publicações Autorais do Brasil.
- Formar o único acervo de consulta pública de Fazines no País.
- Promover debates, lançamentos, palestras, exposições integrando os quadrinistas da região com profissionais das grandes editoras.
- Proporcionar uma nova leitura da produção autoral das histórias em quadrinhos no Brasil.- Gerar o catalogo online para que todos possam ter acesso aos quadrinistas e suas respectivas obras.
- Identificar, catalogar e preservar a produção de Fanzines e Publicações Autorais do Brasil.- Formar o único acervo de consulta pública de Fazines no País.
- Promover debates, lançamentos, palestras, exposições integrando os quadrinistas da região com profissionais das grandes editoras.- Proporcionar uma nova leitura da produção autoral das histórias em quadrinhos no Brasil.- Gerar o catalogo online para que todos possam ter acesso aos quadrinistas e suas respectivas obras.


Da inscrição (remember)
Para participar os interessados devem enviar até 10 de novembro de 2010, dois exemplares da publicação, com as seguintes informações: ficha técnica, ano de produção, endereço postal e email de contatos, site ou blog, e breve currículo para Amigos da Cultura: Avenida Costa Machado, 487, Forte, Praia Grande-SP. CEP 11700-650.Os fanzines participantes não precisam ser trabalhos inéditos.No catálogo será publicado somente os endereços eletrônicos.
Os fanzines catalogados ficarão a disposição do público no espaço ‘Fanzinoteca Santos’ na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes.O acervo além de ser um panorama da produção nacional de quadrinhos recente, é uma forma de preservar a produção independente de histórias em quadrinhos.


A catalogação dos fanzines e publicações autorais é um demonstrativo do panorama da produção independente de histórias em quadrinhos no Brasil.O catálogo reúne os dados de todas as publicações participantes, organizadas por nome e ordem alfabética. Formato A6 e 40 páginas. Todos os fanzineiros inscritos receberão um exemplar do catálogo 2010.


Por meio do catálogo os produtores independentes poderão se conectar a rede e conhecer os trabalhos produzidos no País. As gibitecas interessadas em receber um exemplar deve enviar o pedido para o endereço postal do projeto.Versão onlineOs dados do catálogo ficarão disponíveis na Internet no site http://www.amigosdacultura.com.br/ .

terça-feira, 29 de junho de 2010

ORIGAMI, no BIGORNA!


Lançamento Origami # 1
Por Matheus Moura
29/06/2010

A série Origami (formato PDF, 35 páginas), produzida e roteirizada por Marcos Ronin, acaba de ser disponibilizada para download pelo coletivo República dos Quadrinhos. Para tanto foi criado um selo especial chamado Amostra Grátis, que visa divulgar tiras e outras produções experimentais ou de vanguarda que primem pelo ineditismo, pela criatividade ou por apresentar um discurso novo, seja verbal ou visual. Origami narra a saga do samurai Itto Origami, o Kirikami (ou corta-papel), um samurai a serviço de seu senhor feudal. A série Origami é inspirada, e homenageia, a saga Logo Solitário e Samurai Executor de Goseki Kojima e Kazuo Koike.
Para baixar gratuitamente seu exemplar clique aqui.
Fonte: Bigorna

sábado, 26 de junho de 2010

ORIGAMI estreia o AMOSTRA GRÁTIS!

Mal acabou o Tomo I da série ORIGAMI e a RQ já está disponiblizando para o download na íntegra toda essa fase, muito bem produzida e roteirizada por Marcos Ronin, o samurai natalense. A proposta do selo AMOSTRA GRÁTIS é exatamente divulgar tiras e outras produções experimentais ou de vanguarda que primem pelo inéditismo, pela criatividade ou por apresentar um discurso novo, seja este verbal ou visual. ORIGAMI é uma série que sintetiza bem o ideal da nossa proposta. Para quem não conhece o título fica o convite para experimentá-lo e para quem já leu uma ou outra ou todas as tiras, aí está a oportunidade de guardar com muito carinho toda a saga do samurai Itto Origami. Bom deleite!

domingo, 20 de junho de 2010

Vai um cafézinho aí?

Igor Cerqueira é um dos integrantes da segunda formação da RQ e é um dos poucos fundadores originais do Tirando Uma que continua a postar regularmente em nosso blog. Ficamos muito felizes com a regularidade, disponibilidade e fidelidade, mantida por esse brasiliense porreta por já quase um ano conosco. Dono de um traço bastante singular, quase caligráfico, mas de um discurso suave e bem humorado (mas que sabe ser sarcástico quando precisa), Igor conquistou seu espaço e respeito entre colegas e admiradores de seu trabalho. Agradecemos por sua amizade e permanência ao nosso lado nessa jornada insólita e ficamos muito gartificados com a divulgação permanente que vem fazendo dos nossos trabalhos. Um brinde à você, nobre colega! Seja com café ou simplemesmente com uma boa dose de sua deliciosa Borra...


sábado, 19 de junho de 2010

Êxito nas Oficinas de Introdução ao Roteiro realizadas na UFRN

Por Joseniz (19-06-2010)
Nos dias 18 e 21 de Maio, foram realizadas as oficinas de Introdução ao Roteiro, ministradas por Marcos Guerra com o auxílio de Nivânio, no Departamento de Artes da UFRN. Foram cerca de seis horas de intenso trabalho com a elaboração de roteiros e o estudo de sua estrutura. Nivânio no decorrer da oficina, mostrou que também é um roteirista de mão cheia e apresentou um conto curto escrito por ele. A oficina teve grande aceitação e participação do público. Ao final do último dia, Marcos Guerra lançou a proposta de manter este trabalho de forma contínua na universidade. Fica agora a missão de tornar a Arte Sequencial, com Marcos Guerra representando a República dos Quadrinhos, um projeto de extensão permanente na UFRN e que este mesmo êxito se repita com a exposição da CIENTEC este ano.

John Lennon... Ops! Marcos Guerra falando sobre a estrutura de um roteiro.






Ken Parker, uma das inúmeras referências indicadas por Marcos Guerra.







O público das oficinas se manteve atento e participativo durante as oficinas realizadas na UFRN.





Vinicius tirando dúvidas para fechar seu roteiro.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Oficina no Semente Cidadã, promete!

Mas uma ação sócio-cultural da RQ teve início.
Oficinas na ASPIPERN começaram hoje.

Gente pra bebéu compareceu na abertura.

A galerinha mandando ver.

A criatividade foi estimulada nesse nosso primeiro encontro

Noções básicas de desenho, material ideal e dinâmicas de grupo (desenhos cego e coletivo)

terça-feira, 8 de junho de 2010

VLW SAGA!

Animador, mestre de cerimônias, cosplayer, palestrante, o jovem e talentoso Bruno Saga se superou em nosso evento na UnP, mostrando uma polivalência e dinâmica energética que poucos super-herois possuem, seja nos quadrinhos ou no mundo real. Ficamos muito gratos por sua participação que em muito abrilhantou o encerramento da Expo Mitos e Herois. Ele e seus superamigos fecharam com chave de ouro o que já tinha sido bom demais. Valeu, Grande Saga! A RQ está em débito com você e sua intrépida trupe, mais uma vez. E mais esperamos a oportunidade de tê-lo muito em breve em uma de nossas edições da revista SOQ!. Sucesso!





Oficinas começam nesta quinta

As nossas oficinas de desenho tem início na próxima quinta-feira, dando início a parceria com o Projeto Semente Cidadã da Guarda Municipal de Natal. Elas ocorreram até dezembro, sempre as quintas-feiras das 15h às 17h, no espaço da Associação dos Policiais Militares Inativos Pensionistas do Estado do Rio Grande do Norte - ASPIPERN, no Cj. Soledade II.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...