quarta-feira, 11 de maio de 2022

ONOMATOPEIA entrevista Beto Potyguara

 

[Onomatopeia Entrevista] BOOM! Beto Potyguara: explorando os quadrinhos e suas infinitas possibilidades

Dos quadros de tiras e páginas de gibis para a sala de aula. Esse é o caminho pelo qual o professor[1] Beto Potyguara tem levado o debate sobre temas e elementos das Histórias em Quadrinhos, bem como suas possíveis aplicações pedagógicas. Além  de educador, Beto é cartunista e roteirista com colaborações em diversas publicações e tem militado em diferentes frentes, atuando como um fomentador da sétima arte; promovendo eventos, palestras e cursos que ajudam a popularizá-la e possibilite o surgimento de um novo público leitor.

Beto Potyguara tem atuado como Ilustrador, roteirista, pesquisador e divulgador das HQs independentes.

quarta-feira, 4 de maio de 2022

ONOMATOPEIA debulha "Carcará, cabra pió num há!"

 

[Resenha] Carcará, Cabra pió num há

Carcará, Cabra pió num há (2010) é uma revista em quadrinhos composta pelas historias a Peleja de djabo com o satanás O dia em que o Saci virou perneta, ambas retratadas como causos bastante fantasiosos pela arte e roteiro de Beto Potyguara.  

“Carcará” se inspira nas xilogravuras e na literatura de cordel para criar uma obra inovadora.

A primeira, conta o confronto entre os cangaceiros Lampião e Carcará ou, como o próprio texto proclama: “o djabo pernambucano” e o “satanás potiguar”. Na história, Lampião passava pelo Seridó com seu bando quando é abordado por Carcará, dando inicio à batalha. A notícia “do cacete do século” se espalha e chama atenção “de gente honesta a vigarista” que se amontoa para acompanhar a peleja “que o capeta no inferno quis evitá”. O segundo conto narra a desavença do protagonista com o Saci que, “Perdeu a noção do perigo” e “atiçou o fio do cão” e, como o título antecipa, deixou sequelas para a figura folclórica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...