terça-feira, 29 de setembro de 2015

Campanhas potiguares no CATARSE

Os 30 anos de She-Ra, a Princesa do Poder

She-Ra
Por Marcus Ramone
Data: 28 setembro, 2015

Das figuras de ação aos quadrinhos, conheça a curta, mas marcante história da irmã gêmea de He-Man.


No último dia 9 de setembro, foram celebrados os 30 anos de uma série de desenhos animados que marcou a infância de muita gente em diversos países: She-Ra, a Princesa do Poder.
A bela guerreira surgiu na esteira do sucesso de He-Man e Os Mestres do Universo, linha de figuras de ação da Mattel que estourou como uma série de animação e nas revistas em quadrinhos.

É O QUÊ??? Capitão Camisinha e Vagina-Maravilha??!!!

Esquadrão do Sexo

Capitão Camisinha e Vagina-Maravilha: aventuras na cidade do sexo

Por Marcus Ramone - UHQ
-Data: 25 setembro, 2015
Eles são uma inusitada equipe de super-heróis e atendem por codinomes como Capitão Camisinha, Vagina-Maravilha e Poderosa Papa Nicolau, combatendo o terrível vilão Esperminador, que deseja infectar toda a população da Cidade do Sexo com doenças venéreas.
Os personagens formam o Esquadrão do Sexo e fazem parte do game online Adventures in Sex City, iniciativa de um órgão de saúde pública de London, província de Ontário, no Canadá, e pretendem guiar crianças e jovens pelo caminho livre da gravidez fora de hora e das doenças sexualmente transmissíveis.

Lançamento de AURORA em Sampa!

No dia 8 de outubro, a partir das 18h30, o ator e roteirista Felipe Fogosi lança sua primeira graphic novel na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.
“Aurora” é um thriller de ficção científica que conta a história de Rafael, pescador que presencia um fenômeno natural nunca visto antes. Essa experiência o transforma em algo maior que um simples humano, um herói moldado pela evolução natural que acaba perseguido pelo governo americano por conta de seus poderes.
É a história clássica de um homem comum que se encontra em uma situação extraordinária e acaba por se descobrir herói”, conta Felipe, que se uniu ao Instituto HQ para concretizar o projeto.
A história mistura fatos científicos e questões filosóficas. “Como fã do gênero, penso que as melhores histórias partem de premissas reais combinadas de forma inusitada e levadas às últimas consequências, então pesquisei muito para que cada termo científico usado, cada dado técnico citado gerasse uma sensação de verossimilhança no leitor”, explica.
O autor levou dez anos entre a ideia original e seu lançamento, período dedicado à pesquisa exigida pelo projeto: “A pesquisa foi extensa, detalhada, começando com os locais onde se passa a história, dados sobre astronomia e astrofísica, sobre partículas cósmicas, precessão dos equinócios, neandertais versus homo sapiens, aceleradores de partículas, agências de pesquisa militar, maçonaria e por aí vai”, relata.

Palestras fortalecem capacidade de interpretação das crianças do Programa Semente Cidadã


Divulgação Semdes
A Coordenação Pedagógica do Programa Semente Cidadã (Prosemc) operacionalizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN), iniciou um novo estágio de atividades educativas direcionadas as crianças e adolescentes do Prosemc. A medida implantada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) tem o objetivo de ampliar a capacidade de interpretação e de conhecimento dos alunos, que deve ser alcançada por meio de palestras que incentivem a capacidade do pensar e do agir consciente.

sábado, 26 de setembro de 2015

Primas

Alto contraste em Primas 
Uma HQ sobre putaria de um ângulo diferente
Por Edgar Franco - MARCA DE FANTASIA 
É difícil falar sobre a prostituição sem cair nos extremos de superproteção ou abominação dessas mulheres que exercem aquela, que segundo o velho clichê, é a profissão mais antiga do planeta. "Primas" já desperta imediatamente o interesse por ser um produto artístico fruto de um estágio pós-doutoral realizado pelo artista e pesquisador Alberto Pessoa na área de sociologia. A obra trata da prostituição em regiões pobres da Paraíba, e foi baseada em uma pesquisa mais extensa
sobre o tema realizada pela professora Loreley Garcia, do departamento de Sociologia da Universidade Federal da Paraíba.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Quadrinhos não são feitos para crianças?

A piada mortal
Por Marcus Ramone - UHQ
Há pouco mais de oito anos, publiquei no Universo HQ um texto sobre um jornalista norte-americano que escrevera um instigante artigo cujas palavras haviam repercutido bastante entre os fãs de HQs nos Estados Unidos. Na matéria, ele afirmara que quadrinhos não são feitos para crianças.
Isso também repercutiu no Brasil, com blogs e fóruns de debates sobre quadrinhos levantando questões como “Isso se aplica em nosso país?”, “Mas como dizer que quadrinhos de super-heróis são coisa de adulto, se a própria essência de histórias com superseres fantasiados é ingênua e infantil?” ou “Seria isso apenas uma fase?”.
Passados quase dez anos, o que mudou, lá e aqui? Independentemente da resposta, o assunto ainda é interessante e merece uma nova rodada de debates. Eis o momento de revivê-lo.
Segue abaixo, na íntegra, o texto que escrevi em março de 2007.

Turma do Gabi 40 Anos chega a Fortaleza

Exposição Turma do Gabi 40 Anos acontece no

Shopping Benfica em Fortaleza


Turma do Gabi em Fortaleza

Durante o mês de Outubro “Mês das Crianças” o Shopping Benfica de Fortaleza ira realizar a exposição “Turma do Gabi – 40 Anos” que conta a trajetória dessa turminha do bem, que começou a ser criada pelo cartunista e escritor Moacir Torres no ano de 1975.

De lá para cá os personagens foram publicados em dezenas de jornais brasileiros e em centenas de revistas próprias por diversas editoras do Brasil e da Europa.

Foi e continua sendo publicados os e-books da turma em plataformas como: Amazon, Kindle, Social Comics, Saraiva, Calaméo e muitos outras.

Uma bike, uma vida: campanha utiliza HQs em sua chamada!

No dia em que se estimula o uso de modos de mobilidade alternativos ao carro, queremos chamar atenção para bicicleta como meio de transporte na nossa cidade.

Natal é uma das cidades mais atrasadas do país em relação às políticas públicas voltadas para ciclistas. E isso vai desde as condições de tráfego seguro (boas ciclovias e ciclo faixas) até a ausência de campanhas educativas – efetivas - que estimulem a boa convivência no trânsito.

Homenagem os 50 anos do zine "Ficção" de Edson Rontani na Gibiteca de Santos

A Gibiteca de Santos, Posto 5, vai dedicar dois finais de semana de outubro parahomenagear os 50 anos do zine "Ficção" de Edson Rontani com debates, exposição, oficinas e lançamentos.
Fanzines são revistas autorais com as mais diversas linguagens, temas e formatos. Os eventos acontecem a partir do próximo dia 16, com entrada gratuita, a partir das 16h. A coordenação é do Prof. Dr. Gazy Andraus, do fanzineiro Fabiano Geraldo e da própria Gibiteca.
.
Os fanzineiros que quiserem expor ou trocar suas publicações podem fazê-lo durante todos os dias do evento. A Gibiteca também aceitará doações de fanzines neste mesmo período.
Confira a programação:

O diário de Virgínia

O belo traço de Cátia Ana n'O diário de Virgínia
A imersão n'O diário de Virgínia
Por Henrique Magalhães - MARCA DE FANTASIA
A série Corisco dedica-se à promoção de histórias em quadrinhos experimentais, que fujam dos processos convencionais de criação e produção comerciais. Nesse contexto insere-se perfeitamente O Diário de Virgínia, de Cátia Ana, que utiliza os recursos da informática para desenvolver suas comoventes narrativas gráficas. A revista que lançamos é só uma parte da longa série iniciada pela autora na internet em 2011, mas que nos dá uma boa amostra de sua arte repleta de expressividade tanto nos textos quanto nas imagens. 
Segundo Cátia Ana, "o projeto de O Diário de Virgínia nasceu de uma necessidade de entender e lidar com alguns aspectos da minha vida (dificuldades financeiras, falecimento da minha mãe, falta de perspectivas, virgindade). Busquei nas histórias em quadrinhos um gênero onde pudesse me expressar, iniciando assim um processo catártico e curativo.Visando um suporte onde pudesse criar e publicar minhas ideias me voltei para a internet". 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...