Utilização das histórias em quadrinho na sala de aula
Os quadrinhos são uma forma de arte visual, sequenciada, que utiliza
de recursos como balões de fala para representar críticas à sociedade,
ironizando muitas questões atuais. Desta forma o uso deste material é
importante, faz com que o aluno compreenda a linguagem empregada para se
fazer a crítica utilizando de novos instrumentos para estudar várias
temáticas. A própria elaboração de charges também é um recurso que pode
ser bem explorado, fazendo com que o aluno represente determinado tema a
partir do seu ponto de vista, numa linguagem gráfica, que muitas vezes
não está acostumado a utilizar.Desta forma, segue abaixo alguns exemplos de quadrinhos que podem ser utilizados em sala de aula, a partir de alguns autores conhecidos popularmente, trabalhando assim diversos eixos da Geografia com este material.
Carlos Lattuf e os Grandes Eventos Brasileiros
O Brasil vai ser palco nos próximos anos de grandes eventos mundiais: a Capa em 2014 e as Olimpíadas de 2016. Alvo de grandes investimentos públicos e modificações nos municípios para construção de infraestrutura os eventos tem recebido bastante critica pelo fato dos governantes darem prioridade a essas obras do que a educação e a saúde, por exemplo.
No âmbito da Geografia Escolar essa temática pode ser trabalhada de diversas formas: questões de geografia politica, alteração da paisagem através da ação humana, cultura do pão e circo, problemas urbanos como o deslizamento nas áreas periféricas, alagamento, e etc.
O cartunista carioca Carlos Latuff conhecido internacionalmente pelas charges politicas e criticas tem realizado um trabalho muito interessante que pode ser utilizado na sala de aula como pontapé inicial de um debate.
É importante enfatizar que como qualquer tipo de arte a charge também demonstra a opinião do artista e no caso vai contra as politicas do atual prefeito do Rio de Janeiro – Eduardo Paes e do governador Sergio Cabral, ambos do PMDB.
“Cabral e a Tocha Olímpica”