A iniciativa é da Editora DCL e, num primeiro momento, vai lançar adaptações de clássicos da literatura universal produzidas pela editora indiana Campfire, especializada em graphic novels.
O anúncio oficial da Farol HQ aconteceu na Bienal do Livro de São Paulo. Dos dez títulos programados para este ano, quatro foram lançados no evento literário: Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll, Moby Dick (Herman Melville), Viagem ao Centro da Terra e Vinte Mil Léguas Submarinas (ambos de Júlio Verne).
Em release, a editora de Literatura da DCL, Daniela Padilha, não nega que o foco sejam as escolas, possivelmente por meio de programas governamentais como o PNBE e similares: “Nosso principal direcionamento será de adaptações de clássicos, para serem usados em sala de aula como mais um gênero de trabalho”.
Nenhum problema quanto a isso. Papo de Quadrinho teve acesso a três destes títulos e, de fato, são adaptações bastante fiéis aos textos originais. Isso somado à uma arte competente e ao bom acabamento proporcionado pela DCL podem ser ferramentas poderosas para abrir os caminhos da literatura universal aos jovens.
Para os mais experientes, que já tiveram acesso às obras originais, não deixa de ser uma boa releitura. - 08.10.10
Nenhum comentário:
Postar um comentário