Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

DC 75 Anos - Parte 3

Especial Crossovers Marvel e DC: Superman VS. Homem Aranha I

Releitura da capa clássica capa do crossover feita por Alex Ross
Tudo bem pessoal?Hoje começaremos a falar dos crossovers Marvel & DC e de cara o primeiro é o clássico Super-Homem e Homem Aranha I!

Super-Homem & Homem-Aranha I


A clássica capa por Ross Andru

No início dos anos 70, foi sugerido a os editores da Marvel, Stan Lee, e ao editor da DC, Carmine Infantino, um filme crossover entre Superman e Homem Aranha, porém como já havia um filme do Superman planejado e uma série de TV do Homem Aranha, o projeto foi engavetado.


Em 1975, DC e Marvel trabalharam juntos pela primeira vez na adaptação do filme o Mágico de Oz para os quadrinhos, a idéia do encontro entre os dois heróis voltou à tona e então foi decidido que o primeiro encontro entre heróis da DC e Marvel seria publicado em uma edição especial produzida por: Gerry Conway (roteiro), Ross Andru (arte)- ambos já haviam trabalhado com os dois personagens e conheciam seus universos- e Dick Giordano (arte-final);além de Terry Austin, Joe Rubinstein e Bob Wiacek terem ajudado na arte finalização sem serem creditados; e Neal Adam ter retocado o rosto e anatomia do Homem de Aço assim como John Romita, Sr. fez com os rostos de Homem Aranha e Mary Jane, sem serem creditados.A edição foi um sucesso tão grande que possibilitou um segundo encontro entre os dois heróis e entre outros personagens Marvel & DC.
No Brasil: A história foi publicada em Almanaque dos Heróis: Super-Homem contra o Homem Aranha da Ebal de 1977, uma edição rara em formato gigante e colorida que é disputada a tapas por fãs até hoje; Também foi publicada pela editora Abril duas vezes:em 1986 e em 1993 pela série Grandes Encontros Marvel & DC, mais precisamente na edição Nº 1, essas duas em formatinho.

A História:Nota:Esta historia se passa no período Pré-Crise da DC e se passam na batizada "Terra Crossover", ou seja não valem tanto na cronologia da DC quanto a da Marvel.

A história se inicia enquanto Lex Luthor usa um robô gigante para destruir a cidade, Dr. Octopus tenta roubar o Museu metropolitano de Nova York, usando inclusive sua nave: o "Octopus Voador".

Os dois acabam sendo presos, mas um acaso do destino faz que eles acabem se encontrando em uma penitenciaria, os vilões armam uma fuga em conjunto e decidem se unir para derrotar Superman e Homem Aranha e dominar o mundo.


Para tal ação os vilões decidem utilizar um raio desintegrador, roubado do quartel-general da Liga da Justiça, capaz de destruir o planeta e tem o plano de chantagear os governos, exigindo 10 bilhões de dólares.

Enquanto isso Clark Kent (Superman) e Peter Parker (Homem Aranha) estão com suas namoradas em evento da NASA sobre o lançamento de um satélite, é quando Luthor, disfarçado de Superman, seqüestra Lois Lane e Mary Jane Watson, as duas futuras esposas dos heróis.
Peter corre para se transformar em Homem Aranha assim como Clark corre para se transformar em Superman.

Os dois acabam se encontram nos céus de Nova York, com o Homem Aranha culpando Superman de raptar Lois Lane, os dois começam a discutir com Luthor e Doutor Octopus observando tudo de um prédio, Luthor então irradia Homem Aranha com uma arma que reproduz a luz do Sol Vermelho (que enfraquece o homem de aço), assim o cabeça-de-teia nocauteia o último filho de Krypton, os vilões adoram, pois tal luta fará que os dois heróis se destruam.Porém, a radiação se dissipa e Homem Aranha, se achando o máximo, continua batendo em Superman que nem sente nada e é quando o aracnídeo tem uma surpresa desagradável, a maravilha de Metropolis perde a calma e desfere um murro contra o rosto do Homem-Aranha, mas se detém a tempo de evitar acertá-lo. Entretanto, o deslocamento de ar gerado pelo movimento do punho do Homem de Aço joga o Cabeça-de-Teia muito longe, fazendo-o atravessar um prédio.
Mas os heróis finalmente percebem quem são os reais inimigos e se unem.
Os heróis saem a caça dos vilões e os encontram, um duelo acontece e felizmente os heróis saem vencedores e suas garotas salvas, já os vilões acabam presos.
A história termina com um encontro em conjunto entre os casais.
Superman VS. Homem Aranha II
Propaganda anunciando o segundo encontro!
Vamos continuar nosso especial sobre Crossovers Marvel & DC:


Super-Homem & Homem Aranha IIArte pintada de Bob Larkin a partir de um layout de John Romita, SR.


Devido ao grande sucesso do primeiro crossover entre personagens DC & Marvel, Superman contra Homem Aranha de 1976, em 1981 foi publicado o segundo encontro entre Superman e Homem Aranha em Marvel Treasury Edition #28: Superman and Spider-Man.


Outra propanda que anunciava o crossover!


A edição foi produzida por: Jim Shooter(roteiro, com sugestões de argumento de Marv Wolfman), John Buscema (arte), Terry Austin, Klaus Janson, Bob Layton, Steve Leialoha, Bob McLeod, Al Milgrom, Josef Rubinstein, Walter Simonson, Joe Sinnott e Bob Wiacek (arte-final). Um dos pontos fortes da edição é a participação de Hulk e Mulher Maravilha, a troca de jornais de Clark e Peter.


No Brasil: Foi publicado pela RGE na edição especial: Super-Homem e Homem-Aranha de 1981 e depois publicado duas vezes pela Editora Abril: em Super-Homem e Homem-aranha Juntos Novamente e na série Grandes Encontros Marvel & DC número 4.


A História:
A história começa em Manhattan, com o Homem Aranha enfrentando criminosos armados com rifles laser equipados com computadores de mira. O herói vence sem dificuldades os bandidos, sem saber que estava sobre um dos inúmeros complexos construídos pelo Doutor Destino ao redor do mundo, mais uma peça de seu Projeto Ômega de conquista global. Nisso, a cena muda para a sala do editor do Clarim Diário, J. Jonah Jameson, que ordena a Peter Parker tire fotos do Hulk, aparentemente irracional, que está se dirigindo para Metrópolis, lar do Superman. O Golias Esmeralda logo entra em confronto com o Homem de Aço, que tenta pará-lo sem lutar, porém sem sucesso. Os dois começam um embate, até que ambos são soterrados por destroços de um edifício.É quando Peter chega. Pensando que o Hulk estava adormecido, Superman é surpreendido com um soco do Hulk, que o joga o kryptoniano para bem longe. O Gigante Esmeralda recomeça a destruição da cidade, quando o Homem-Aranha aparece para enfrentá-lo, sendo interrompido pela chegada do Superman, que leva um murro poderosíssimo do monstro no peito e nem sente (vale lembrar que no período Pré-Crise, Superman era um considerado um semi-deus). Com sua visão microscópica, o herói de Metrópolis identifica um dispositivo sonoro responsável pela fúria do Hulk e o retira do mostro que se acalma e volta a ser o seu alter ego, o Dr. Banner. Na verdade Hulk estava sendo controlado pelo Dr Destino, sendo uma parte de seu grande plano secreto. O Dr. Bruce Banner é levado por custodia pelo Laboratório STAR onde os cientistas tentam descobrir uma cura para sua condição, porém logo é sequestrado pelo Dr. Destino. Sem que ninguém perceba, a destruição provocada pelo Hulk liberta o Parasita (inimigo do Homem de Aço que tem a capacidade de absorver as energias e poderes de quem está perto dele). O Superman, porém, não foi enganado e vai a uma embaixada da Latvéria em Nova York, para investigar suas suspeitas. As suspeitas são confirmadas quando o herói cobra respostas do Dr. Destino, sendo atacado com kryptonita. Conseguindo se livra da armadilha o kryptoniano ameaça o Dr. Destino, entretanto nada pode fazer contra ele, pois o governante da Latvéria tem imunidade diplomática. O Superman deixa então a Embaixada.
Enquanto isso, Clark Kent tira uma licença e se junta a equipe do Clarim Diário de Nova York, e tem que agüentar o rabugento J.J Jameson. Já Peter Parker vai vender suas fotos para o Planeta Diário. O Homem de Aço ruma para a Latveria (país onde Destino é rei) para colher mais pistas do plano do Dr. Destino,quando a cena muda para o laboratório de Destino, onde ele mantém o Hulk preso. Em Metrópolis, o amigão da vizinhaça, Homem-Aranha, está fazendo uma ronda noturna, quando acaba caindo na sede do projeto Ômega e lá encontra a Mulher Maravilha que esta seguindo o mesmo caso (na verdade Destino plantou evidências a fim de seduzir a Mulher Maravilha, cuja captura também faz parte de seu grande plano). Os dois heróis acabam se confrontando, devido maquinações de Destino, mas rapidamente os dois se entendem e vêem que estão do mesmo lado.
Porém, enquanto conversavam, os capangas do vilão atacam os heróis e capturam a Amazona sem que o Amigão da Vizinhança possa fazer nada, mas o Homem-Aranha escapa e segue os raptores dela para a destinação deles, onde ele escuta a conversa do Dr. Destino com o Parasita e finalmente descobre a verdade sobre o projeto Ômega .O monarca da Latvéria colocou várias instalações Ômega posicionadas por todo o planeta e quando acionadas vão transformar todo o petróleo e os combustíveis atômicos em areia, além de inutilizar todo o armamento mundial. Então ele será o único a oferecer energia aos povos da Terra, com seu reator de fusão. Destino conta ao Parasita que precisa dele como seu braço direito e protetor, pois muitos tentarão se opor quando seus planos se concretizarem.

O Escalador de Paredes sai da instalação e vai buscar ajuda quando encontra com o Superman, que estava observando o local. Após saber de tudo pelo Homem-Aranha, o Homem de Aço dirige-se ao interior da instalação, sendo seguido pelo Aracnídeo que havia sido deixado para trás pelo kryptoniano.


Ao chegar, o Superman é atacado pelo Parasita, mas o herói consegue prendê-lo. Em seguida,
Destino envia um robô para atacar o Homem de Aço, que conta com a ajuda do Homem-Aranha. O Parasita consegue se libertar e absorve uma parte dos poderes do Amigão da Vizinhança. Ao destruir o robô, o Superman vai atacar o dr. Destino mas é surpreendido com partículas de kryptonita, desmaiando e o aranha é derrotado pelo Parasita, que absorve totalmente seus poderes. O Parasita pensa que absorverá os poderes combinados do Hulk, da Mulher Maravilha e do Superman. Mas o que ele não sabe é que a máquina do Dr. Destino que fará a transferência dos poderes dos heróis, vai transformá-lo numa massa cristalina para ser usado no reator de fusão de Destino.

Mas antes de entrar na máquina de transferência, o Parasita (que absorveu os poderes do Aranha) sente o sentido de aranha e percebe que é uma armadilha, os dois vilões começam a lutar entre si, enquanto que o Aranha retira com sua teia as partículas de kryptonita que encobriam a pele e o uniforme do Superman. Livres, os heróis vão confrontar os vilões. O Superman pega uma das luvas do Dr. Destino, deixando o vilão fugir, para poder enfrentar e derrotar o Parasita.

Os heróis percebem que o reator de Destino está avariado, restando poucos minutos para explodir. Enquanto o Superman entra no núcleo do reator para tentar conter a explosão, com o Aranha usando seus conhecimento científicos para conserto dos controles do maquinário. A dupla consegue conter a explosão e vão atrás do Dr. Destino, que consegue entrar na embaixada da Latvéria antes de ser capturado, pois lá ele tem imunidade.
A história termina com os dois heróis voltando aos seus respectivas cidades e jornais.

Outros encontros dos dois heróis:
  • Os heróis depois se encontram em Marvel VS DC série 1 onde Peter Parker vai travalhar no Planeta Diário recem-adquirido por J.J Jameson e encontra Clark Kent, que dá um chega pra lá nele quando Pete dá em cima de Lois Lane.Nesta mesma mini Homem Aranha luta com Superboy.
  • Em Marvel VS DC série 2 atuando juntos para derrotar Venom.
  • E em um quadrinho de LJA/Vingadores mostra um jornal onde Clark Kent(Superman) entrevista o Homem Aranha.
--------------------------------------------------------------------
Agradecimentos mais que especiais a: Sérgio Roberto, o Kalsergio, grande fã do Superman e particapente de vários fóruns entre ele o Fórum Miolos onde é Moderador;a Wendell Lima, professor e jornalista, lá da comunidade do Superman no Orkut; Arthur Matos,Moderador do Fórum Panini.
Batman Vs O Incrível Hulk
Arte de Jose Luís García-López

Devido ao imenso sucesso dos dois encontros entre Superman e Homem-Aranha, os editores da DC e Marvel decidirem produzir mais um crossovers entre seus personagens e a escolha foi surpreendente: Batman e Hulk foram os selecionados para figurar o mais novo encontro Marvel e DC.


A história chamava atenção pelo desequilibro de forças.Batman é apenas um homem comum dotado de grande intelecto, já o Hulk era um gigante dotado de grande força física e uma mentalidade infantil.Esse foi o slogan para promover o encontro: “Quem ganha essa batalha, a inteligência ou a força?”.


O crossover, publicado em DC Special Series 27.Os escolhidos para a produção da história foram: Lein Wein, que certa vez disse sobre o crossover:
“Quando fui abordado por Julius Schwartz, o editor da DC, e recebi dele a proposta de fazer um trabalho com os dois heróis, bati um recorde olímpico de velocidade para chegar até minha mesa de trabalho.”
Já o desenhista escolhido foi o magnífico Jose Luís García-López, que deu a história desenhos exuberantes, já o arte-finalista foi Dick Giordano.


A escolha dos vilões da história também teve um surpresa: se o Coringa era a escolha óbvia para ser o inimigo do Batman no encontro, Lein Wein surpreendeu ao escolher o vilão alienígena Figurador como o vilão do Hulk.


Nota: O Figurador é um alienígena de pouca criatividade que viaja pelo o universo absorvendo os sonhos das criaturas para torná-los realidade. Apenas assim ele sacia sua vontade de criar.


Nota(2): Este encontro se passe no período pré-crise da DC, ou seja não vale na cronologia de ambas as editoras.
No Brasil a história foi publicada pela primeira vez pela Ebal em um edição muito elogiada até hoje e depois pela Abril em formatinho, na série Grandes Encontros Marvel e DC

A Trama

A história começa com a realidade em Gotham City sendo alterada. O motivo desse caos é o Figurador, que perdeu o controle de seus poderes e caiu na Terra para pedir ajuda.Vendo no Coringa uma mente única para seus poderes criativos, o vilão alienígena pede ajuda ao Príncipe Palhaço do Crime, que vê nisso tudo uma grande oportunidade de conseguir poderes para tornar seus sonhos insanos em realidade, já que os dois fizeram um trato.


A única forma de restaurar os poderes do Figurador é usar uma arma de raios gama desenvolvida pelos Laboratórios Wayne, onde o aparentemente pacato funcionário David Banks trabalha.


Coringa e seus capangas invadem o Laboratório para roubarem tal máquina capaz de restaurar os poderes do Figurador. É quando David revela ser Bruce Banner disfarçado (em busca de uma cura para sua maldição planejando usar a arma gama) ao se tornar o Hulk quando agredido pelos capangas do vilão insano, porém depois de muita devastação Batman entra em ação.

Batman ao chegar presencia Hulk tentando quebrar a arma de raios gama e Coringa tentando impedir, o Homem-Morcego é surpreendido quando o vilão de cara branca faz Hulk pensar que o cavaleiro das trevas é um inimigo seu. Com isso Hulk parte para cima do herói de encapuzado e uma batalha desproporcional começa.


O Golias esmeralda quase quebra a espinha do herói urbano, que reage e usa bombas de gás capazes de fazer elefantes adormecerem, porém Hulk prende sua respiração, mas não contava com um potente chute de Batman em seu abdômen que o faz respirar o gás e volta a ser Bruce Banner, já o Coringa foge com a arma de raios gama.
Enquanto os dois Bruce se unem, o Príncipe Palhaço do crime usar a arma gama para restaurar os poderes do Figurador, porém o plano não da certo pois Coringa e o vilão alienígena continua perdendo seus poderes e sua mente.


Em um Navio/Laboratório das Empresas Wayne, Hulk é capturado aparentemente pelo o exército, que usa uma criatura amarela gigante capaz de modificar sua estrutura.O Golias esmeralda é levado até o Coringa onde se descobre que o exército e a criatura são frutos da imaginação de um capanga de Coringa, que se tornaram realidade graças ao que restou dos poderes do Figurador. Enquanto isso em Gotham, Batman descobre pistas que o leva para o esconderijo do Coringa.Coringa pretende usar Bruce Banner para ajustar a arma gama. Porém Hulk foge de sua prisão e começa a destruir o esconderijo e quando chega perto do Figurador, o vilão alienígena tem parte de seus poderes restaurados, enquanto o monstro foge, o vilão espacial descobre que algo na radiação que Hulk emite o ajuda. Com isso o Figurador pede ao Coringa aprisionar o Golias Esmeralda, uma tarefa difícil.


O vilão tem um plano genial, usar Batman para derrotar Hulk, ele explica a Batman que essa é única maneira de tirar o poderoso Figurador do planeta, com isso o cavaleiro das trevas aceitar se unir ao seu algoz na missão de achar e levar Hulk ao Figurador.


Batman acha Hulk e mais uma luta acontece, dessa vez o monstro leva a melhor ao derrubar um edifício encima do herói orelhudo. Mas Batman sobrevive e disfarçado como um velhinho cego ganha a confiança de Hulk e o convence a ir junto ao Coringa.

Quando eles chegam no esconderijo de Coringa, onde o Figurador espera ansiosamente, Batman descobre a armação de seu arquiinimigo que pretende ganhar poderes, Batman tenta parar Hulk, até os vilões de ambos, que estavam em seus pensamentos, sem tornam realidade, mas a dupla rapidamente os derrota. Mas o Golias se aproxima do Figurador, que é “curado” e cumpre o trato e dá poderes de mudar a realidade ao Coringa, que começa a maltratar Hulk e Batman, mas Batman usa sua inteligência ao desafiar Coringa que ele pode fazer tudo, então depois de mudar a realidade várias vezes tentando mostrar que é possível de usar todo sua imaginação, Coringa esgota seus poderes e o Figurador foge curado.


Ao final Coringa é preso e Batman vê Bruce Banner caminhar solitário pela rua, uma bela homenagem ao seriado de TV do Hulk dos anos 70.

Novos Titãs & X-Men
Devido ao grande sucesso dos outros crossovers Marvel & DC, foi decido que mais seria feito e dessa vez seria um encontro dos mairos sucessos das respectivas editoras na epoca: X-men e Novos Titãs.

A equipe criativa escolhida foi:
Chris Claremont(roteiro), Walter "Walt" Simonson(desenho) e Terry Austin(arte-final). Como parte do acordo seria produzido no ano seguinte uma continuação com a DC no comando.

Lançada no final de
1982, Marvel and DC Presents: The Uncanny X-Men and The New Teen Titans foi um sucesso.

Os Novos Titãs se encontram com os X-Men no Brasil em Grandes Heróis Marvel 1ª Série: Nº 9 e depois em Grandes Encontros Marvel & DC nº 2, ambos da editora Abril.

Nota: Esta história se passa em um período pré-crise da DC, na Terra Crossover. Não valem na cronologia oficial de ambas as editoras.

A Trama

A história começa com Darkseid ajudando Metron a ultrapassar a Muralha, uma construção no fim do universo que contêm os segredos de toda a existência, recebe um aparelho capaz de amplificar um pensamento milhares de vezes. De posse do aparelho, o vilão invade a Mansão Xavier, base dos X-Men, e absorve as memórias que os X-Men guardavam de Jean Grey, antiga Garota Marvel, que se transformou na Fênix, uma entidade capaz de destruir o universo.

Com as memórias dos mutantes, Darkseid descobre a localização de todos os lugares onde a Fênix manifestou seus poderes. A informação então é transmitida para o vilão dos Novos Titãs, o Exterminador, que junto aos Paradêmonios de Darkseid, começa a coletar a energia residual que a Fênix deixou em cada um desses locais.

De noite, os X-Men são assombrados por uma misteriosa aparição de Fênix, que desaparece depois de pedir socorro. Os mutantes pupilos de Xavier descobrem que os lugares onde Fênix manifestou seus poderes estão sendo atacados.

Enquanto isso na Torre Titã, Ravena, sentiu o perigo que se aproximava e os Titãs decidiram procurar a Fênix. Para tanto, Robin, Cyborg, Mutano, Moça-Maravilha, Kid Flash, Estelar e Ravena invadiram a Mansão X a procuraram pistas, mas foram capturados por parademônios enviados por Darkseid, no lugar dos X-Men.

Em outro lugar, os X-Men também foram capturados um a um pelo Exterminador e alguns parademônios. Tudo um plano de Darkseid, que planeja usar a força e a memória dos prisioneiros para trazer de volta a Fênix Negra. Após esse acontecimento, Darkseid revela que com ela, planeja transformar a Terra em um novo Apokolips, o planeta infernal de origem do vilão.

Os Titãs e os X-Men decidem se unir contra seus adversários. É ai então que a verdadeira batalha aconteceu, enquanto os outros deram conta dos parademônios e do Exterminador, o Professor X e Ravena se uniram para destruir a Fênix.

Os heróis não só conseguem derrotar Darkseid, como também prendem o vilão na Muralha.
A história tinha momentos hilários como Estelar beijando Colossus para aprender russo, Kitty Pride tendo um affair por Mutano e este mesmo assumindo a forma de um dragão atendendo a pedidos de Kitty, que tinha um pequeno dragão de estimação.

Uma curiosidade:
Como o primeiro encontro foi um sucesso, como era de se esperar, Marv Wolfman e George Pérez, que seriam responsáveis pelo segundo encontro, como estava no arcodo, se empolgaram. Wolfman chegou a confirmar que a história teria como vilões o Irmão Sangue e o Clube do Inferno.

Porém, como em 1983, uma série de acusações entre Marvel e DC sobre quem fora o responsável pelo cancelamento do anunciado e muito esperado encontro entre Liga da Justiça e Vingadores (que seria desenhado por Pérez) ocorreram, o projeto foi cancelado assim como destruída qualquer nova tentativa de encontros pelos muitos anos seguintes. Apenas nos anos 90 a DC e a Marvel vieram a se encontrar novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário