Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A batalha de Oliveiros com Ferrabrás: cordel clássico em quadrinhos

Por UHQ - 30.06.11


A batalha de Oliveiros com Ferrabrás
O cearense Klévisson Viana, autor das excelentes HQsLampião... Era o cavalo do tempo atrás da besta da vida eA Moça que namorou com o Bode, acaba de lançar mais uma novidade unindo os quadrinhos e a literatura de cordel.
Trata-se do álbum A batalha de Oliveiros com Ferrabrás(formato 21 x 28 cm, 48 páginas em preto e branco, R$ 30,00, já com frete incluso), no qual Klévisson desenha, com arte-final de Eduardo Azevedo, o texto do poeta paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918).
Esta é a primeira vez que este clássico do cordel, publicado pela primeira vez no Século 18 e que versa sobre um embate ocorrido na época das Cruzadas, é adaptado para os quadrinhos.
A trama, traduzida em heptassílabos por Leandro Gomes de Barros, revive um episódio que alude à tradicional História de Carlos Magno e os Doze Pares de França, romance de cavalaria do padre e médico militar português Jerônimo Moreira de Carvalho.
Na história, Oliveiros, um dos 12 cavaleiros liderados por Roldão (Roland, em francês), enfrenta Ferrabrás, o líder das hordas turcas, que, após saquear Roma e apossar-se de relíquias cristãs, desafia os paladinos de Carlos Magno para um combate. A partir daí, acontece uma árdua peleja entre estes cavaleiros, que são também cavalheiros.
O álbum, patrocinado pela Secretaria de Cultura do Ceará, tem prefácio do escritor baiano Marco Haurélio, edição de texto do jornalista Max Krichanã e produção cultural de Bruno Monteiro.
A batalha de Oliveiros com Ferrabrás, que já conquistou o Prêmio Luiz Sá de Quadrinhos, promovido pela Secretaria de Cultura do Ceará, pode ser adquirido pelo e-mailtupynanquim_editora@ibest.com.br.
A batalha de Oliveiros com FerrabrásA batalha de Oliveiros com FerrabrásA batalha de Oliveiros com FerrabrásA batalha de Oliveiros com Ferrabrás

FIQ 2011- Flashmob (Quadrinhos no Parque)

Por Joseniz - 30.06.11
Já falei anteriormente por aqui sobre o Flashmob e agora divulgo mais detalhes 
sobre o evento aqui em Natal. Antes de tudo, confiram o resultado das votações 
para o local onde acontecerá o Flashmob (Quadrinhos no Parque) aqui em Natal:

GHQ

Praça Cívica do Campus/UFRN 6 votos (50%)

Parque das Dunas 4 votos (33%)

Praça Cívica 2 votos (17%)

República dos Quadrinhos

Praça Cívica do Campus/UFRN 7 votos (58%)

Parque das Dunas 5 votos (41%)

Praça Cívica


Praça Cívica do Campus da UFRN

Sim! Isto mesmo!! O Flashmob Quadrinhos no Parque irá ocorrer na Praça Cívica 

da UFRN!!!

Só relembrando: A idéia do Flashmob surgiu dos organizadores do 7° FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte) com a intenção de promover a 
logomarca criada pelo Maurício de Sousa (que será homenageado no evento) e 
o início das atividades do festival. 
Existem diversos Flashmobs pelo mundo mas ainda não foi pensado em um 
que envolvesse quadrinhos por isto os organizadores convocam as pessoas 
para um encontro no parque em que elas podem ler seus quadrinhos favoritos, 
fazer amizades e se for de interesse trocar sua HQ no parque em um mercado 
de pulgas expontâneo. 
O convite foi extendido e o evento ocorrerá simultaneamente no dia 03 de Julho 
às 10h em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Natal, Vitória, Porto Alegre, Paris (França) e San Francisco (EUA). O evento está sendo organizado em 
Natal pela GHQ, República dos Quadrinhos e Yujô Fest e se houver interesse
 em participar não esqueçam de enviar um e-mail para ghermética@gmail.com ou illyana.himura@gmail.com para confirmar a presença e desta forma nos ajudar na organização. 
O mais importante não é a quantidade mas que as pessoas que estejam presentes 
no encontro realmente curtam quadrinhos. As fotos mais bacanas do evento
estarão disponíveis no site oficial do FIQ.


Domingo é um ótimo dia para ler quadrinhos no parque!

Então é isso! Nos vemos na Praça Cívica do Campus neste Domingo às 10h! 

Não esqueçam de levar seu quadrinho favorito e se alguém tiver interesse em 
fazer alguma intervenção artística durante o evento estejam à vontade! 
Aos artistas do RN, lembro a vocês que já reservamos um estande no FIQ 
em nome da República dos Quadrinhos. Então, se houver interesse em participar, 
entrem em contato conosco até esta Sexta-Feira para dialogarmos à respeito para organizarmos a logística. Eu particulamente já estou cuidando de reservar as minhas passagens e preparar novas revistas para lançar durante o evento. Vou fazer 
questão de ser um dos quadrinhistas que estarão representando o Rio Grande 
do Norte no 7° Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte apresentando 
meus trabalhos artísticos. 
Quando disse que este ia ser o ano do Luz nas Trevas achavam que eu estava 
de brincadeira?


Flashmob (Quadrinhos no Parque)

Local: Praça Cívica do Campus da UFRN (Onde estão localizados o anfiteatro 

e a capela do campus)

Dia e Hora: 03 de Julho à partir das 10h

quarta-feira, 29 de junho de 2011

TRILHANDO em busca de NOVOS HORIZONTES

 
Por Beto Potyguara

O mês de julho trará novidades de perspectivas e de novos projetos individuais e coletivos para a New República dos Quadrinhos. A primeira mudança "Radical" anunciada hoje é o desmembramento do Tirando Uma da República dos Quadrinhos. 
Para os desavisados, o blog foi fundado por mim em setembro de 2009 e houve todo um trabalho bem sucedido de pesquisa por artistas e de marketing de divulgação que resultou na criação da Cooperativa on-line que lançou uma galera de artistas novos e contou com a colaboração de outros já consagrados no mercado editorial brasileiro. 
O Tirando Uma cumpriu a sua razão de ser ao nos projetar nacionalmente e desde janeiro de 2010 nunca mais conseguiu repetir a audiência inicial. Tínhamos anunciado por aqui que se nada mudasse o amálgama ocorreria em março deste ano. A tarefa de revitalizar o blog coube a Joseniz (embora eu também tenha indicado o Tavares,  o Baraldi e o retorno de Vílson, uma nova geração de artistas foi formada sob sua tutela) e ao contrário do que houve com os nossos outros co-blogs (Universo Potyguara, RQverso, ABCdário dos Quadrinhos e o UAUpapers! que foram extintos ou fundidos ao Portal da RQ) cheguei a conclusão que o Tirando Uma não me pertence mais e como tal, não seria justo caber a mim o veredicto final sobre seu destino. 
Na data de hoje me deletei tanto como administrador, quanto como membro, pois desde o início de 2010 não postava nada por lá. Era o editor responsável por contatar os artistas e manter a regularidade das postagens, cargo que Joseniz assumiu desde outubro do ano passado. Toda a sorte do mundo à todos que colaboraram ou ainda contribuem neste portfólio de tiras, sendo membros ou não da República dos Quadrinhos, vocês fizeram parte da nossa história e agora chegou a hora de trilharem seus próprios caminhos sem nossa intervenção. Novos horizontes nos aguardam e mesmo trilhando caminhos paralelos, a RQ sempre será eternamente grata aos artistas que por lá estiveram durante a fase de sua formação e continuará a divugar o Tirando Uma em nossa listagem de link favoritos. Obrigado à todos e sigam em frente...