Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

"Roda de jornal" amplia aprendizado em sala de aula

Por Cruzeiro do Sul
Para aproximar cada vez mais os alunos do contexto real da escrita e de situações do cotidiano da cidade e região, o uso do jornal como instrumento didático vem sendo ampliado na sala de aula. 
Uma das unidades escolares da rede municipal de ensino de Votorantim que trabalha esse gênero textual é a escola municipal "Parizette Jordão Bressane", no Jardim Serrano II, onde os alunos do 2º ano estão desenvolvendo um trabalho de pesquisa e prática dos diferentes tipos de texto que aparecem no jornal, como história em quadrinhos, charges, classificados, entrevistas, resumo de novelas e horóscopo e suas linguagens específicas.
Segundo a professora Rosemeire de Oliveira Queiros, o trabalho começou com uma pesquisa, onde foram coletados diversos jornais do Brasil e de outros países, o que gerou vários questionamentos sobre o que é uma noticia, características dos meios de comunicação e de como estar informado do que acontece na sua cidade e no país pode contribuir para o exercício de cidadania.

"As partes de um jornal também foram exploradas, como por exemplo, localizar uma manchete, os diferentes cadernos, os artigos e suplementos. Fomos percebendo a riqueza de diversos textos existentes em um só jornal." destacou a professora. "Esta diversidade textual pode ser explorada como recurso didático, estimulando a leitura e a escrita de textos, o que favorece a oralidade e é um estímulo ao aluno durante a "roda de jornal" para expressar suas idéias e opiniões", concluiu Rosemeire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário