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quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Rosie, a robô dos Jetsons, vira realidade em campanha

Rosie, a robô dos Jetsons, vira realidade em campanha
Por   - Aumanack

O futuro imaginado pelos criadores dos Jetsons, na década de 60, ainda não chegou.
Mas a marca de produtos de limpeza Brilux resolveu materializar o sonho de muitas donas de casa ao dar vida a um dos personagens mais marcantes do desenho. A intenção da campanha é provocar o debate de um tema bastante atual na sociedade brasileira: a divisão de tarefas domésticas pelas famílias. A robô Rosie, empregada doméstica da família Jetson, foi reimaginada e recriada usando as mais avançadas tecnologias de computação gráfica. É a primeira vez que o desenho ganha aspecto real. O trabalho foi concebido pela agência Gruponove e realizado pelas produtoras Paranoïd e Jonathan Post. Mas tudo precisou passar pela aprovação dos americanos da Warner Brothers, que possui os direitos da série animada.

Rosie é a protagonista de 3 comerciais dirigidos por Luis Carone, um especialista em computação gráfica. Os filmes mostram o dia-a-dia de uma típica família brasileira mas que, como se fosse possível, adquire uma robô igualzinha à da TV. Em engraçadas situações, a personagem dos estúdios Hanna-Barbera, com seu conhecido temperamento forte, passa a estimular os membros da família a assumirem sua parte na divisão de papéis, como braço direito da dona da casa, enquanto aparece usando produtos da marca Brilux.
A filmagem teve ares de superprodução. Por opção do diretor, todas as cenas foram realizadas com a câmera livre, o que aumenta bastante a complexidade da pós-produção, uma vez que todos os objetos de cena precisam ser trackeados no computador. Uma atriz fez o papel de Rosie ao contracenar com o restante da família, sendo substituída digitalmente por um modelo em 3D da personagem. O processo é semelhante ao utilizado em filmes de Hollywood.
Um ano após a aprovação da PEC das Domésticas, o tema da participação familiar nas tarefas domésticas está cada vez mais em pauta no Brasil. Esse contexto, além provocar o debate, faz surgir demandas para novos produtos e equipamentos de limpeza, com mais tecnologia, que facilitam a vida inclusive de quem ainda não está acostumado a cuidar de uma casa ou que tem menos tempo para fazê-lo. Assim, a Brilux pretende desdobrar a campanha durante todo o ano, levando Rosie não só para a TV mas também para pontos de venda, anúncios, outdoors e redes sociais, numa programação de ações ao longo de 2014, sempre aprofundando e ampliando o discurso da campanha. Provocando o debate sobre a colaboração entre familiares, o objetivo da marca é aparecer como facilitadora das atividades do lar.


FICHA TÉCNICA:
Cliente: Brilux
Agência: Gruponove
Direção de criação: Aliwton Carvalho e Gustavo Rêgo
Direção de Arte: Athos Bernardo, Eduardo Fialho, Ricardo Barros
Redação: Aliwton Carvalho, Ana Emília Mesquita, Lucas David e Vinícius Bandeira
Arte final: Helton Rodrigues, Horst Lambert e Jader Melo
Planejamento: Eduardo Breckenfeld, Marília Lacerda, Manoela Neves
Atendimento: Giovanni Di Carlli e Fernanda Navarro
Produção gráfica: Carlos “Jovem” Oliveira e Judite Campos
Produção RTVC: Julia Menescal e Jéssica Paraíso
Mídia: Pablo Fernandes e Naciara Figueiredo
Produtora de vídeo: Paranoid
Direção de cena: Luis Carone
Direção executiva: Ducha Lopes
3D e Pós produção: Jonathan Post
Fotografia e Tratamento de Imagem: Techno Image
Produtora de áudio: Onomatopéia
Redação Adnews

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