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segunda-feira, 30 de junho de 2014

Quadrinhos e Charges como recursos didáticos para o ensino de Geografia

Utilização das histórias em quadrinho na sala de aula
Os quadrinhos são uma forma de arte visual, sequenciada, que utiliza de recursos como balões de fala para representar críticas à sociedade, ironizando muitas questões atuais. Desta forma o uso deste material é importante, faz com que o aluno compreenda a linguagem empregada para se fazer a crítica utilizando de novos instrumentos para estudar várias temáticas. A própria elaboração de charges também é um recurso que pode ser bem explorado, fazendo com que o aluno represente determinado tema a partir do seu ponto de vista, numa linguagem gráfica, que muitas vezes não está acostumado a utilizar.
Desta forma, segue abaixo alguns exemplos de quadrinhos que podem ser utilizados em sala de aula, a partir de alguns autores conhecidos popularmente, trabalhando assim diversos eixos da Geografia com este material.

Carlos Lattuf e os Grandes Eventos Brasileiros
O Brasil vai ser palco nos próximos anos de grandes eventos mundiais: a Capa em 2014 e as Olimpíadas de 2016. Alvo de grandes investimentos públicos e modificações nos municípios para construção de infraestrutura os eventos tem recebido bastante critica pelo fato dos governantes darem prioridade a essas obras do que a educação e a saúde, por exemplo.
No âmbito da Geografia Escolar essa temática pode ser trabalhada de diversas formas: questões de geografia politica, alteração da paisagem através da ação humana, cultura do pão e circo, problemas urbanos como o deslizamento nas áreas periféricas, alagamento, e etc.
O cartunista carioca Carlos Latuff conhecido internacionalmente pelas charges politicas e criticas tem realizado um trabalho muito interessante que pode ser utilizado na sala de aula como pontapé inicial de um debate.
É importante enfatizar que como qualquer tipo de arte a charge também demonstra a opinião do artista e no caso vai contra as politicas do atual prefeito do Rio de Janeiro – Eduardo Paes e do governador Sergio Cabral, ambos do PMDB.
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“Cabral e a Tocha Olímpica”

Nota-se um Cabral feliz levando a tocha Olímpica em meio a um Rio de Janeiro alagado. Atrás dele vem o prefeito do Rio que também ignora a situação do local. Ao fundo podemos observar as casas desabando.

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“Cabral “limpando a cidade”
Com esta charge é possível trabalhar a questão da especulação imobiliária nos centros urbanos e a forma como a periferia vem sendo tratada para receber a Copa e os Jogos Olímpicos. Um detalhe interessante é o veículo que transporta Cabral pertence a policia.


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“Cabral em meio ao alagamento.”
Aqui ainda se pode falar dos problemas urbanos. Grande destaque para o alagamento.


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“Proibido entrar”
Questões que envolvem a desigualdade social podem ser trabalhadas com esta charge que demonstra perfeitamente a exclusão de uma parcela da população em prol de outra. Também é interessante comentar que nos tempos normais o público que frequente os estádios é exatamente o que está sendo excluído no evento internacional.


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“Logo das Olimpíadas”
Mostrando essa caricatura do logo das Olimpíadas pode-se comparar a realidade do país com a imagem que o Brasil quer vender. Para intensificar o debate seria interessante mostrar o logo verdadeiro.
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“Veneza é aqui.”
Cabral e Eduardo Paes passeiam em meio a um Rio de Janeiro alagado fazendo uma comparação com a cidade de Veneza.


Turma da Mônica: milhares de possibilidades.
Para o Ensino Fundamental nada melhor do que uma boa dose de Turma da Mônica, a mais conhecida produção de quadrinhos nacional feita por Mauricio de Souza. Muitas das tirinhas da turma do Cascão, do Cebolinha, do Chico Bento, da Magali e da Mônica dentre tantos outros contam com questões que envolvem tanto a problemática ambiental quanto social.

Iremos colocar aqui uma seleção de pequenas histórias que podem ser aproveitadas em diversas situações.



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“Penadinho e a Morte”
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“Chico Bento e o desmatamento”
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“Papa- Capim e o desmatamento”
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“Marina: Achados e Perdidos”
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“Turma da Mônica e o lenhador.”
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 “Dona Morte e o Mundo”
Todas as tirinhas acima falam de questões sobre o meio ambiente. Enfatizando a destruição da natureza principalmente o desmatamento. Pode ser trabalhado na 5ªsérie/6º ano ou na 7ªsérie/8º ano que estuda as questões ambientais.
Mafalda: Geográfica por natureza

Quino foi o criador da personagem mais Geográfica de todos os tempos: a curiosa Mafalda. De uma maneira engraçada o argentino vai inserindo elementos de ordem geopolítica ao cotidiano de um grupo de crianças que carregam os questionamentos e incertezas que afligem os próprios adultos.
As tirinhas de Quino fizeram bastante sucesso principalmente durante o período da Guerra Fria, mas o seu conteúdo permanece atual até os dias de hoje.
Com a tirinhas da Mafalda podem-se trabalhar diversas temáticas, como projeções cartográficas X ideologia, questões referentes a formas de governo, problemáticas ambientais, globalização entre outros temas, tanto políticos como físicos.
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“Mafalda e o Globo I”
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“Mafalda e o Globo II”
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“Mafalda e o Globo III”
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“Mafalda e o Globo IV”
Os primeiros quadrinhos referem-se ao movimento imperceptível que a Terra faz continuamente, a segunda faz um paralelo entre projeções cartográficas e o uso de ideologias como forma de representar o mundo, levantando questionamentos sobre qual seria a parte de cima e a parte de baixo da Terra, e porque somos acostumados a enxergá-la desta forma. Ambas as tirinhas são um recurso para ser trabalhado em salas do Ensino Médio, especialmente o 1º ano que aborda estas questões juntamente com globalização.
As duas últimas tirinhas referem-se a questões políticas e a conjuntura do mundo atual, podendo também ser utilizadas no Ensino Médio, relacionando os quadrinhos com os problemas atuais, a fim de compreender a crítica. Muitas temáticas podem ser trabalhadas com estas e outras tirinhas, trabalhando sempre com a crítica por de traz do quadrinho, em forma de debate, elaboração de texto ou mesmo na elaboração de uma outra tirinha, a partir da visão do próprio aluno sobre o mesmo tema que foi trabalhado com estes recursos.
 Por Renata Nunes /Thais Rodrigues - Via CAGEOS

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