Por Denilson Reis - IHQ
Nos dias 29 e 30 de outubro de 2016 aconteceu o 11º Mutação – Quadrinhos, Fanzines e
Ocupando a Tenda Pasárgada, nesta quinta edição coordenada pela Quadrante Sul, o Mutação manteve a proposta de dar maior ênfase a cultura pop e comemorar datas significativas do universo dos quadrinhos e do cinema. Este ano o destaque ficou para os 80 anos do personagem Fantasma, criado em 1936, pelo quadrinhista Lee Falk.
Para tanto foi montada uma exposição retrospectiva do personagem . Paulo Kobielski, que estava lançando um artzine do Fantasma, proferiu palestra sobre o personagem.
O ano de 1966 foi muito marcante na produção de séries, com a produção de algumas séries que tornaram-se clássicas. Assim, foi comemorado o chamado “ano do cinquentenário”. Fabiano Holtz e Carlos Albornoz falaram sobre a série do Batman.
Já o mestre dos nerds gaúchos, Gilson Cunha ficou encarregado de apresentar as séries do Ultraman e de Star Trek. Nos quadrinhos, o filosofo e colecionador Gelson Weschenfelder abordou os 50 anos do Surfista Prateado.
A décima primeira edição do Mutação teve dois convidados especiais. No primeiro dia, 29 de outubro, Pedro Kobielski entrevistou o ilustrador Rodrigo Rosa (Grande Sertão: Veredas), que falou de sua carreira e da criação de sua editora, Editora Figura, a qual estreou com a obra de italiano Sérgio Toppi.
No segundo dia, 30 de outubro, Guilherme Miorando entrevistou o ilustrador Rogério Coelho, premiado por seu trabalho de ilustração e um dos desenhistas da série Graphic MSP, com adaptação do personagem “Louco”, de Maurício de Sousa.
As temáticas das palestras e bate-papos foram bem diversificadas. Carla Pilla e Márcia Antunes abordaram o “empoderamento feminino nos quadrinhos”. Já os mestres Santiago e Edgar Vasquez falaram sobre o “ativismo político nos quadrinhos”. Cesar Alcázar, Duda Falcão e Eduardo Monteiro ficaram encarregados de mostrar o universo da literatura e do quadrinho de fantasia.
Claro que os heróis Marvel/DC não ficaram de fora do cronograma. Coube a Liga Comics, fã-clube porto-alegrense, comentar as últimas reformulações nos quadrinhos e as batalhas entre os grandes heróis nos cinemas.
Todas estas atividades foram complementadas por exposições dos fã-clubes: Conselho Jedi RS, de Star Wars, que ao lado dos Loremasters, fã-clube de World of Warcraf, fizeram palestras comentando as novidades de suas franquias. Também estiveram presentes os fã-clubes: Esquadrão Zero, dos mangás Bleach/Fairy Tail, Supernatural Is Life, da série Supernatural e os Herdeiros da Sonserina, de Harry Potter.
Um dos pontos altos do evento foi os mais de 10 fanzineiros e quadrinhistas independentes que expuseram suas obras ao longo dos dois dias. A participação deles e peça fundamental na proposta que a Quadrante Sul Comics trouxe para o Mutação desde que assumiu a coordenação em 2012. No final, todos, público e convidados, saíram satisfeitos com mais uma edição do Mutação na Feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário