quinta-feira, 28 de abril de 2022

Carcará é censurado pelo Facebook

Capa da 2ª Edição da revista

Carcará é um cangaceiro fictício criado pelo quadrinista BetoPotyguara (este que vos escreve) e que foi lançado em 2010, tanto de forma impressa, quanto virtual, com o título de Carcará, cabra pió num há!

A nossa proposta experimental, na época foi considerada inovadora, por propormos a união de elementos da Literatura de Cordel com a linguagem das histórias em quadrinhos. E isso deu visibilidade nacional a obra, que naquele ano foi indicada ao prêmio Ângelo Agostini e no seguinte, foi premiada com o Prêmio Poty, como melhor lançamento de quadrinhos, em Natal/RN.

Passados quase doze anos desde o seu lançamento original, resolvemos retomar a obra de onde ela havia parado e desde o início deste mês passamos a disponibilizar uma página inédita continuando a saga do personagem (como mostramos AQUI). Agora, começando literalmente do princípio de tudo, apresentando a origem do cangaceiro baixinho e bom de briga.

Agora entraremos na parte que se refere ao título dessa postagem... A CENSURA A SÉRIE!

Título da nova aventura do personagem

Carcará, nó cego! A primeira HQ apresentada passou a ser disponibilizada semanalmente tanto via blogger, quanto via Instagram. E na semana passada para a nossa surpresa e indignação, fomos impedidos de compartilhar no Facebook a segunda tira.

Notificação recebida após a tentativa de compartilhamento

Houve o bloqueio da URL do blog do personagem, ou seja, o impedimento de qualquer forma de divulgação do material naquela rede social. A alegação foi fruto de uma denúncia de que o blog propagava spam e conteúdo abusivo (?!). Tão somente isso... sem oportunidade de reclamação, defesa ou de maiores esclarecimentos.

Bloqueio da URL

Declaração de que o blog propagava SPAM!

Já há alguns meses que nós somos vítimas de ataques de hackers (desocupados) em nossas contas pessoais: com alterações de senhas (em e-mails), bloqueio de post no Instagram (com notificação de acesso feito por terceiros) e de interferência no perfil Potyrinhas, no próprio Facebook. 

Notificação enviada pelo Instagram

A postagem em si, foi a arte de uma estampa de camisa.
Outra estampa de camisa minha que foi "censurada". No caso é o logo da República dos Quadrinhos.

Imagem da logo da República dos Quadrinhos, ampliada.

Uma das dezenas de notificações que recebo, desde 2021, de invasão ao Instagram.

Este último fato, inclusive, nos levou a tomar a decisão de excluir o perfil das tiras e de abandonar definitivamente o nosso perfil pessoal do Face. Passamos a partir daí, a utilizarmos essa rede social tão somente para divulgação deste material, apenas em grupos de quadrinistas e de leitores de quadrinhos nacionais, aos quais pertencemos.

No dia 04 de janeiro anunciamos o nosso afastamento do Facebook (Perfil).

Portanto, independente desse fato ter sido obra do "acaso" ou de ter sido algo proposital e premeditado, a nossa indignação está na postura arbitrária e descabida tomada pelo Facebook

Consideramos descabida pois em casos similares, geralmente ocorre o bloqueio da postagem e a notificação ao usuário sobre o ocorrido - como no exemplo do Instagram. Nós mesmos, certa vez, fomos proibidos de curtir e de compartilharmos "as nossas próprias postagens" na página da República dos Quadrinhos. Naquela oportunidade, nos foi disponibilizada uma ferramenta para nos defendermos e questionarmos os motivos do bloqueio - e após a análise de minha argumentação, a situação foi normalizada, sem maiores danos e estresses.

E Arbitrária pois foi tomada unilateralmente, sem coerência, nem evidência comprobatória sobre as alegações vazias e infundadas que foram levantadas.

Houve tão somente a publicação da tira de estreia da série e pow! Onde caberia a propagação de spam? E no tocante ao conteúdo abusivo (?) compartilhamos abaixo a referida tira para que o leitor tire as suas próprias conclusões:

Tira 01 de Carcará, Nó cego!

Carcará, como frisamos anteriormente, trata-se de um personagem fictício. Que exalta e exala a cultura popular nordestina e que em sua HQ de estreia enfrentou os improváveis Lampião e Saci Pererê! E nessa continuidade passará por novas desventuras, a começar pelo relato de sua tão aguarda origem.

Tira em que ocorre o confronto entre o Saci e Carcará.

O que nos leva a indagar, o que levaria alguém a levantar tal denúncia? E ao Facebook para acatar sem sequer analisar adequadamente a mesma?

Teria sido a mera menção a Deus, nos dois primeiros quadrinhos da página? Bem, se foi este o motivo, existem várias séries que abordam Deus ou Jesus como protagonista, e que são infinitamente mais ácidas e polêmicas, do que a referida passagem. 

A citação em si, refere-se a um determinado momento em que Deus teria se entristecido com o homem. Qualquer pessoa que já tenha lido a Bíblia pelo menos uma vez, vai encontrar dezenas de passagens relatando o desapontamento de Deus, diante de sua criação. E a série Carcará, não tem nenhum viés religioso, nem herético

Quem se propor a ler a série perceberá que o personagem coadjuvante dessa primeira HQ é uma cegonha. Não há nenhuma referência a divindade, de forma sarcástica, irônica ou desrespeitosa. Confira a continuidade da série nas tiras seguintes que já foram disponibilizadas:

 
Tira 02 de Carcará, Nó cego!
Tira 03 de Carcará, Nó cego!

Enfim, o fato é lamentável e infundado. Mas infelizmente, reflete o momento de intolerância e alienação que aflige uma parte considerável da população do país. Vivemos tempos sombrios. 

Qualquer objeto fruto de análise deve ser precedido de uma contextualização, antes de se auferir algum julgamento. O fato do próprio autor ser cristão, já torna ainda mais esdrúxula a denúncia.

Bem, fica o nosso registro sobre esse episódio no mínimo infeliz. Esperamos que este espaço volte a ser palco de notícias mais agradáveis e produtivas. Mas o alerta e denúncia agora foram de nossa parte.

Apesar desse incidente, a série continuará a ser publicada semanalmente pelos canais já mencionados. Você pode conferir pelo Instagram do Potyrinhas ou pelo blog do personagem, valeu? E ainda continuaremos a divulgar este e outros de nossos trabalhos pelo Facebook até quando for interessante pra nós, não para os outros!

E então, o que você achou? Concorda conosco ou com o Facebook? Existe algo mais que pode ser esmiuçado? Comente, critique, se posicione, só não seja indiferente.

Até a próxima! Eu espero!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...