Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Assistimos: ALÉM DA LINHA VERMELHA


Dos fimes que tratam de guerras este foi um dos mais injustiçados pela crítica Hollywoodiana e nacional na época de seu lançamento.Em grande parte, isso deveu-se ao fato do filme ter sido lançado no mesmo período que outra superprodução:"O RESGATE DO SOLDADO RYAN" (que também tinha a Segunda Guerra como cenário). Narrativa confusa, estrelas de mais e filme de menos, foram algumas das ferroadas que esta obra recebeu. Na minha opinião, muito injustas por sinal, como já havia mencionado anteriormente. Embora eu confesse, que na minha releitura atual, muito do impacto e do fascínio de minha primeira investida no universo de ALÉM DA LINHA VERMELHA se perdeu. Contudo, a mensagem e a crítica à guerra nunca se perderá. O que para alguns é uma narrativa confusa, na verdade é uma abordagem diferente daqui estavamos acostumados até então. Em ALÉM..., não existe apenas um protagonista central. Na verdade a guerra com seus horrores e banalidades é que é a senhora da situação.Nós vemos a guerra por vários ângulos e olhos distintos, cada homem retratado tem as suas motivações, seus medos e angústias, suas fantasias e inclusive, o principal narrador só nos é revelado nos últimos instantes da fita. Recheado por textos poéticos e filosóficos, presentes nas divagações dos soldados e oficiais retratados (o que nos faz lembrar vagamente do que foi feito em PLATOON), ALÉM... choca por mostrar a guerra nua e crua, não a um mega esfeitos como o desembarque da Normandia de O RESGATE..., na verdade a ação até que demora pra acontecer e sempre é intercalada por momentos de dramaticidade e reflexão dos envolvidos. ALÉM DA LINHA VERMELHA, não é um filme de guerra no formato tradicional como nos acostumamos a ver, ele tenta realmente ir "além" não apenas da LINHA VERMELHA, mas em todas as direções contrárias as que a intolerância e a incompreensão humana nos leva. Este estilo recentemente deu excelentes crias: A CONQUISTA DA HONRA e CARTAS DE IWO JIMA, são a prova de que pode-se falar de temas fortes e contundentes como os dos conflitos bélicos, sem necessáriamente se prender a carnificina gerada por esses, tão pouco banalizar as perdas humanas, a dor e o sofrimento de eventos desta magnitude. Eu também estou muito além desta linha...

Publicado originalmente no Críticas, críticas críticas em 30.11.07

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Assitimos: O MESTRE DAS ARMAS

Trata-se do filme definitivo sobre a prática do "wushu", a arte marcial milenar que os ocidentais insistem em chamar de Kung Fu. Pelo menos, é essa a intenção de todos os envolvidos deste projeto: com destaque para o mega-pop-lutador-star JET LI e o diretor Ronny Yu. Com belíssimas e mentirosas coreografias de lutas, O MESTRE DAS ARMAS em seus primeiros minutos não me empolgou muito. Afinal já havia assistido há dezenas de TIGRES e DRAGÕES orientais ao longo da vida que nada neste segmento me surpreende mais (salvo as comédias KUNGFUSÃO e KUNGFUSÃO FUTEBOL CLUBE). Contudo, na medida em que o filme se desenrola, tanto o protagonista HUO YUANJIA (vivido por JET LI), quanto o filme seguem pelo caminho da redenção e conseguem não apeanas prender a minha atenção, mas principalmente, me comover. O MESTRE DAS ARMAS é baseado em uma história real (também só sai isso hoje em dia)de um homem que ousou enfrentar o poderio estrangeiro que dominava a China no princípio do Século passado. HUO YUANJIA é retratado inicialmente como um lutador arrogante e convencido, que depois de cometer um grave erro que acarretou no sacrifício de sua família deu início a uma "jornada destemida" em busca de reencontrar um sentido para a sua vida e para a utilização correta do WUSHU. Além do final comovente e da série de cacetadas típicas destes filmes, os extras do DVD também são imperdíveis, pois neles nós temos a oportunidade de ouvir o depoimento de JET LI e da sua surpreendente decisão em abandonar a carreira cinematográfica.Segundo ele, então com 42 anos de idade, 25 de profissão e tendo 35 filmes em sua carreira, acreditou que sua hora de pendurar as "chuteiras" teria enfim chegado e que revela que este era um desejo alimentado por ele desde 1997. Assim sendo,filme, roteiro e a equipe ideal foram escolhidos cuidadosamente para a produção de seu último e definitivo projeto...será? Só o tempo nos dirá.

Publicado originalmente no Críticas, críticas críticas em 26.11.07

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mostra de Cinema no CEBE/ZN

 
A Biblioteca do Santarém deu início no dia 23 (segunda) a sua 6ª Mostra de Cinema, com a apresentação de curtas do Anima Mundi, com destaque para o VIDA MARIA. Existem seções pela manhã, tarde e noite e a mostra vai até a próxima sexta-feira (27/11).
A mostra é gratuíta e tem por objetivo resgatar o patrimônio cinematográfico nacional, inclusive, apresentando filmes inéditos (2ª e 4ª). Aproveitem!

RECONHECIMENTO É BOM... e como!

Olhe só quem acaba de tecer os mais sinceros elegoios à nossa Expo: o meste Henrique Magalhães!!! Mesmo sendo meio fora de ética, reproduzi o e-mail a seguir, pois é a única forma que disponho para comprovar que os contatos e palavras gentis que recebi ao longo desses últimos meses, não são frutos da imaginação desse "amador!". Confiram e confirmem como estamos indo na direção certa.
25/11/09 -14:17 (31 minutos atrás)
"Beto Vi agora o cd com os arquivos da exposição. Ficou muito boa, parabéns. Gostei muito de ter estado em Natal para participar do seminário. Essa integração é essencial para nós.
Abraço, Henrique Magalhães"
Logo em seguida agradeci a gentileza e expliquei sucintamente nossos projetos para o futuro e postei um comentário em nossa Rede Social ao retornar, já havia um novo e-mail:

"Beto
Conte comigo para novos projetos.
Abraço,
Henrique"

A Invasão do Varela ao CEBE/ZN

Segue o registro fotográfico da visita da Escola Estadual Varela Barca a Mostra de tiras "O que não está no gibi, está por aqui" promovida pela República dos Quadrinhos. Confiram as fotos:
Luís Elsom do GRUPEQH (Grupo de Pesquisa em HQ) agitou a galera!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Outro divulgador... Brigadoooo!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009


Exposição de tiras da republica dos quadrinhos


Para quem não conhece o trabalho deles, visite o sítio oficial.

Assistimos: PLATOON

Ambientalizado na famosa batalha de Platoon (daí o nome do bicho), este filme é para mim o mais completo e realista sobre confrontos bélicos do século 20.Primeiro por que descreve uma guerra sobre um prisma até então pouco abordado: o cotidiano dos soldados e das vítimas(exceção também vista em BOM DIA VIETNÃ e GRITOS DO SILÊNCIO). Em Platoon, os soldados norte-americanos não são RAMBOs, nem BRADOCKs, são apenas humanos. Os heróis, não são heróis.Eles se drogam, estupram criancinhas, mais erram que acertam, enlouquecem, enfim...são a verdade nua e crua do que deve de fato acontecer num conflito real. Segundo, por que tornou-se um marco na filmografia do gênero e fomentou várias outras abordagens críticas posteriores. Sob a batuta de Oliver Stone, Platoon teve o mérito de lançar vários jovens talentos no mercado Hollywoodiano. Alguns como Jhonny Deep, vingaram. Outros, nem tanto.Extremamente pertinente e vigorosamente atual, Platoon, choca, emociona, incomoda e nos leva a refletir sobre os limites da tolerância e sanidade humana, quando se encontra em situações de limite extremo. Tive a grata surpresa de encontrar um DVD original deste clássico dos anos 80 na feira de sebos de Natal...por isso sou um "seboso"!

Publicado originalmente no Críticas, críticas críticas em 18.11.07

SEBOS pra que te quero

 rnOs sebos ainda são lugares tão marginalizados e pouco freqüentados aqui em Natal, que quem não os visita, não sabe o que está perdendo. Recentemente, aderi a opção de reformular minha coleção de DVDs apenas com originais e sem PIRATEX.Os sebos vêm contribuíndo em muito nesta minha árdua e onerosa tarefa.O Sebo Rio Branco, por exemplo, possui um acervo bastante expressivo que vai de BATMAN BEGINS aos INTOCÁVEIS, todos com preços bastanete acessíveis:entre 10 e 15 reais (metade ou um terço de um original de loja). Já tive o privilégio de encontrar um álbum de Calvin por $0,50 centavos e uma obra rara como NATAL MONUMENTAL por apenas um real. Embora também existam aqueles que superfaturam as obras. Certa vez encontrei um livro recém lançado de História do RN no sebo por 38 reais e que havia comprado diretamente com o auotr por 15 reais, é mole!Sebo é cultura, sebo é pesquisa, sebo é pechincha... e principalmente, é sorte! Uma manhã ou tarde descompromissada podem lhe gerar uma satisfação prazerosa ao encontrar aquela pérola perdida. Seja um "seboso" você também!

Publicado originalmente no Críticas, críticas, críticas em 18.11.07

Assistimos: XEQUE-MATE

Um dos melhores filmes do ano, sem exagero algum. Embora não seja nada original, esteja repleto de clichês e de violência, os diálogos bem-humorados e o excelente roteiro fazem de XEQUE-MATE um filme parecido com muitos, mas singular em seu conjunto. Pra quem curte filmes no estilo de OS SUSPEITOS, onde nada é realmente o que aparenta ser, vai adorar esse longa. Segue a mesma linha de O TROCO, com Mel Gibson. Uma excelente pedida. Embora eu tenha estragado um pouquinho da graça...não desperdice a oportunidade de se surpreender com esta divertida,violenta e inteligente trama. Acompanha um elenco de primeira.

Publicado originalmente no Críticas, críticas críticas em 18.11.07

domingo, 15 de novembro de 2009

A propaganda é a alma de um negócio!

Acabo de postar a minha primeira aula para análise no Portal do Professor do MEC, trata-se do uso de paródias como recurso didático. Qual a relação desse fato pessoal com o nosso grupo? Bem, poderá vir a ser a primeira aula norte-riograndense, postada no Portal (de uma turma de 20, só 2 chegaram até a reta final, no melhor estilo de O APRENDIZ), mas ainda não é esse o motivo da minha postagem. Sabem qual vai ser a minha imagem eternizada no perfil da aula? Confiram, aí:

sábado, 14 de novembro de 2009

Mas o certo é que nós estaremos....

... com a RQ onde ela estiver!
O mundo mágico, lúdico e didático dos Board- Gamers
Parafraseamos (e plagiamos) a belíssima estrófe do hino do Grêmio, composta por Lupercínio Rodrigues, só para reforçar que estimaos dipostos a levar a nossa marca e o nosso trabalho aonde for possível. Nesta semana concluímos a peregrinação por mais de 20 escolas de Natal (a maioria da Zona Norte), fazendo uma pré-inscrição para a palestra do próximo dia 18, com Ricardo Buíhu. Aproveitamos ainda para participar da II Semana HQ, promovida pelo Deptº de História da UFRN e na oportunidade divulgamos a palestra e a nossa Expo, tanto no Seminário, como no Setor II de aulas do Campus, no CCHLA e na TV Universitária.

Como estimular os alunos em sala de aula: RPG (Matheus) e Board-Gamer (Tendson) como recuros didáticos!
Mesmo que essa ação de formiguinha não surta efeito, estamos felizes de termos conseguido em duas semanas empreendê-lo, assim que soubemos que o PROLER não seria mais realizado no CEBE/ZN (ou seja perdemos todo um público já assegurado, composto por bibliotecárias e professores de Língua Portuguesa das escolas estaduais). Independente do resultado final, um grupo diminuto de apenas quatro pessoas, fez a diferença e que isso sirva de exemplo para a galera em geral. O primeiro passo é o mais difícil a ser dado, mas sem ele, o início da caminhada rumo ao tão sonhado objetivo jamais seria possível.

O GRUPEHQ se fez presente: Marcio Coelho, Emanuel Amaral e Ivan Cabral

o Pof. Dr. Renato Amado discursou sobre a obra de Conan

O relato impressionate sobre uma editora independente de um homem só: a Marca de Fantasia de Henrique Magalhães
Confiram toda a programação do evento:


II ENCONTRO DE HISTÓRIA E


HISTÓRIA EM QUADRINHOS


OS QUADRINHOS E A HISTÓRIA REGIONAL


de 09 a 13 de novembro de 2009


(9/11) Segunda-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: Palestra ‘Quadrinho – documentário ou como chegar à síntese entre o real e a ficção’ – Prof. Ms. Milena Azevedo, História/UNISINOS e Sócia-Gerente da Garagem Hermética Quadrinhos.


(10/11) Terça-Feira/Tarde de 15:00 às 17:30 no Centro de Convivência: Exposição ‘Uma História dos Board-Games’ – Tendson Artur Ribeiro da Silva, Board-Gamer.


(10/11) Terça-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: Mesa-Redonda ‘A produção de Quadrinhos Regionais’ – Grupo de Pesquisa de Histórias em Quadrinhos (GRUPEHQ).


(11/11) Quarta-Feira/Tarde de 15:00 às 17:30 no Centro de Convivência: Exposição ‘Os Board-Games com temas históricos’ – Tendson Artur Ribeiro da Silva, Board-Gamer; Mostra de Desenhos e Caricaturas dos grupos ‘Quadro a quadro’ e ‘Soluções criativas’ de Natal (RN).


(11/11) Quarta-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: Palestras ‘Robert Howard e a História Regional’ e ‘Robert Howard e os Quadrinhos de Conan – um problema de autoria’, Prof. Dr. Renato Amado Peixoto, do dpto. de História/UFRN.


(12/11) Quinta-Feira/Tarde às 14:00 às 17:30 na sala C5 do Setor II: GT ‘Os Quadrinhos e o Ensino de História’ com as comunicações: ‘A História trabalhada quadro a quadro’, Duscelino L. de Lima Junior & Crislane B. Azevedo, História/UFRN; ‘História em Quadrinhos: um recurso multidisciplinar’, Waltécia Oliveira & Lula Borges, História/UFRN e Artes/UFRN; ‘Educação para Abolição: charges e histórias em quadrinhos no Segundo Reinado’, Thiago Vasconcellos Modenesi, Especialista em Educação/UFPE, História/UFPE.


(12/11) Quinta-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: GT ‘Literatura e Quadrinhos’: ‘Gaiman & Shakespeare: uma leitura maneirista do Sandman’, Alex de Souza, Jornalista; ‘X-MEN: Deus ama, o Homem mata’, Joseniz Guimarães, Artes/UFRN (marcamos presença aqui também).


(13/11). Sexta-Feira/Tarde às 15:00 na sala C5 do Setor II: Palestra "Editoras independentes: o projeto Marca de Fantasia", Prof. Dr. Henrique Magalhães, do dpto. de Mídias Digitais/UFPB.


(13/11) Sexta-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: GT ‘Os Jogos e o ensino’: ‘O RPG na sala de aula’, Matheus Silva de Medeiros, Educação/UFRN; ‘Ferramentas Lúdicas na Educação: os jogos de tabuleiro e a interação com os conteúdos ministrados em sala de aula’, Tendson Artur Ribeiro da Silva, Board-Gamer.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Assistimos EFEITO BORBOLETA

Este filme foi um grande achado para mim. Eu o classificaria sem titubiar entre um dos 20 melhores filmes que assisti, e, se levarmos em consideração somente os do gênero drama-ficção, ele figuraria tranquilamente entre os 10 mais. O mérito desta obra deve-se a abordagem peculiar adotada pela dupla de criação: o roteirista, ERIC BRESS e o diretor, J. MACKYE GRUBER. O quê? Nunca ouviu falar deles? Nem eu! Mas os dois conseguiram pegar um tema pra lá de batido e super explorado pela 9ª Arte, que é o conceito de "viagens no tempo" e nos presenteou com uma versão totalmente nova, dotada de um ritmo alucinante e envolvente. EFEITO BORBOLETA é um filme intenso que narra a história de EVAN (interpretado por ASHTON KUTCHER, apresentador do PUNK'D da MTV americana), um jovem que descobre possuir o dom de retornar no tempo por meio da leitura dos seus diários de memória da infância e adolescência. Com isso, altera o seu presente, afetando não apenas a sua vida mas de várias pessoas a sua volta. Ninguém ficará indiferente a esse filme, já a sua continuação...

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO "CRÍTICAS, CRÍTICAS, CRÍTICAS" EM 4.11.07 (BP)

Mais uma de RARIOSVALDO

Neste Brasil de "cabôco"( a escrita segue o dialeto das cantorias de parede).

Brasil de verdes paisagens
De poetas repentistas
Violeiros, cordelistas
Que fazem belas mensagens
Tambem fazem abordagens
Da vida do cidadão
Com tanta corrupção
Deixa o repentista louco

Neste Brasil de cabôco
De mãe preta e pai João.
Brasil que o povo adora
Do samba e também da bola
Da criança sem escola
Que a nação te implora
Já está mais que na hora
De Haver conscientização

Botar pra fora os "ladrão"
Botar pra arrancar toco
Neste Brasil de cabôco
De mãe preta e pai João.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O Besouro Fanzine também está nos divulgando


Mostra de Tiras:"o que não está no gibi, está por aqui!"
Detalhes do evento

Horário: 22 outubro 2009 a 20 novembro 2009
Local: CEBE/ZN - Centro de Estudo e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa
Rua: Av. Itapetinga, 1430, cj. Santarém
Cidade: Natal/RN
Site ou Mapa: http://Link:
Telefone: (084) 3232-7396/ 7397/ 7398
Tipo de evento: exposição, de, tiras
Organizado por: Beto Potyguara
Última atividade: 5 minutos atrás

Descrição do evento

O que é a República dos Quadrinhos - RQ?

A República dos Quadrinhos é uma cooperativa de cartunistas fundada em agosto de 2006, por três artistas potiguares e que a partir de setembro deste ano adquiriu o caráter de cooperativa nacional (on-line), contando atualmente em seu quadro com dezessete membros de sete estados brasileiros (RN, BA, RJ, PR, RS, MG e DF). A RQ tem por finalidade promover o intercâmbio entre os profissionais da área (amadores ou não), para viabilizar a divulgação e publicação de suas produções (on-line ou impressas).

OBJETIVOS DA EXPOSIÇÃO:

• Divulgar a marca República dos Quadrinhos e os artistas filiados, valorizando sua produção
• Divulgar o acervo da GIBITECA do CEBE
• Estimular o hábito pela leitura
• Incentivar os educadores a utilizarem a arte seqüencial como recurso didático
• Propiciar o intercâmbio com instituições do poder público e privado por meio de parcerias
• Promover a divulgação dos blogs RQ e seus projetos da para 2010



domingo, 1 de novembro de 2009

Mascote do Varela versão 2009

Pronto... hoje com mais calma e tempo redefini o bichinho. Espero que tenham gostado?!
A Coruja para quem não sabe é o mascote oficial da escola, além de ser o símbolo da sabedoria, pois era a ave de estimação de ATENA. Escolham um nome par ao bichim e envie para o nosso e-mail: bpotyguara@oi.com.br, definindo o assunto (mascote) e se identificando (se não vai parar na caixa de SPAM, filho!).

Postado originalmente no VARELOG