Nesta edição
- Prepare-se para dar muitas risadas! O livro “Edibar”, do cartunista Lucio
Oliveira, é uma coletânea de mais de 250 tirinhas que fazem o maior sucesso na
internet desde 2012. Cada tira ultrapassou os mil compartilhamentos no Facebook
entre internautas brasileiros, angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos e
portugueses. “Parece que as pessoas que acompanham a página ficam de plantão
esperando uma nova postagem do Edibar", ironiza o autor.
Páginas
▼
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
2º HQ Comics Expo Embu das Artes
Começa na sexta-feira, 30/1, o 2º
HQ Comics Expo Embu das Artes, com a abertura, às 19 horas, no Centro
Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29), da Exposição
Coletiva Arte Embu Comics. Participam da mostra grafiteiros e artistas da
cidade e região, com pinturas e desenhos inspirados em histórias em quadrinhos
e seus personagens.
TURMA DO GABI: 40 ANOS
ESTÚDIO
EMT E FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA REALIZAM EXPOSIÇÃO
“TURMA
DO GABI – 40 ANOS” NO CASARÃO.
Neste ano faz 40 anos que o cartunista e escritor Moacir Torres começou a criar os primeiros personagens da Turma do Gabi, e que hoje somam mais de
trinta integrantes. A Turma do Gabi alegrou e continua divertindo milhares de
crianças brasileiras com suas aventuras recheadas de humor, fantasia e
mensagens educativas. São 40 anos
circulando em TVs, Suplementos Infantis,
Revistas em Quadrinhos, Animações (YouTube), Livros, E-books, Produtos, Internet
e em muitas outras mídias.
Dia do Quadrinho Nacional em Alvorada (RS)
Alvorada faz sua edição do Dia do
Quadrinho Nacional, reunindo artistas em comemoração aos 146 anos.
Acontece no dia 30 de janeiro
(sexta-feira), a partir das 21 horas, no Boteco do Neco, localizado na Avenida
Maringá, 130, o primeiro evento da cidade em comemoração ao
Dia do Quadrinho Nacional, que completa
neste ano 146 anos de produção nacional das histórias em quadrinhos.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Histórias em quadrinhos são a nova aposta da literatura catarinense
Uma maldição antiga ameaça a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, e cabe ao “super-quase-herói” Justiceiro Joceli salvar o maior símbolo da capital, em uma narrativa repleta de espionagem, comédia e aventura. Este é o enredo de Justiceiro Joceli e a Ponte de Prata, uma história em quadrinhos (HQ) baseada em um personagem da vida real. O funcionário da Justiça Federal e tricampeão de kart Joceli Righi foi transformado em herói durante uma brincadeira entre amigos. Para imortalizar o justiceiro, o jornalista Romeu Martins e o cartunista Victor Vic transferiram a realidade para 25 páginas de ficção publicadas em 2014. Essa foi a segunda vez que a dupla participou de um projeto juntos. Em novembro de 2013, eles lançaram a história sobrenatural Domingo, Sangrento Domingo.
sábado, 24 de janeiro de 2015
“Os Negros nas Histórias em Quadrinhos” é tema de exposição na Gibiteca de Campinas
Por Michelle Ramos - Zine Brasil
A Exposição “Os Negros nas Histórias em Quadrinhos” reabre na próxima segunda na gibiteca de Campinas. A Exposição apresenta mais de cinquenta obras referente a atuação do negro como personagem de destaque nas HQs, entre os nacionais destacaram-se o Azeitona (1931), Jeremias, Pelezinho, Pererê (Ziraldo), Dona Isaura (Junião),Nego da Sanfona, Zumbi, Escorpião de Prata, de Eloyr Pacheco. A mostra também apresenta diversos personagens estrangeiros que conhecemos pelas editoras Marvel e DC comics por exemplo.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
Grande Sertão Veredas em Quadrinhos
Lançado no final do ano passado, esta à venda um clássico do século XX, Grande Sertão: Veredas em quadrinhos. A graphic novel, lançada pela Biblioteca Azul em edição especial para colecionadores, com tiragem limitada e numerada de 7 mil exemplares, respeita o texto original de Guimarães Rosa, preservando a linguagem do autor mineiro, traço que o distingue como um dos maiores escritores brasileiros.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2015
Conheça Mino, o pai do Capitão Rapadura
Entrevista concedida à repórter Kelly Garcia - DIARINHO - Publicado em 20/12/2013
Para festejar a estreia do capitão Rapadura no rol dos super-heróis de meia idade, o Diarinho entrevista o seu criador, o cartunista Mino Castelo Branco. O pai de Rapadura começou na arte dos desenhos que nem a maioria das crianças, por volta dos quatro anos. Mas, dos cinco irmãos do herói cearense, os filhos de Mino: Magno, Maria Cecília, João Eduardo e José Eduardo, nenhum quis seguir a profissão do pai e nem a do irmão mais famoso, mas o pai garante que eles levavam jeito.
Em novembro, o Fórum de Quadrinhos do Ceará lançou uma edição especial das historinhas do herói que tudo atura, reunindo vários quadrinistas e resgatando um pouco da trajetória do capitão Rapadura nos últimos 40 anos.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
TAVA DEMORANDO: MARVEL Reboot!!!
A Marvel Comics anunciou ontem, 20 de janeiro de 2015, que fará um reboot de seu universo. A divulgação foi realizada num evento para a imprensa, na comic shop Midtown Comics, em Nova York, nos Estados Unidos.
Segundo os editores Axel Alonso e Tom Brevoort, nenhuma das várias realidades do Universo Marvel sobreviverá ao evento Secret Wars. Alonso explicou que o universo tradicional, conhecido como616, e a realidade Ultimate vão colidir feito duas pizzas, cujos sabores vão se misturar.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Heróis pernambucanos unidos em "liga da justiça"
Benfeitores e vigilantes do crime fazem participações em histórias em quadrinhos alheias e ensaiam a formação de grupo de paladinos
OS PREMIADOS DO 31º TROFÉU ANGELO AGOSTINI
Com a votação encerrada no último minuto do dia 15 de janeiro, uma comissão formada por Alexandre Silva, Marcos Venceslau e Bira Dantas (membros da AQC), iniciaram os trabalhos de apuração. No total, foram 7.302 votos recebidos pela internet.
Agradecemos a todos que participaram desta votação aberta e democrática do melhor do quadrinho brasileiro.
Os premiados são esses:
quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
O estupro nos quadrinhos – Marvel e DC
Uma iniciativa indiana recente criou uma história em quadrinhos onde a protagonista – Prya Shankti – recebe super poderes da deusa Parvati (esposa de Shiva), após sofrer um estupro brutal e por consequência disso ser expulsa de casa e humilhada pela polícia. Usando recursos de realidade aumentada e uma forte campanha de marketing que inclui #standwithpriya (eu apoio Prya), essa ação tem o objetivo de aumentar a visibilidade e a consciência da Índia e do mundo para um problema grave que é mascarado pela cristalização cultural dos papéis sociais.
80 anos da DC na Mundo dos Super-Heróis
Em janeiro, a DC Comics completa 80 anos, e por isso é a grande homenageada da edição #63 da revista Mundo dos Super-Heróis, com uma matéria incluindo bastidores, obras inesquecíveis, inovações e muito mais.
terça-feira, 13 de janeiro de 2015
2015: o que vem aí pela Mhytos
Já no primeiro mês deste novo ano, a Mythos Editora mostrará as cartas ao preparar o lançamento de especiais. São quatro álbuns com acabamentos mais cuidadosos, além das revistas mensais tradicionais.
Para começar, Juiz Dredd – Ano Um (formato 17 x 26 cm, 104 páginas, capa cartonada, R$ 39,90, chaveiro de brinde) conta uma nova aventura dos primeiros dias de Joe Dredd como o juiz de Mega-City Um, escrita por Matt Smith e ilustrado com Simon Coleby.
2015: o que vem por aí pela Zarabatana Books
A editora Zarabatana Books confirmou os primeiros lançamentos para este ano de 2015, com três títulos já programados.
Os fãs do cartunista Liniers podem comemorar, pois Macanudo # 8 está na lista. A coleção que publica tiras do autor teve o primeiro volume lançado em 2008, e a edição mais recente saiu em novembro do ano passado.
"Não sou Charlie"
A página “Je ne suis pas Charlie” no Facebook recebeu mais de 21 mil curtidas em poucos dias. Segundo matéria da BBC, franceses muçulmanos são a maioria entre os que curtiram a página e não apóiam a violência. “A grande maioria não tem nenhuma relação com Kouachis e Coulibaly. Mas eles também deixam claro que não participarão de nenhum movimento nacional que apoie aqueles que insultaram o profeta Maomé.” E completa a BBC: “Eles expressam revolta ao que vêem como dois pesos e duas medidas. Por que tanto barulho sobre os 17 mortos, quando milhares de pessoas morreram em Gaza e na Síria? Por que está tudo bem quando a Charlie Hebdo zomba o Islã e o polêmico comediante Dieudonne M'Bala M'Bala é processado por ridicularizar os judeus?”
Até os ossos: Joe Sacco emite suas impressões sobre o episódio no Charlie Hebdo
Gibi ensina a criançada a lidar com o dinheiro
Cada vez mais cedo, as crianças fazem parte da vida financeira das famílias influenciando no consumo, decidindo por produtos, marcas e locais de compra, além de serem fortemente atingidas pela publicidade direcionada a elas. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Proteste lançou o Gibi Mesada para ensinar os pequenos consumidores a lidar com dinheiro. Cartilhas, revistas de histórias em quadrinhos e livros são instrumentos que podem ajudar os pais na educação dos filhos com noções básicas da vida econômica.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2015
2015: o que vem aí pela JBC
O ano já começou, e promete várias novidades para os leitores de quadrinhos. A Editora JBC confirmou diversos lançamentos para 2015, e também a realização do BMA 2 (Brazil Manga Award), o concurso nacional de mangás da editora que deve abrir inscrições ainda neste mês.
Assim como aconteceu com a primeira edição do prêmio, os vencedores terão suas histórias publicadas no especial Henshin! Mangá 2015.
Veja abaixo 11 novos títulos que serão lançados. E não serão só estes aqui mostrados, a editora prometeu que vem mais mangá por aí.
- Zetsuen no Tempest, de Kyō Shirodaira, Arihide Sano e Ren Saizaki – Série em 10 volumes. A Terra se cansou dos abusos da sociedade com o planeta, e agora atacará de volta.
- Kizu, de Otsuichi e Hiro Hiyohara – Edição especial. Numa escola, as crianças com problemas são agrupadas em uma classe: os desordeiros, as crianças abusadas, etc. Um dia depois da aula Keigo se corta, e descobre que seu amigo Asato tem a capacidade de absorver as feridas dos outros. Que feridas Asato vai curar, e quais cicatrizes que ele carrega consigo?
sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
MARVEL X DC na RV CULTURA E ARTE!
Neste sábado, dia 10.01, às 14h30, teremos mais um incrível embate Marvel vs DC! O bate-papo acontecerá na Rv Cultura Arte! (Via FACE)
Não deixem de prestigiar galera soteropolitana!(BP)
Quadrinhos e formação do leitor
Por Henrique Magalhães - Marca de Fantasia
Um dos objetivos do Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos (GPHQ), do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, é a realização anual de um seminário em que se aborde as HQ em suas diversas ocorrências e expressões de sua linguagem. Essa atividade se realiza desde 2009, quando reunimos os renomados quadrinistas Edgar Franco, da Universidade Federal de Goiás; Cristian Mallea, da Universidad de Palermo (Ciudad Autónoma de Buenos Aires); Antônio Clériston de Andrade, da UFPE; José Valcir, do grupo Pada, de Recife e Olinda.
Adeus
Por Alberto Pessoa - Marca de Fantasia
|
As histórias em quadrinhos possuem em seu contexto histórico autores que compreenderam que essa linguagem deveria ser mais que mero reduto de aventuras cósmicas ou dotadas de personagens com superpoderes ou inseridas em enredos que pouco ou nada têm a ver com o reflexo da sociedade.
As histórias em quadrinhos têm entre seus ancestrais a caricatura e a charge e se posicionam acerca dos temas relevantes da sociedade. Ao longo de mais de 100 anos de vida, o gênero vai amadurecendo pelas mãos de seus respectivos autores.
Adeus trata do tema Ateísmo e é mais um passo rumo ao desenvolvimento de temáticas dentro das histórias em quadrinhos.
Adeus trata do tema Ateísmo e é mais um passo rumo ao desenvolvimento de temáticas dentro das histórias em quadrinhos.
O Ateísmo é um tema tão antigo da humanidade quanto o próprio conceito de religião e ao longo dos tempos diversos setores da sociedade vêm debatendo e desenvolvendo essa linha de pensamento para o mundo contemporâneo. Ingênuo quem pensa que Ateísmo é um pensamento utilizado por quem não acredita em Deus apenas. Em uma visão subversiva, podemos ver nas religiões contemporâneas marcas de uso dos conceitos Ateístas no intuito de desacreditar outras religiões.
Wolinski, lenda do cartum francês, é uma das vítimas de ataque em Paris
Desenhista foi símbolo de maio de 68 e influenciou Ziraldo, Jaguar e Henfil.
Sede da revista 'Charlie Hebdo' foi alvo de tiros; ao menos 12 morreram.
Fotos de arquivo mostram cartunistas da equipe da revista 'Charlie Hebdo' mortos no ataque. Da esquerda para a direita: Georges Wolinski (em 2006), Jean Cabut - o Cabu (em 2012), Stephane Charbonnier - o Charb (em 2012) e Tignous (em 2008) (Foto: Bertrand Guay, François Guillot, Guillaume Baptiste/AFP)
O cartunista francês Georges Wolinski, conhecido por seu trabalho de forte teor erótico e político, considerado um dos símbolos de maio de 68, está entre os mortos no ataque contra o escritório da revista satírica "Charlie Hebdo", em Paris, nesta quarta-feira (7). Ele tinha 80 anos.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
“Meu Pequeno Evangelho”: Turma da Mônica vai contar histórias de apologia ao espiritismo
A Turma da Mônica, grupo de personagens de histórias em quadrinhos criado pelo cartunista Maurício de Sousa, será usado para difundir as crenças espíritas sobre Jesus e o Evangelho.
O livro “Meu Pequeno Evangelho” traz histórias do grupo de personagens infantis escritas em parcerias com o espírita Luis Hu Rivas, um designer peruano, e Alã Michell, que desde os 15 anos de idade é adepto da religião.
IDW Publishing compra a Top Shelf Productions
A IDW Publishing anunciou a aquisição da Top Shelf Production, uma das principais editoras a publicar quadrinhos alternativos nos Estados Unidos.
A Top Shelf foi fundada
em 1997 e em seu catálogo estão obras de autores como Alan Moore, Craig
Thompson, James Kochalka, Andy Runton, Ed Brubaker, Eddie Campbell,
Jeffrey Brown, Nate Powell, Alex Robinson, Jeff Lemire, Matt Kindt e
vários outros.
Velta # 03
quarta-feira, 7 de janeiro de 2015
Histórias de esportes como ninguém viu
Quem gosta de quadrinhos e esporte vai ter uma surpresa em 2015.
A DC/Vertigo vai lançar uma minissérie em quatro partes, chamada Strange Sport Stories,
trazendo histórias esportivas com toques assustadores e sensuais,
escritas e desenhadas por uma equipe de feras, como Brian Azzarello, CM
Punk, Paul Pope, Gilbert Hernandez, Lauren Beukes, Ben McCool, Ivan
Brandon, Monica Gallagher, Lee Loughridge, Nick Dragotta, Christopher
Mitten, Darick Robertson, Mark Finn, John Lucas, Gabe Soria, Ronald
Wimberly, Michael DiMotta, Tim Fish e Rael Lyra.
COMO FOI: o 9º MUTAÇÃO
Por Denilson Reis - Impulso HQ
A nona edição do Mutação – Quadrinhos, Fanzines e Cultura
Pop foi um sucesso, agradando tanto ao público quanto aos convidados. O
evento, coordenado pela Quadrante Sul Comics de Alex Doeppre e Denilson
Reis desde 2012, ocorreu nos dias 15 e 16 de novembro de 2014, na Casa
do Pensamento, dentro da área infantojuvenil da 60ª feira do Livro de
Porto Alegre/RS.
2015: o que vem aí pela QUADRINHOS NA CIA
A primeira é a Quadrinhos na Cia, selo de quadrinhos da Companhia das Letras, que mantém um catálogo caprichado de HQs nacionais e estrangeiras.
Mangá cheio de química
Por Isabelle Carvalho - Ciência Hoje
Paixões adolescentes, intrigas de um colégio interno e química, em
todos os sentidos. A mistura inusitada foi proposta por um projeto da
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e transformada no mangá Sigma Pi,
história em quadrinhos ao estilo oriental que explora as confusões da
rotina de um colégio interno a partir da ciência. O resultado final é
uma série que mostra de maneira simples e divertida como a química está
presente nas mais diferentes situações do dia a dia.
História da Arte ganha cores e traços de quadrinhos
Graphic novels e HQs reúnem informação e entretenimento na tarefa de difundir a vida e obra de grandes artistas
A história de Van Gogh rendeu outros trabalhos em quadrinhos
(Reprodução/Internet)
“A
Provença deve ser um lugar lindo. Tenho certeza de que você vai se
recuperar lá”, diz um esperançoso Theo van Gogh, que ouve como reposta
do irmão Vincent, prestes a embarcar em um trem para a bucólica Arles,
na França: “Acima de tudo preciso produzir muito”. O diálogo revelador é
um dos primeiros da graphic novel “Vincent” (R$ 29,90), de Barbara
Stok, que acaba de ganhar edição brasileira pela Editora L&PM.
sábado, 3 de janeiro de 2015
RETROSPECTIVA 2014: QUADRINHOS QUE VIRARAM FILMES
Por Tifanny Valente - IMAGILENDO
Os quadrinhos dominaram 2014! Estavam em todo canto, nas bancas de revistas, na TV e nas telonas dos cinemas. Como não amar nossos heróis? Como não vibrar com uma luta deles contra os vilões? É indiscutível a recepção positiva que esse universo está trazendo na vida das pessoas do mundo inteiro.
E em homenagem a esses guerreiros que tanto apreciamos, selecionei as grandes adaptações de 2014. Confira!
sexta-feira, 2 de janeiro de 2015
Brokers 1
Por Henrique Magalhães - Marca de Fantasia
|
Brokers, álbum de estreia do paraibano Breno Ranyere, ocupa um lugar especial na Marca de Fantasia. A editora não tem uma linha editorial infanto-juvenil, contudo o trabalho de Breno, apesar de se tratar de uma aventura que mistura elementos de mangá com super-herói, pode agradar a qualquer público, mesmo os habituados ao conceito mais underground da Marca de Fantasia.
A HQ criada e desenhada por Breno fecha-se nesta primeira edição, mas como é próprio aos mangás, pode ter desdobramentos e sequências, que dependem apenas do empenho do autor em produzi-los. A história conta o protagonismo do personagem Eric, que esconde um segredo de sua família. Por anos ele foi capaz de manipular o elemento terra a sua vontade sem que ninguém soubesse. Porém, após ser atacado por caçadores que planejam roubar seu poder, o garoto é forçado a escolher entre ficar e lutar ou abandonar aqueles que ama.
A aventura de Eric e os encargos que seus poderes lhe trazem não fogem às convenções do gênero, mas realça-se o domínio de Breno na construção de um roteiro fluido e uma arte que cumpre com eficiência seu papel de causar impacto e interesse no leitor. Por outro lado, a produção de Brokers é fruto de uma longa fase de amadurecimento do autor, que lida com sua obra desde os primeiros anos da adolescência:
RETROSPECTIVA 2014: Decepções do Ano nas Telonas
Por Pablo R. Bazarello - Cine Pop
Mais um ano cinematográfico chega ao fim. 2014 ficou conhecido como o ano que serviu de prévia para o “ano dos blockbusters”. 2015 trará para os cinemas novos episódios de algumas das maiores franquias da história e continuações de enormes sucessos recentes. Enquanto o próximo ano não chega, vamos relembrar o que passou. E não apenas isso, mas relembraremos algumas das produções que mais nos desapontaram e esmagaram nossas expectativas. Aqui vai uma lista com algumas das maiores decepções de 2014, veja: