quarta-feira, 25 de julho de 2012

Katita: Maré-cheia… de sereia

Por MIlena Azevedo - GHQ - 25.07.12
Já está à venda a nova revista da Katita, intitulada Maré-cheia… de sereia. A revista tem 28 páginas e custa R$ 6,00.
Para adquiri-la, basta enviar e-mail para editora@marcadefantasia.com.
Abaixo, segue o texto do editor Henrique Magalhães.
Os quadrinistas brasileiros vivem um dilema, por um lado esperam o pouco provável reconhecimento de seu trabalho pelas editoras comerciais, mais interessadas no lucro certo da republicação do material estrangeiro; por outro, sonham com a criação de uma lei de reserva de mercado que obrigue as editoras a publicar uma cota de material nacional , mesmo que pequena, relativa aos quadrinhos internacionais publicados no país. Vários projetos de lei já foram aventados, mas sempre são barrados pela articulação dos editores com os legisladores de plantão.
Mas há uma pequena parcela de autores que não se apega a essas ilusões, pegam seus personagens pelo braço e vão à luta, batalhando por dar visibilidade a sua criação. São justamente esses, que não perdem tempo em lamentações, que conseguem firmar um espaço próprio no universo dos quadrinhos brasileiros e, eventualmente, chegam ao almejado mercado.
Olhando de forma mais ampla, esse percurso da autoedição não é uma exclusividade nacional, nem fruto apenas da debilidade de nosso mercado. Lembremos que os hoje consagrados quadrinhos underground começaram nos Estados Unidos da América na década de 1960, com Robert Crumb e outros vendendo suas revistas de mão em mão, produzidas por eles mesmos. Não são poucos os que seguem o caminho da autonomia editorial em várias partes do mundo, ainda que se tenha mercados florescentes e criativos.
No Brasil, uma das autoras mais produtivas e inquietas é Anita Costa Prado. Poetisa e quadrinista, Anita criou a primeira personagem lésbica de nossos quadrinhos, rompendo ao mesmo tempo o tabu do meio majoritariamente masculino dos quadrinhos e a abordagem da homossexualidade feminina, cuja visibilidade dependia de alguém com a ousadia e engajamento. Sua personagem Katita já teve várias revistas editadas pela própria autora e pela editora independente Marca de Fantasia.
Katita é um sucesso incontestável. Além de prêmios, ganhou o reconhecimento carinhoso do público que a transformou numa das personagens mais queridas da atualidade. A nova edição de sua revista, Katita: maré-cheia… de sereia, lançada agora pela Marca de Fantasia, é, portanto, uma resposta ao desejo do público, que cobra a cada dia novas edições com suas tiras bem humoradas, com a habitual sensibilidade poética do texto de Anita Prado e o belo traço de Ronaldo Mendes, que ilustra a personagem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...