Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

SAIBA + divulga "Kika e a estrela encantada"

 

CULTURA

Kika e a estrela encantada: professora paraibana lança primeiro cordel sinalizado com ilustrações de potiguar

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

MARCA DE FANTASIA divulga "Kika e a estrela encantada"

 

Kika e a estrela encantada

Nesta história em quadrinhos, Klícia Campos e Beto Potyguara criaram um cordel para os surdos e os leitores ouvintes. Transmitindo para uma nova geração os prazeres de participar do gênero Cordel, a triste experiência comum de ser excluído das atividades da comunidade ouvinte e a felicidade que segue quando os ouvintes (com a ajuda dos animais mágicos e de uma estrela que caiu do céu) aprendem Libras e o Cordel passa a ser compartilhado com os surdos.

A narrativa se desenvolve sem palavras, lamentavelmente com a Kika sendo excluída, sorrindo quando os animais dançam na roda, dá palmas ao passarinho que incentiva o cordelista a aprender Libras e celebra a alegria de compartilhar o Cordel com o povo surdo.

Rachel Sutton-Spence

https://www.letraria.net/kika-e-a-estrela-encantada/

    
 
Páginas do livro Kika e a estrela encantada

Kika e a estrela encantada
Autoria: Klícia de Araújo Campos, Danilo da Silva Knapik, Beto Potyguara
Organização: Kelly Priscilla Lóddo Cezar
Araraquara, SP: Letraria, 2022, 46p.

Edição digital

FONTE: MARCA DE FANTASIA

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

LIBRANDO divulga "Kika e a estrela encantada"

 

  • Kika e a Estrela Encantada

    Olá, comunidade surda e amados nordestinos do Brasil!
    A Mãos Arretadas vai contar uma novidade! Chegou, o lançamento do livro HQ Sinalizado em Cordel, “Kika e a estrela encantada”. Em cordel conta a história em quadrinhos para comunidade surda. Ilustrado pelo grande Beto Potyguara, uma criação de cordel para os surdos e os leitores ouvintes.
    Transmitindo para uma nova geração os prazeres de participar do gênero Cordel, e a triste experiência comum de ser excluído das atividades da comunidade ouvinte e a felicidade que segue quando os ouvintes (com a ajuda dos animais mágicos e de uma estrela que caia do céu) aprendem Libras e o Cordel passa a ser compartilhado com os surdos. A narrativa se desenvolve com a Kika sendo excluída, sorrindo quando os animais dançam na roda, dá palmas ao passarinho que incentiva o cordelista a aprender Libras e celebra a alegria de compartilhar o Cordel com o povo surdo. Aproveitem! (Rachel Sutton-Spence)
    O livro é GRATUITO!
    Os interessados poderão ter acesso ao livro: (Link do Livro)
    Autoria: Klícia de Araújo Campos, Danilo da Silva Knapik e Beto Potyguara
    Organização: Kelly Priscilla Lóddo Cezar
    Quero agradecer todo apoio, parceria e equipe: Jéssica Lacerda (sertão literário), Darley Gourlat (ideias em mãos), Diego Srna, Gigiteca Potiguar, HQ Sinalizada e Cláudio Mourão (Arte de Sinalizar) A editora Letraria que tudo em um conjunto, realizamos um sonho.
    Link: https://www.letraria.net/kika-e-a-estrela-encantada/

  • FONTE: LIBRANDO

sábado, 10 de setembro de 2022

KIKA E A ESTRELA ENCANTADA é lançada pela Letraria

 

Kika e a estrela encantada


Autoria:
Klícia de Araújo Campos
Danilo da Silva Knapik
Beto Potyguara

Organização:
Kelly Priscilla Lóddo Cezar

Nesta história em quadrinhos, Klícia Campos e Beto Potyguara criaram um cordel para os surdos e os leitores ouvintes. Transmitindo para uma nova geração os prazeres de participar do gênero Cordel, a triste experiência comum de ser excluído das atividades da comunidade ouvinte e a felicidade que segue quando os ouvintes (com a ajuda dos animais mágicos e de uma estrela que caia do céu) aprendem Libras e o Cordel passa a ser compartilhado com os surdos.A narrativa se desenvolve sem palavras, lamentavelmente com a Kika sendo excluída, sorrindo quando os animais dançam na roda, dá palmas ao passarinho que incentiva o cordelista a aprender Libras e celebra a alegria de compartilhar o Cordel com o povo surdo. Aproveitem! (Rachel Sutton-Spence)



FONTE: LETRARIA

Já havíamos notificado AQUI, anteriormente, sobre mais esta publicação do projeto do HQ's Sinalizadas. Confira os detalhes a cerca dessa publicação na postagem anterior. (BP)

sexta-feira, 8 de julho de 2022

FASES entrevista Beto Potyguara

 ENTREVISTAS COM ROTEIRISTAS DE HQS POTIGUARES

O objetivo dessas entrevistas é ressaltar o modo próprio de ser da profissão e trabalho do roteirista/argumentista nas obras de Historias em quadrinhos do RN, procurando mostrar como e o por quê o roteirista faz suas escolhas em detrimento do desenvolvimento de uma historia ao invés de outras. Buscando com isso, responder para o grande público leitor de hqs o que os motiva ou faz optar por contar historias do que ser um mero reprodutor delas. Além de compreender suas reflexões, anseios e opiniões sobre os quadrinhos potiguares e suas especificidades.

Inaugurando nossa seção de entrevistas de roteiristas potiguares temos a satisfação de conversar um pouco e saber da carreira e pensamentos do grande quadrinista e ilustrador Beto Potyguara sobre projetos, ofícios e a arte de escrever roteiros de HQs. Iniciamos com uma pequena e resumida biografia do entrevistado.



Biografia:

Roberto Flávio G. de Lima ou como é mais conhecido “Beto Potyguara”, nasceu em Natal/RN em outubro de 25/10/1971. Começou a desenhar desde 1984 e sua formação foram os fanzines de papel até migrar para o universo Online.







1 – Bem agradeço a disponibilidade de tempo, do ilustre roteirista para essa entrevista e já começo perguntando o que o levou a fazer roteiros sobre quadrinhos?

A necessidade de contar histórias. externar minha opinião, meus sentimentos, minhas ideias e devaneios. a propósito, obrigado pelo “ilustre”.

domingo, 26 de junho de 2022

Mais POTYRINHAS no A VOZ DO GIBI!

"Coração" - versões dublada e impressa.

O mês de junho vem chegando ao fim com a disponibilização do primeiro lote de tiras dubladas da série Betografia do Potyrinhas. O canal A Voz do Gibi vem fazendo uma excelente adaptação do material em seu canal. Essa experiência teve início neste mês, como havíamos notificado AQUI, anteriormente.

Agora ficamos na expectativa do lançamento da versão de Carcará, Nó cego!webquadrinhos da República dos Quadrinhos que chega ao fim na próxima semana. Ainda não há uma definição de como a série será apresentada (na íntegra ou em partes), nem de quando passará a ser disponibilizada, mas pelo esmero e talento demonstrados pela equipe do A VOZ DO GIBI em suas produções, o resultado sem dúvida será espetacular!

Confira agora quais foram as outras peças traduzidas para esse novo formato pelo A VOZ DO GIBI:

"O galinha" - versões dublada e impressa.


terça-feira, 21 de junho de 2022

O GALEGO DOS RAIOS: cordel inspirado no Deus do Trovão!

 

O GALEGO DOS RAIOS

I

Ele é tido como um deus

Mora em riba lá no céu

Solta raio pelas ventas

Até casa do chapéu

E é virado na cachaça

Chamada de hidromel.

 

II

Apresento o Galego

O maioral dos trovão,

Do martelo arretado

Para-raios do sertão

Que é a alegria do povo

Nos tempos de São João.

 

III

Lá nas nuvens onde vive

É rodeado de manás

Tem ainda um irmão

Que é pior que satanás,

É o rei da pilantragem

Que passa todos pra trás.

domingo, 19 de junho de 2022

Governadora do RN prestigia estande da GIBITECA POTIGUAR no FLIPOPULAR

Governadora Fátima Bezerra folheando as produções dos alunos da Gibiteca.

Na manhã do dia O1/06, durante a abertura oficial do FLIPOPULAR Natal, o estande da Gibiteca Potiguar/CEBE contou com duas visitas ilustres e bastantes interessadas no que viram: a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e a Secretária Adjunta de Educação, Márcia Maria Gurgel Ribeiro.
Fátima valorizou a produção dos artistas locais.
A Governadora foi muito atenciosa e demonstrou muito interesse em conhecer as ações produzidas por nossa Instituição. Fátima Bezerra folheou grande parte da mostra de nosso acervo e ao final ainda prestigiou o trabalho desenvolvido pela Gibiteca, levando como lembrança algumas edições da coleção "Quadrinhos na Escola" produzida por estudantes da Rede Pública de Ensino e pelos alunos das oficinas e cursos ofertados  pelo Centro de Estudo e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa - CEBE.
Presença da Secretária Adjunta de Educação, Márcia Gurgel.

GIBITECA POTIGUAR se destaca no FLIPOPULAR NATAL

 

A Governadora do RN, Fátima Bezerra em passagem pelo estande da Gibiteca Potiguar/CEBE
Entre os dias 1 e 3 de Junho foi realizada a primeira edição do Festival Popular do Livro e Literatura de Natal - FliPopular NATAL. O evento ocorreu no Complexo Cultural da UERN Zona Norte e o Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa - CEBE marcou presença por meio de um estande próprio da Gibiteca Potiguar.
Estande da Gibiteca Potiguar/CEBE
Público tendo contato com o acervo da Gibiteca
O Festival foi repleto de atrações culturais e literárias, com diversas palestras, rodas de conversas, batalha de Rap, lançamentos de livros, exposições de artes visuais, apresentações circenses (Circo da COSERN), música ao vivo e muito mais!
Durante  os três dias de evento, a GIBITECA POTIGUAR desenvolveu ações de prospecção, buscando divulgar as ações desenvolvidas tanto por ela (cursos, oficinas, palestras e acervo), quanto pelo o Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa - CEBE (exposições, exibições de filmes, eventos, cursos, contações de histórias, pesquisa e leitura, etc).

sexta-feira, 10 de junho de 2022

POTYRINHAS estreia no A VOZ DO GIBI

Tira dublada
Ontem nós estreamos no canal A VOZ DO GIBI, do nosso amigo, Edek Kowalewski.

O Kova (para os íntimos) me contatou há alguns dias, interessado em produzir uma versão dublada de Carcará para o seu canal. Aceitei o convite e cedi o material para esse fim. Mas as conversações foram tão produtivas que as minhas tiras também entraram em pauta e a série Betografia do Potyrinhas acabou estreando antes mesmo que o Carcará, num modelo curtinho (shorts).

A tira em sua versão original.

Fica a dica para quem desejar conhecer mais histórias dubladas no A Voz do Gibi e também para conhecer essa nossa série autobiográfica, disponível no POTYRINHAS em sua versão tradicional e AQUI na versão dublada.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

ONOMATOPEIA entrevista Beto Potyguara

 

[Onomatopeia Entrevista] BOOM! Beto Potyguara: explorando os quadrinhos e suas infinitas possibilidades

Dos quadros de tiras e páginas de gibis para a sala de aula. Esse é o caminho pelo qual o professor[1] Beto Potyguara tem levado o debate sobre temas e elementos das Histórias em Quadrinhos, bem como suas possíveis aplicações pedagógicas. Além  de educador, Beto é cartunista e roteirista com colaborações em diversas publicações e tem militado em diferentes frentes, atuando como um fomentador da sétima arte; promovendo eventos, palestras e cursos que ajudam a popularizá-la e possibilite o surgimento de um novo público leitor.

Beto Potyguara tem atuado como Ilustrador, roteirista, pesquisador e divulgador das HQs independentes.

quarta-feira, 4 de maio de 2022

ONOMATOPEIA debulha "Carcará, cabra pió num há!"

 

[Resenha] Carcará, Cabra pió num há

Carcará, Cabra pió num há (2010) é uma revista em quadrinhos composta pelas historias a Peleja de djabo com o satanás O dia em que o Saci virou perneta, ambas retratadas como causos bastante fantasiosos pela arte e roteiro de Beto Potyguara.  

“Carcará” se inspira nas xilogravuras e na literatura de cordel para criar uma obra inovadora.

A primeira, conta o confronto entre os cangaceiros Lampião e Carcará ou, como o próprio texto proclama: “o djabo pernambucano” e o “satanás potiguar”. Na história, Lampião passava pelo Seridó com seu bando quando é abordado por Carcará, dando inicio à batalha. A notícia “do cacete do século” se espalha e chama atenção “de gente honesta a vigarista” que se amontoa para acompanhar a peleja “que o capeta no inferno quis evitá”. O segundo conto narra a desavença do protagonista com o Saci que, “Perdeu a noção do perigo” e “atiçou o fio do cão” e, como o título antecipa, deixou sequelas para a figura folclórica.

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Carcará é censurado pelo Facebook

Capa da 2ª Edição da revista

Carcará é um cangaceiro fictício criado pelo quadrinista BetoPotyguara (este que vos escreve) e que foi lançado em 2010, tanto de forma impressa, quanto virtual, com o título de Carcará, cabra pió num há!

A nossa proposta experimental, na época foi considerada inovadora, por propormos a união de elementos da Literatura de Cordel com a linguagem das histórias em quadrinhos. E isso deu visibilidade nacional a obra, que naquele ano foi indicada ao prêmio Ângelo Agostini e no seguinte, foi premiada com o Prêmio Poty, como melhor lançamento de quadrinhos, em Natal/RN.

Passados quase doze anos desde o seu lançamento original, resolvemos retomar a obra de onde ela havia parado e desde o início deste mês passamos a disponibilizar uma página inédita continuando a saga do personagem (como mostramos AQUI). Agora, começando literalmente do princípio de tudo, apresentando a origem do cangaceiro baixinho e bom de briga.

Agora entraremos na parte que se refere ao título dessa postagem... A CENSURA A SÉRIE!

Título da nova aventura do personagem

Carcará, nó cego! A primeira HQ apresentada passou a ser disponibilizada semanalmente tanto via blogger, quanto via Instagram. E na semana passada para a nossa surpresa e indignação, fomos impedidos de compartilhar no Facebook a segunda tira.

Notificação recebida após a tentativa de compartilhamento

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Carcará, o retorno!

Há doze anos era lançada a primeira versão (digital) de Carcará, intitulada "Cabra pió num há!" pelo selo Amostra Grátis da República dos Quadrinhos. A edição virtual impactou, agradou e repercute ainda hoje. A webcomic foi agraciada com o prêmio Poty 2011 como melhor lançamento potiguar do ano anterior, além de também ter sido indicada ao Ângelo Agostini de 2010.

E após esse grande hiato, o público amante dos quadrinhos regionais e simpatizantes desse novo gênero, os quadrinhos cordelizados, pode se animar com o tão esperado retorno desse cabra da peste. A edição ainda sem data de lançamento, está em fase de produção e contará com duas HQs inéditas, além de um vasto material adicional (informações sobre o personagem e a série, sobre o cangaço e talvez, "algo mais"). 

Apesar das artes estarem sendo produzidas somente agora (2021 e 2022), os roteiros são da época apoteótica do personagem (2011 e 2012). 

"Carcará,  Nó-cego" marca o retorno da República dos Quadrinhos ao cenário das publicações independentes, além de estrear o selo Betosfera que promete trazer ao público apenas as criações de Beto Potyguara.

Para quem quiser conferir o material, basta acessar o Instagram de seu autor. E a boa nova,  é que a partir de amanhã (05/04), as aventuras do cangaceiro baixinho estará sendo disponibilizada para leitura no formato de uma webcomic seriada. A HQ será atualizada todas as terças-feiras, tanto pelo blog do personagem, quanto pelo Potyrinhas (blogger e Instagram) - este último, atualizado aos domingos.

ABNOGG: cultura geek será destaque em Caruaru!

ABNOGG 2022:venda de ingressos está disponível: confira os preços

Ingressos podem ser adquiridos pelo site do evento, que será realizado em Caruaru.


Por g1 Caruaru - 24/03/2022
Jullyanna Rodrigues e Bruna Melo no ABNOGG — Foto: Joalline Nascimento/G1

A venda dos ingressos do ABNOGG 2022 já está disponível. O evento de cultura pop, realizado pela TV Asa Branca em parceria com o Universo Nogg, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, vai ser acontecer no dia 24 de abril, no Polo Caruaru.


Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do evento. O valor dos ingressos do 1º lote são R$ 44 (inteira), R$ 22 (social + 1 kg de alimento) e R$ 22 (estudante). Além dos ingressos individuais, tem a opção "combo caravana", que disponibiliza 10 ingressos por R$ 200.

No dia do evento, os preços dos ingressos serão alterados. Mais informações podem ser obtidas por meio das redes sociais do evento (@universonogg).


Fonte: G1 Caruaru

segunda-feira, 14 de março de 2022

Protagonismo e acessibilidade: ousadia e desafio em proposta do HQs Sinalizadas

ECHO personagem surda da Marvel Comics.

Quais são os personagens surdos que você conhece nas HQs? E há algum protagonista?

O projeto @hqs.sinalizada e a @letraria.editora produzem e disponibilizam quadrinhos que buscam preencher esse enorme hiato dentro do universo das narrativas gráficas.
O Surdo nas Olímpiadas
E já adianto que não se trata de mais um quadrinho mudo, como os vários que já existem por aí! Trata-se de quadrinhos feitos por surdos, para surdos! Isso mesmo! O protagonismo vai além da temática ou da presença de uma personagem. Os autores também são surdos. O que por si só, já merece o convite para uma conferida, não é mesmo?
As edições possuem links ou QR Codes que possibilitam o acesso a vídeos com intérpretes de Libras.
A edição acima foi indicada ao prêmio HQ MIX, em 2020.
A proposta é ousada, desafiadora, inovadora e inclusiva. E há versões digitais disponíveis para leitura gratuita. Basta acessar o site da @letraria.editora. E para conhecer mais sobre o projeto, siga o @hqs.sinalizada.

E aí, gostou da dica? Sempre que possível estaremos divulgando obras pertinentes como essas tanto no @dialogandocomashqs quanto no @beto.potyguara e depois repassando por aqui, beleza?

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

LILITH, a nova série de Yuri Pablo estreia no Instagram!

 

"Passando aqui para postar a ilustra de apresentação de Lilith e suas Desventuras Antediluvianas.
Nesse momento você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com terror? E eu digo: você prefere aprender sobre cultura babilônica e hebraica (que dão ótimos cenários místicos pagãos em macabris) em textos chatos da wikipédia ou em tirinhas espirituosas de humor?
*cruzando os dedos e invocandos os espíritos malignos da Sorte para ver se dá certo.
Para aqueles a fim de conhecer melhor a Verdadeira Primeira Mulher e seus barracos, o Insta: https://www.instagram.com/lilitirinhas/
Sigam lá. Dêem essa força.
Obrigado."

Foi dessa forma modesta e quase despretensiosa que Yuri Pablo (Darla, Tetraedro, Bicho Bom, etc) apresentou a sua mais nova cria, a Lilith, ao público em geral por meio de suas redes sociais.

Nós é claro já demos uma conferida no material (sério, foi no material mesmo...as tiras!) e logicamente aprovamos de cara, corpo, cabelo, textos e roteiro. A proposta é que a série seja atualizada semanalmente, mas já tem uma boa quantidade de tiras disponíveis para leitura nesse momento no Insta da personagem.

Se tudo der certo, num futuro não muito distante, Lilith poderá vir a ilustrar as páginas de nosso blog com suas tirinhas. Maneiro, hem?!

Bem, a dica foi dada! Fiquem aí com mas um texto de apresentação da personagem retirado do Facebook de seu criador:

Pouca coisa era menos empolgante que a moda no Éden. O ápice naquela época foi quando uma joaninha prendeu nos cabelos de Eva e ficou tão emaranhada que ela deixou lá mesmo.
Lilith, por outro lado, percebeu as possibilidades que aquilo poderia trazer e deu à luz à sua primeira criação: o maiô de Parreira.
Cobrindo muito menos do que mostra, é estiloso e não te deixa perceber que não está nu.
Infelizmente, leva um dia pra fazer e só dura outros dois. Mas tempo é uma coisa que um imortal tem de sobra.
Que look natural você sugeriria à Primeia Alfaiate?