terça-feira, 30 de julho de 2013

O Maior Festival de Humor do Mato Grosso homenageia Quadrinistas

Está chegando a hora!
Nos dias  1-4 de agosto acontecerá o 5º Humor no Mato.


Esse Festival já figura entre um dos principais eventos de Humor do Centro Oeste e sem dúvida conquistando seu lugar em nível nacional.
 Entre os eventos deste ano, haverá uma homenagem ao Mauricio de Sousa  com a exposição Mônica 50 anos
A mostra exibirá 22 painéis, vitrines com a certidão de nascimento da Mônica, a primeira revista, reprodução da primeira tira em quadrinhos e outras curiosidades. O público fará uma viagem ao longo das décadas e da evolução visual da personagem.
“É emocionante ver, em retrospectiva, a presença da Mônica em cada década, desde a sua criação. Fica notória a importância da personagem para a cultura de cada período e é surpreendente ver como ela sempre foi amada pelos brasileiros, desde os anos 60 até hoje”, aponta Mauricio de Sousa.
A mostra tem curadoria de Jacqueline Mouradian e foi desenvolvida pela equipe da Mauricio de Sousa Produções. A abertura da exposição terá entrada franca, a partir das 20 horas.
Nesse Mato tem Quadrinhos
Outra exposição temática do evento será Nesse Mato tem Quadrinhos, celebrando os 45 anos de quadrinhos em Mato Grosso, com curadoria de Laura Montes Boaventura e Gabriel de Mattos.
Também será homenageado o grande Moacyr de Freitas, pioneiro dos Quadrinhos no Mato Grosso. 
Ele produzia como uma andorinha solitária, lendas Cuiabanas em Quadrinhos, além da História da Colonização do Mato Groso. Trabalhos belíssimos, realizados por um artista de requinte acadêmico e narrativa com exatidão histórica.
A exposição seguirá apresentando outros trabalhos intermediários, entre a "Era Moacyr" até o Big Bang dos Quadrinhos Matogrossenses nos anos 90. Nessa década, a Capital Cuiabana fervilhou HQs de todos os gostos e estilos. Agregando os autores predecessores, como o próprio Moacyr, Joaquim Giovane, Waldemar de Souza e Wander Antunes, com a nova geração, de onde surgiram nomes como Rick Milk, Ivo Kleber (Hell dos Melhores do Mundo),  Enéas Ribeiro, Generino Rocha entre outros, além de consolidar autores como Gabriel de Mattos, Wander Antunes, Giorgio Cappelli, entre outros feras.
Exposição imperdível!

 Já no dia 2, começam os shows humorísticos:

Humor no Mato é um festival nacional que começou promovendo o humor cênico, e já contou com a participação de grandes humoristas brasileiros. Desde 2012, foi incorporado também o humor gráfico.
O evento acontece no Centro de Eventos do Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/nº, Bairro Jardim Santa Marta), em Cuiabá-MT.
Fonte: Humor no Mato 
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...