terça-feira, 16 de novembro de 2021

KIKA E A ESTRELA ENCANTADA está a caminho!

A produção da HQ cordelizada e sinalizada "Kika e a estrela encantada" já foi concluída e entregue na semana passada à equipe do Projeto HQ's Sinalizadas da UFPR. 
Klícia Campos 
A obra é de autoria da Cordelista (surda) e professora universitária (UFPR), Klícia Campos, nordestina da gema (é paraibana) que também é  responsável pelo projeto Mãos Arretadas que promove a difusão da literatura de cordel para a comunidade surda do país. A publicação conta ainda com a participação dos professores da UFPR, Kelly Cezar (idealizadora do HQs Sinalizada) e Danilo Silva, responsáveis pela adaptação do texto de Klícia para o português e posteriormente, pela edição e adequação desta publicação para Libras.
Ficamos muito honrados com o convite e pela confiança depositada pela equipe, dentro do desafio e ineditismo da proposta. Estamos confiantes de que esse material venha  agradar ao público surdo e que tanto a leitura visual, quanto a feita em Libras seja tão agradável e instigante como foi para mim, a sua produção.

Também gostaríamos de salientar de que a nossa participação neste projeto só foi possível graças a sensibilidade da gestão do Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa (Natal/RN), na figura de Vanessa Morais, que compreendendo a importância e relevância do mesmo, gentilmente, permitiu que nos dedicássemos exclusivamente a produção deste trabalho. Estamos auspiciosos que essa parceria possa vir a ser consolidada para o ano vindouro, o que asseguraria de antemão novas produções do gênero.
E, nesse sentido, o HQ's Sinalizadas vêm prestando uma fantástica contribuição tanto à comunidades surda, quanto à acadêmica ao estimular a produção de trabalhos direcionados a este segmento tão carente e excluído pela mídia em geral. Até agora cinco obras já foram publicadas pela Letraria E-ditora que também disponibiliza versões para leitura onlinedownload gratuito.
A primeira e a última publicação do HQs Sinalizada.

A primeira quadrinização bilíngue (português/Libras) direcionada ao público surdo foi o Congresso de Milão, publicada em 2018. E a última empreitada, é deste ano, Sol: a pajé surda, uma hq plurilíngue (português/Libras/ Terena e língua Terena de sinais). Esses quadrinhos, além de promoverem a leitura inclusiva, inovam ao trazerem em todos os seus títulos, o surdo como protagonista. Algo raríssimo nesse segmento. De imediato, só me vem a mente apenas a série Fala Menino, do saudoso cartunista baiano, Luís Augusto, como digna de destaque no tocante a questão da diversidade e do protagonismo de personagens deficientes. E minimamente, a menção ao HUMBERTO da Turma da Mônica e, internacionalmente, a personagem Echo da Marvel Comics.

Em 2020, a publicação acima  foi indicada ao Prêmio HQ MIX 
(considerado o Oscar dos Quadrinhos)

Bem, fica o convite para os interessados conhecerem não apenas este material, mais todo o acervo do projeto HQ's Sinalizadas, assim como as ações promovidas pelo Mãos Arretadas da professora Klícia.

Por enquanto, não vamos liberar mais nenhum teaser nem spoilerKika e a estrela encantada ainda não tem previsão de lançamento, mais deverá ser em 2022. Assim que tivermos informações quanto ao lançamento oficial, nós estaremos compartilhando por aqui, belezinha?

Para conhecer mais sobre o projeto HQs Sinalizadas leia a entrevista concedida por sua idealizadora a Prof.ª Kelly Cezar à Coluna Hábito de Quadrinhos, AQUI.
Eu sou Beto Potyguara e você está na República Dos Quadrinhos, o lugar onde as coisas acontecem!

Siga-me os bons!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...