quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fernando de Noronha vai ganhar núcleo de quadrinhos

Por Paulo Floro em 15.09.2010

Pedro Ponzo fará a primeira HQ sobre a ilha
Pedro Ponzo fará a primeira HQ sobre a ilha
A notícia pode ser inusitada, mas não menos do que as descobertas que o desenhista e ilustrador Pedro Ponzo vem fazendo no arquipélago de Fernando de Noronha. Desde que chegou ao local para ministrar uma oficina de mangá, ele tem se surpreendido em encontrar estudantes com bastante potencial para o desenho. "As crianças daqui tem muita imaginação e um traço muito criativo", disse em entrevista à coluna. Ele também antecipou que irá fazer a primeira HQ sobre a ilha.
A oficina faz parte de um projeto chamado "Noronha Imaginária" é oferecida pela Administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, com patrocínio do Governo do Estado. As aulas começaram na quarta-feira (15) na única escola do arquipélago. Ponzo também será o responsável por organizar o núcleo de artes e quadrinhos, que tem por objetivo produzir mangás, cartilhas, ilustrações, além de material didático e aulas de desenho e roteiro. Com essa primeira turma será desenvolvida uma HQ chamada Trilhas da Aventura, que trata de temas ambientais misturados a mitos e lendas do local, com um toque de sobrenatural. Entre os personagens, claro, não poderia faltar o lagarto Mabuia, espécie típica da região.
"É importante uma ação como essa num local tão isolado. A informação dessas crianças flui bastante nesses desenhos". Segundo Pedro Ponzo, a intenção é inserir, aos poucos, os alunos com talento e interesse em artes gráficas nesses trabalhos, como uma experiência profissionalizante.
Ponzo tem trabalhos publicado nos EUA. Um deles é a biografia da atriz e apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres. Ele agora se prepara para fazer seu grande projeto nas HQs nacionais com um álbum sobre Fernando de Noronha.
Fonte: Mercado HQ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...