sábado, 4 de setembro de 2010

Saudosa memória: Geraldo Bonfim

Tive uma grande dificuladade em encontrar uma foto do saudoso Geraldo Bonfim a tempo de postá-la na edição 2 da SOQ, onde prestamos a nossa humilde e singela homenagem póstuma, dedicando á edição em sua memória. Tentamos contatar a família, depois desistimos, tendo em vista o momento difícil. Só agora, por acaso me deparo com uma foto nossa, tirada por Joseniz e postada em seu blog.
Nosso primeiro contato com Bonfim se deu em março de 2010, após a solenidade de posse de nossos coordeandores de núcleos Wanderline (S. Rafael /RN) e Mazza (Fortaleza/CE) e seguiu-se durante a expo Mitos e Heróis na UnP, quando fui convidado pelo mesmo a ser o seu co-orientador de Mestrado. Não tive esse prazer. Reproduzo na íntegra a postagem de Niz e uma vez mais me solidarizo com seus familiares e amigos pela passagem prematura desse nosso colega. Descanse em paz Geraldo... (BP)

sábado, 4 de setembro de 2010

Por Joseniz Guimarães - Luz nas Trevas

Geraldo Bom Fim

Através do Blog da República dos Quadrinhos neste endereço eletrônico: http://rquadrinhos.blogspot.com/2010/09/rq-em-luto-geraldo-ex-professor-da-unp.htmlpalestra na UnP (foi ele que gentilmente tirou as fotos) e durante a exposição Mitos e Heróis, onde ele também conversou bastante com Beto Potyguara sobre educação utilizando quadrinhos em sala de aula. soube do falecimento do amigo Geraldo Bomfim Teixeira Júnior devido a complicações causadas por um acidente de moto. Ele havia sido internado no Walfredo Gurgel e tiha recebido alta dos médicos depois de um tempo o quadro se agravou e ele morreu. Talvez ele ainda estivesse vivo se os médicos que o atenderam tivessem atentado para as constantes reclamações de dores e falta de respiração que o amigo relatava, e é com isto que não consigo me conformar de jeito nenhum. Conheci Geraldo durante a exposição dos ganhadores do Prêmio Moacy Cirne e tive oportunidade de conversar melhor com ele durante a
Beto Poyguara e Geraldo Bomfim
Me lembro dele animado falando de seus planos com o mestrado. Do bom humor e sobre as conversas sobre quadrinhos e educação. Do quanto estava empolgado trabalhando em suas aulas com arte sequencial. Perguntado de livros teóricos e sites onde pudesse encontrar teses ligadas a Arte Sequencial... Sempre é difícil falar da morte de um amigo, ainda mais um do qual tenho tantas coisas em comum. Faço das belas palavras do Beto Potyguara as minhas:

"Nossas mais sinceras condolências aos amigos e familiares, esses são os sinceros votos de pesar daqueles que fazem a ABAS- República dos Quadrinhos.

Descanse em paz amigo e que Edmar Viana, Evaldo, Flávio Colin, Glauco, Henfil, Kirb e Eisner lhe façam companhia e possam levá-lo a adquirir o prazer e o conhecimento que você tanto almejava, mas que tão precocemente lhe foi negado.

Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas, mas talvez nós é que não conseguimos perceber os seus sinais garrafais a tempo, a não ser em momentos como este. Geraldo deixa orfão dois jovens filhos, uma esposa, sua família, amigos, ex-alunos e colegas de convívio e de profissão, mas sua memória como profissional e ser humano nunca será apagada de nossos corações.
O Geraldo de fala mansa, calma e terno, agora é eterno."

Eu gostaria muito de estar falando do seu projeto de mestrado e de suas experiências com educação ao invés de dizer que está ao lado de Will Eisner tão prematuramente sem concluir os sonhos que estava prestes a realizar. Um dia nos encontraremos aí no estúdio de Eisner e continuaremos nossas conversas amigo Bom Fim.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...