terça-feira, 23 de março de 2010

Revista 14 publica matéria sobre a Solenidade de Posse da República dos Quadrinhos e de suas atividades

Agradeço desde já ao Beto Leite e a Revista 14 por estarem presentes na Solenidade de posse e divulgarem o trabalho da Associação Brasileira de Arte Sequencial República dos Quadrinhos. (BP)
Quadrinhos na Escola
terça-feira, março 23, 2010
DSC04652-1024x768
“Queremos fazer histórias em quadrinhos das matérias dadas pelos professores.”, afirma Marcos Guerra, vice-presidente da Associação Brasileira de Arte Sequencial (ABAS). A associação, que teve a cerimônia de posse da sua primeira diretoria nesse dia 19, na Biblioteca Escola Professor Américo de Oliveira Costa, zona norte de Natal, traz projetos para difundir a arte de se fazer quadrinhos.
O presidente da associação, e professor, Beto Potyguara explica que um dos projetos da ABAS é trabalhar nas escolas públicas com maior evasão escolar, preparando os professores para o uso dos quadrinhos no processo de ensino. A ABAS pretende fechar parceria com a prefeitura e governo do Estado para desenvolver encartes educativos, na área de segurança e saúde. A associação já conta com núcleos em Fortaleza e na região do Seridó. Representantes de cidades como Rio de Janeiro e Coritiba já demonstraram interesse de se integrar a associação.
Meste Poty
O primeiro cartunista do RN não foi esquecido pela ABAS. O professor José Potiguar foi o pioneiro na publicação de quadrinhos nos jornais do Estado. Sem nunca receber pagamento pelo seu trabalho, Poti acabou se desestimulando e parou de publicar, mas não de produzir. Em recente visita a sua residência, integrantes da associação encontraram uma grande quantidade de material inédito. “Vamos batalhar para que isso seja publicado em forma de livro” afirma o Beto Potyguara, “é uma forma de reparar o trabalho não prestigiado do mestre”.
Além disso a associação vem organizando o Prêmio Mestre Poty. Uma premiação para as publicações e organizadores que prestigiaram a arte seqüencial no ano de 2009. A entrega dos prêmios acontecerá no dia 15 de abril, dia do desenhista, no Shopping Estação.
A premiação irá dar abertura a exposição Mitos e Heróis, que se estendera até o dia 23. Com atrações culturais nos dias 15, 16 e 17, sempre a partir das 18h.
Segue a lista de finalistas selecionados pelo voto popular:
MELHOR DIVULGAÇÃO DA ARTE SEQUENCIAL EM 2009:
MELHOR EVENTO DE 2009
MELHOR PUBLICAÇÃO IMPRESSA OU ON-LINE DE 2009
Jornalismo em Quadrinhos (REVISTA CATORZE)
K-ÓTICA (REVISTA CATORZE)

Texto: Beto Leite
Fonte: Revista 14

sábado, 20 de março de 2010

Júlia Arruda, a bela que é uma fera!

A vereadora Júlia Arruda não pode estar presente na oportunidade, mas fez questão de nos enviar um e-mail e um ofício (que reproduzimos a seguir) justificando sua ausência. Somos gratos pelo apreço e consideração da nossa jovem e comprometida legisladora.(BP)

OFÍCIO Nº 028/2010 Natal, 19 de março de 2010.
Senhor presidente,
Agradeço pelo convite para a solenidade de posse da primeira diretoria executiva da Associação Brasileira de Arte Sequencial. Reconheço a importância do evento e da entidade para a cultura da nossa cidade, mas lamento não poder comparecer, pois já tinha agendado outro compromisso das minhas atividades parlamentares.
Desde já parabenizo a diretoria da Associação pela posse e me coloco a disposição para o que for necessário.
Atenciosamente,

Júlia Arruda
Vereadora | PSB
Vossa Senhoria
Beto Potyguara
Associação Brasileira de Arte Sequencial
Nesta

Fazendo História

Apesar dos atropelos, imprevistos e da correria, o evento de posse de Mazza e Wanderline que aconteceu na tarde noite de ontem no auditporio do CEBE/ZN, ocorreu as mil maravilhas. Lamentamos por aqueles que se comprometeram em ir a e não apareceram, só eles tiveram a perder.
Homenagem póstuma ao Ex- Sec. de Educação Ruy Pereira e ao cartunista Glauco

Alexandre Mello da SEMOB, representou a prefeitura do Natal e parabenizou a iniciativa

Os CABEÇAS: em carne e crânio

Poti (o grande homenageado da noite), sua filha Jacira e Luíz Élsom (GRUPEHQ), momentos antes do chafurdo começar

A presença de Maurício Mazza em Natal deu ainda mais credibilidade a ABAS e reforçou a ideia do intercâmbio entre os 8 estados filiados.

Los 3 Presidentes

O professor e cordelista Rariosvaldo também prestigiou o evento
Obs: Para ficar ciente do calendário de atividades divulgados durante o evento, vá até o marcador CALENDÁRIO 2010 ( lateral direita).

segunda-feira, 15 de março de 2010

Resumo do dia: cumprindo a nossa parte!

O dia de hoje foi bastante corrido e atribulado, mas conseguimos fechar muitas coisas pendentes. Confiram o resumão do dia e das ações da quinta passada:
Expo MITOS E HEROIS, confirmadíssima no Shopping Estação. A abertura será no dia 15 de abril dia do desenhista e se extenderá até o dia 23. Com atrações culturais nos dias 15, 16 e 17, sempre a partir das 18h.
As obras serão expostas nesses espaços embutidos das laterais dos dois pisos do shopping
Estivemos ainda na Câmara dos Vereadores, onde foram confirmadas as presenças dos seguintes represenatntes do legislativo municipal no nosso evento do dia 19: Sgtº Regina, Júlia Arruda, e Dickson Nasser. George Câmara já possuía um compromisso agendado mas existe a possibilidade do mesmo enviar um representante, Albert Dickson, não confirmou a presença.
Tivemos ainda contato no dia de hoje com as equipes de jornalismo da TV Ponta Negra e TV Câmara que se mostraram interessadas na cobertura da solenidade, reforçando o mesmo que foi exposto pela TV Assembeia e TV Justiça.
O Chefe do Gabinete Civil da prefeitura, Kalazans Pinheiro, nos recepcionou muito bem, confirmou sua presença e declarou que faria o possível para levar a Prefeita à posse. Se isso se confirmar, engrossará as fileiras das autoridades políticas presentes:
Representente do Governo do Estado: Pedro Fernades (CODESE)
Sec. Segurança: Leonardo Arruda (a confirmar)
Sec. Mun. Educ.: Elias Nunes
SEMOB: Alexandre Mello
Pres. DATANORTE: Genildo
Pres. da Fundação José Augusto: Crispiniano
FJA: Fábio Lima
FJA: Ricardo Buíhu
Chefe do Deptº de Artes da UFRN: Marcos Andruchak
Adv.: Caio Vítor e vários outros chefes de gabinetes e sub-secretários do executivo estadual e municipal.
ONGS, Instituições e Associações Culturais que já confirmaram presença:
  1. Baobá
  2. Casa do Bem
  3. Núcleo de Animação
  4. Casa Durval Paiva
  5. ASNAT- Associação dos Surdos de Natal
  6. A RODA
  7. CASA do CORDEL
Aguardamos a confirmação de outras nove. 28 lideranças comunitárias também foram convidadas e assumiram o compromisso de se fazerem presente. O sintegrantes da Banda de Música da E. M. Ferreira Itajubá também confirmaram a ida ao CEBE.

sábado, 13 de março de 2010

CASA DO CORDEL comemora o dia da poesia em grande estilo.

Das 9h às 14h (na verdade bem mais que isso), quem compareceu a CASA DO CORDEL, localizada na Vigário Bartolomeu, não se arrependeu. A turma de Abaeté e seus convidados brindaram os visitantes com apresentações culturais de primeira grandeza.

Recital para poetas, poetisas e cordelistas

Presença de cordelistas de outros municípios e estados do país (inclusive de Rondônia)

Oficinas de Xilogravuras

Apresentação de João Redondo/Mamulengos

Show de viola com o talentosissímo Acaci

Os cordelistas Rariosvaldo e Acaci
O que mais chamou a nossa atenção, foi a boa presença do público jovem num evento dessa natureza, principalmente de novos artistas, o que prova que mesmo sem o apoio cultural dos governos e das instituições públicas há renovação do público e dos poetas populares está acontecendo. O que prova a força e a vitalidade da Literatura de Cordel, arte medieval que resiste e se renova acada dia, inclusive, deixando o esteriótipo de uma maifestação apenas voltada para um público sertanejo e do interior, ao contrário, hoje ela está bem enraízada em vários segmentos sociais e presente sobretudo no ambient urbano. Eventos como esses são louváveis, pena que partam em sua grande maioria de iniciativas de abnegados como o nosso amigo Abaeté. Azar dos governantes..Abaeté será nosso parceiro no inusitado projeto de Literatura em Cordel em Quadrinhos.

Making Off da entrevista para a TVU

Na tarde noite da última terça-feira (9), nós estivemos nas dependências do bar Prozac, localizado na Norton Chaves, onde concedemos uma entrevista a TV Universitária. A matéria foi ao ar na noite do dia 11, passado (quinta). Confiram o antes, o durante e o depois:
A bela e as feras!

Aline pacientemente entrevista Joseniz.
Helena uma das proprietárias do Prozac, analisa o trabalho da RQ.
 


Guerra teve muito mais do que 5 minutos de fama...mas somente, antes da edição.

terça-feira, 9 de março de 2010

Equipe da Revista Catorze divulga o Prêmio PotY e demonstram que são assíduos visitantes da nossa página ...bom gosto!

Votação para prêmio Mestre Poty vai até dia 10

Poti e a sua primeira tira publicada
Poti e a sua primeira tira publicada
A votação do prêmio que leva o nome do primeiro cartunista potiguar, Mestre Poty 2010, vai até esta quarta-feira (10). O evento tem o objetivo de destacar aquelas pessoas ou entidades que no ano de 2009 contribuíram para o engrandecimento, resgate ou divulgação da arte seqüencial no Rio Grande do Norte. Os três candidatos mais votados serão avaliados por um júri, que escolherá o vencedor.
A Revista Catorze concorre em dose dupla na categoria Melhor Publicação On-line ou Impressa de 2009, com a K-ótica #1 e #2 e o Jornalismo em Quadrinhos. Para votar basta enviar um e-mail para rquadrinhos@gmail.com, votando em todas as categorias.
Veja a lista das categorias e dos indicados:
Eventos:
  • EXPO “CARICATURAS E QUADRINHOS” (NORTE SHOPPING) –
  • MOSTRA CINEMATOGRÁFICA “24 QUADRINHOS POR SEGUNDO” (GOIAMUM AUDIO VISUAL)
  • EXPO “O QUE NÃO ESTÁ NO GIBI ESTÁ POR AQUI!” (CEBE/ZN)
  • FEIRA DE HQS (MERCADO DE PETROPÓLIS
  • II SEMANA HQ (UFRN)
  • II MARATONA DOS QUADRINHOS (GRUPHEQ)
  • DEBATE SOBRE QUADRINHOS ( FEIRA DE LIVROS DE MOSSORÓ)
Divulgação e promoção da arte sequencial potiguar:
  • Milena Azevedo (por seu trabalho como divulgadora, palestrante, entrevistadora e promotora de eventos)
  • GHQ (o Portal que divulga o cenário independente e os eventos locais)
  • Luíz Elsom (formador de novos talentos, administrador e divulgador da Gibiteca do CEBE/ZN, entre outros)
  • República dos Quadrinhos (colocou no ar 2 blogs voltado para o tema, um para divulagação e promoção de eventos e artistas locais, além do fim didático e outro, só com tiras – além de criar o referido prêmio)
  • Nominuto.com (abriu espaço para as tiras on-lines locais com Wanderline)
  • Feria do livro de Mossoró (dedicou um espaço para debates sobre HQ)
  • Detº de História da UFRN (pelo 2º ano consecutivo promoveu um encontro acadêmico sobre o tema).
  • GRUPHEQ (pela 2ª maratona de quadrinhos de Natal)
  • Cine Clube/ Goiamum Audiovisual(além da mostra cinematográfica ainda promoveu um debate sobre a cinema e quadrinhos)
  • Fundação José Augusto (promoveu o primeiro concurso de hqs do estado)
  • CEBE/ZN (promove oficinas de desenho e pintura e cedeu seu espaço físico para duas exposições de arte sequencial este ano)
  • FRANCINILDO SENA - divulgador do quadrinho independente local (ver Mundo HQB)
Publicação: Lançamentos impressos ou on-line
Foto: Poti e a sua primeira tira publicada – Fonte : rquadrinhos.blogspot.com
Fonte: Revista Catorze
 
OBS: um pequeno adendo, a premiação chama-se POTY com "y", pois homenageia os artistas do nosso estado (RN) e o Mestre"POTI", será o grande homenageado dessa primeira versão, ok? (BP)

sábado, 6 de março de 2010

Encontro de gerações

Na tarde de hoje a RQ esteve na residência do Mestre Poti, fechando os últimos detalhes para a série de homenagens que serão desenvolvidas ao longo do ano (merecidamente), ao primeiro cartunista regular do estado.
Poti começou a publicar suas charges no Jornal O POTI (coincidência), a partir de 1950, passando por vários outros periódicos lociais (Diário de Natal, Tribuna do Norte, Jornal de Natal, etc), sem no entanto, nunca receber um centavo sequer por seu trabalho publicado.
Entrevista e acesso aos inéditos: a RQ comprometesse em batalhar para viabilizar a publicação
A Associação, em virtude disso, resolveu prestar a devida homenagem a esse pioneiro das artes gráficas locais. Primeiro, concedendo-lhe o título de Mestre do Quadrinho Potiguar, durante a entrega do Prêmio Poty. Segundo, com a produção de um curto documentário que deverá ser produzido ainda neste ano. E, por fim, esperamos conseguir sensibilizar o poder público, em especial a Fundação José Augusto, para que publique um livro contendo material inédito deste artista. O primeiro contato e o agendamento das datas das entrevistas já foram fechados, e esperamos agora, com o apoio de toda a galera da ABAS darmos conta deste ousado projeto.
Encontro dos Poti's

Poti e a sua primeira tira publicada: um achado arqueológico
O professor José Potiguar assegurou a sua presença em nosso evento do dia 19 de março, o que muito nos alegrou.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...