sábado, 14 de novembro de 2009

Mas o certo é que nós estaremos....

... com a RQ onde ela estiver!
O mundo mágico, lúdico e didático dos Board- Gamers
Parafraseamos (e plagiamos) a belíssima estrófe do hino do Grêmio, composta por Lupercínio Rodrigues, só para reforçar que estimaos dipostos a levar a nossa marca e o nosso trabalho aonde for possível. Nesta semana concluímos a peregrinação por mais de 20 escolas de Natal (a maioria da Zona Norte), fazendo uma pré-inscrição para a palestra do próximo dia 18, com Ricardo Buíhu. Aproveitamos ainda para participar da II Semana HQ, promovida pelo Deptº de História da UFRN e na oportunidade divulgamos a palestra e a nossa Expo, tanto no Seminário, como no Setor II de aulas do Campus, no CCHLA e na TV Universitária.

Como estimular os alunos em sala de aula: RPG (Matheus) e Board-Gamer (Tendson) como recuros didáticos!
Mesmo que essa ação de formiguinha não surta efeito, estamos felizes de termos conseguido em duas semanas empreendê-lo, assim que soubemos que o PROLER não seria mais realizado no CEBE/ZN (ou seja perdemos todo um público já assegurado, composto por bibliotecárias e professores de Língua Portuguesa das escolas estaduais). Independente do resultado final, um grupo diminuto de apenas quatro pessoas, fez a diferença e que isso sirva de exemplo para a galera em geral. O primeiro passo é o mais difícil a ser dado, mas sem ele, o início da caminhada rumo ao tão sonhado objetivo jamais seria possível.

O GRUPEHQ se fez presente: Marcio Coelho, Emanuel Amaral e Ivan Cabral

o Pof. Dr. Renato Amado discursou sobre a obra de Conan

O relato impressionate sobre uma editora independente de um homem só: a Marca de Fantasia de Henrique Magalhães
Confiram toda a programação do evento:


II ENCONTRO DE HISTÓRIA E


HISTÓRIA EM QUADRINHOS


OS QUADRINHOS E A HISTÓRIA REGIONAL


de 09 a 13 de novembro de 2009


(9/11) Segunda-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: Palestra ‘Quadrinho – documentário ou como chegar à síntese entre o real e a ficção’ – Prof. Ms. Milena Azevedo, História/UNISINOS e Sócia-Gerente da Garagem Hermética Quadrinhos.


(10/11) Terça-Feira/Tarde de 15:00 às 17:30 no Centro de Convivência: Exposição ‘Uma História dos Board-Games’ – Tendson Artur Ribeiro da Silva, Board-Gamer.


(10/11) Terça-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: Mesa-Redonda ‘A produção de Quadrinhos Regionais’ – Grupo de Pesquisa de Histórias em Quadrinhos (GRUPEHQ).


(11/11) Quarta-Feira/Tarde de 15:00 às 17:30 no Centro de Convivência: Exposição ‘Os Board-Games com temas históricos’ – Tendson Artur Ribeiro da Silva, Board-Gamer; Mostra de Desenhos e Caricaturas dos grupos ‘Quadro a quadro’ e ‘Soluções criativas’ de Natal (RN).


(11/11) Quarta-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: Palestras ‘Robert Howard e a História Regional’ e ‘Robert Howard e os Quadrinhos de Conan – um problema de autoria’, Prof. Dr. Renato Amado Peixoto, do dpto. de História/UFRN.


(12/11) Quinta-Feira/Tarde às 14:00 às 17:30 na sala C5 do Setor II: GT ‘Os Quadrinhos e o Ensino de História’ com as comunicações: ‘A História trabalhada quadro a quadro’, Duscelino L. de Lima Junior & Crislane B. Azevedo, História/UFRN; ‘História em Quadrinhos: um recurso multidisciplinar’, Waltécia Oliveira & Lula Borges, História/UFRN e Artes/UFRN; ‘Educação para Abolição: charges e histórias em quadrinhos no Segundo Reinado’, Thiago Vasconcellos Modenesi, Especialista em Educação/UFPE, História/UFPE.


(12/11) Quinta-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: GT ‘Literatura e Quadrinhos’: ‘Gaiman & Shakespeare: uma leitura maneirista do Sandman’, Alex de Souza, Jornalista; ‘X-MEN: Deus ama, o Homem mata’, Joseniz Guimarães, Artes/UFRN (marcamos presença aqui também).


(13/11). Sexta-Feira/Tarde às 15:00 na sala C5 do Setor II: Palestra "Editoras independentes: o projeto Marca de Fantasia", Prof. Dr. Henrique Magalhães, do dpto. de Mídias Digitais/UFPB.


(13/11) Sexta-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: GT ‘Os Jogos e o ensino’: ‘O RPG na sala de aula’, Matheus Silva de Medeiros, Educação/UFRN; ‘Ferramentas Lúdicas na Educação: os jogos de tabuleiro e a interação com os conteúdos ministrados em sala de aula’, Tendson Artur Ribeiro da Silva, Board-Gamer.

Um comentário:

Joseniz disse...

Foi muito gratificante tanto participar com a apresentação de meu trabalho, quanto assistir aos outros trabalhos. Fico feliz pelo trabalho da Christina no II Seminário pedagógico. E que surjam mais oportunidades como estas para criar a discussão da linguagem dos quadrinhos na academia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...