Por Edipo Pereira - COSMO NERD
Neste mês, quadrinistas iniciarão as conversas a respeito da construção de uma história em quadrinhos a partir do roteiro, começando a discutir o eixo de visão e coerência visual, algo comum no cinema, mas pouco discutido nas HQs: a regra dos 180 graus. Dentro do tema, entram questões sobre como representar visualmente a história, evitar erros de narrativa, continuação e demais incoerências. “A mudança brusca de eixo é algo que pode confundir o leitor com uma representação imagética mal elaborada e durante a Tertúlia HQ de setembro esmiuçaremos os detalhes da construção de uma história preocupada com esse viés”, adianta Thaïs Gualberto, coordenadora de Quadrinhos da Funesc.
O projeto – Tertúlia HQ é um projeto criado para entusiastas das histórias em quadrinhos discutirem os diversos temas relacionados a este universo na Gibiteca Henfil. Sua primeira edição ocorreu em abril de 2016, comemorando as quatro décadas da personagem Maria de Henrique Magalhães, passando por temas como a obra de Cristovam Tadeu, do Coletivo WC e também a possibilidade de criação de uma revista autoral pelos quadrinistas presentes nas tertúlias. A partir daí focou-se numa troca de conhecimentos entre os artistas presentes e na construção da revista “Choque Térmico”.
A Tertúlia HQ é aberta para a contribuição de todos, não se caracterizando como uma oficina ou palestra, mas um momento de compartilhar e receber conhecimento. A Tertúlia é aberta para qualquer pessoa interessada, sem custos e sem restrições de idade.
Serviço
Tertúlia HQ: Eixo de visão e coerência visual
02/09 – Sábado
Hora: 16h às 18h
Local: Gibiteca Henfil | João Pessoa – PB
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário