segunda-feira, 20 de setembro de 2021

DEBULHANDO: Os Notáveis - Parte 1

A "LIGA" de Moore.
Ao mencionarmos OS NOTÁVEIS, a comparação com a LIGA EXTRAORDINÁRIA de Alan Moore será inevitável. Porém, contudo, entretanto e todavia, se a inspiração para a uma super equipe de personagens ilustres da história brasileira teve de fato uma forte influência na obra do autor britânico, o mesmo não pode ser dito sobre o roteiro e a temática da série.

Cartaz do filme baseado (anos luz) na obra de Moore

Antes de qualquer coisa, devemos salientar que quando essa ideia nos passou pela cabeça (em 2000), sequer tínhamos assistido a película acima, tão pouco, tivemos algum contato com a obra original de Moore. Então em que momento a LIGA entra nesta história?  (pergunta-me o incrédulo leitor!)
Ficamos a par da existência desta série por meio de uma matéria publicada na extinta revista Wizard # 1 (a edição única da Hangar 18). Nela se especulava qual seria um possível elenco ideal para um filme da Liga Extraordinária, além de nos apresentar a trama genial desenvolvida por Moore.

Achei a ideia formidável e aquilo me reportou de imediato a uma outra antiga série animada que eu curtira muito, OS DEFENSORES DA TERRA! 
O seriado televisivo exibido pelo SBT na década de 1980
Mas por onde começar?
Em ambos os casos citados, os personagens eram de ficção e originalmente possuíam séries individuais (solo). A grande sacada foi fazer com que eles passassem a coexistir em um universo comum e coeso. Moore foi ainda além, ao propor a unificação de personagens clássicos da literatura inglesa.

Acrescentar a essa proposta um tempero nacional, tornou-se um desafio instigante e divertido.
Nesse sentido, as primeiras incursões seguiram a proposta original de reunir personagens da ficção nacional. E assim, vários nomes foram surgindo: Macunaína, Jerônimo (o herói do sertão), O Patrulheiro Rodoviário, Capitão Asa, Saci...

Essa lista só tinha a ser ampliada, mas  já nos deparávamos com o primeiro e grande problema: a temporalidade! Qual seria o corte temporal a ser explorado? E quais seriam os personagens contemporâneos que viabilizariam a série, sem o uso de recursos como viagem do tempo ou realidades paralelas?  

Foi então que a figura de LAMPIÃO entrou na listinha e fez toda a diferença. O cangaceiro era um personagem histórico real, mas que graças a literatura do cordel, tinha adquirido o status de personagem de ficção - quase folclórico - junto ao imaginário popular.

Ao nos depararmos com Lampião - no sentido figurativo e criativo - é que encontramos o fio condutor para a construção da série: Vamos nos debruçar sobre a história do Brasil!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...