quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

HQs potiguares em pauta

Por Milena Azevedo

O Prêmio Moacy Cirne de Quadrinhos, promovido pela Fundação José Augusto em 2009, revelou que no Rio Grande do Norte há muitos quadrinistas produzindo prolificamente, tanto na capital quanto no interior do Estado.
Pensando em dar vazão a essa produção, a maioria com histórias inéditas, o professor e artista plástico Luiz Elson, membro do GRUPEHQ (Grupo de Pesquisa e Estudos de Histórias em Quadrinhos), contando com o apoio de Venâncio Pinheiro, da Gráfica Manimbu, e de Crispiniano Neto, ex-presidente da Fundação José Augusto, elaborou o projeto 1ª Edição.
O 1ª Edição objetiva publicar 30 HQs de autores locais até o mês de março de 2011, e assim lançar as bases para a criação um mercado local e a formação de um público potiguar leitor de quadrinhos.
A publicação das HQs do 1ª Edição é feita num sistema de parceria entre os quadrinistas (que entram com um valor simbólico) e a Gráfica Manimbu (que entra com a impressão de 500 exemplares de cada título). E, ao final, cada quadrinista receberá as revistas de todos os participantes do projeto para que todos conheçam a quantas anda a produção dos colegas.
Os primeiros lançamentos das HQs do 1ª Edição foram feitos em Umarizal, Santa Cruz, São Rafael, Tibau do Sul e Macau, todos com excelente receptividade.
Otimista, Luiz Elson acredita que o 1ª Edição é um projeto que pode ser realizado todo ano, e a cada edição o trabalho de mais quadrinistas potiguares será conhecido e divulgado não apenas localmente, como também em todo o território nacional, haja vista a intenção do envio das HQs para as principais gibitecas brasileiras.
Em Natal haverá um lançamento coletivo no dia 15 de fevereiro, às 19:00 horas, na Poty Livros da Salgado Filho, apresentando 20 das 30 HQs do 1ª Edição.
REVISTAS EDITADAS
1- O Barqueiro – Rodrigo Fernandes (Umarizal)
2- Terra de Ninguém- Miguel Everaldo e Wendell Cavalcanti
3- Amigos,Amante e Amores – Wanderline Freitas (São Rafael)
4- Situações – Antonieto Pereirade (Santa Cruz)
5- História de Tibau do Sul – Dacio Galvão e Aucides Sales
6- História do Rio Grande do Norte – Aucides Sales
7- O Contador de lorotas – Leo Feitoza
8- Brado Retumbante – Lula Borges
9- Carcará- Beto Potyguara
10- Fabula Moderna – Gabriel Andrade Jr. (Macau)
11- Mosaico – Mileza Azevedo
12- Os Notáveis – Beto Potyguara, Wolclenes, Wanderline e Wagner
13- Titanocracia – Marcos Guerra
14- Oque vai ser derrubado com o Machadão – Beto Leite e Marcos Guerra
15- O Evangelho segundo o sangue – Leander e Marcos Guerra
16- Labareda – Luiz Élson
17- Bateu na Mãe – Vinícius Dantas
18- Luz nas Trevas: Autor em Crise – Joseniz Guimaraes
19- Contos e Encantos – Adrovando Claro
20- Tribuna do Humor – Amâncio

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...