quarta-feira, 13 de abril de 2011

FAMS 4

 
Por Laboratório Espacial 

FAMS este ano esteve mais concorrido que nos anos anteriores, um crescimento exponencial fruto do esforço de uma turma entrosada e muito simpática. As atrações incluíam uma exposição sobre a cultura nipônica, show de bandas, ambientes de games, jogos, artes marciais, combate de armas medievais, salas de exibição de vídeos e animes, cosplays, lançamentos de quadrinhos, magic, RPGs, palestras e workshops.
Eventos de Mangá e Animê propõem um ambiente lúdico e socializante, onde leigos e iniciados podem trocar idéias e explorar mais a fundo o universo da leitura dos mangás, quadrinhos etc. Frequentado mormente por um público jovem e antenado, o FAMS e eventos congêneres trazem a reboque uma série de questões que merecem ser observadas. Neste contexto muitos jovens exploram seus talentos e descobrem caminhos profissionais, como o caso de Danilo Lobo que através de sua participação junto à organização do evento começou a desenvolver-se profissionalmente na área da fotografia. Assim acontece também com outras áreas como administração, turismo, artes visuais, design, arquitetura, contabilidade etc. O fato é que direta ou indiretamente vemos uma nova geração encontrando suas vocações por meio dos eventos de Mangá e Animê.

Algumas empresas já reconhecendo o potencial  de investimento em iniciativas como o FAMSentram fortes como patrocinadores, afinal é interessante para elas associar sua marca a um empreendimento tão cheio de juventude, criatividade e energia. Se levarmos em conta a força de consumo do público jovem, a presença neste Top of mind é mais que bem-vinda para qualquer empresa.
Enquanto os eventos estimulam descobertas profissionais, os mangás continuam movimentando de maneira crescente o mercado editorial, e negócios alternativos crescem neste contexto, caso dos estandes especializados em camisetas e adereços, botons e toy figures entre outros.
Embora a cultura japonesa tenha estimulado a produção deste encontro, ele se mostra democrático e multifacetado abrindo o leque para além do quadrinho japonês. Prova disso é a forte presença do Quadrinho Nacional no FAMS, com o trabalho do Grupo Gattai, uma equipe de produtores independentes que além de lançar suas próprias revistas agitam o meio profissional promovendo intercâmbio entre artistas, além de organizarem debates, palestras e workshops.

O segmento de quadrinhos organizado pelo Grupo Gattai, o MAIS HQ, levou a Sobral uma oficina de roteiro com o experiente Fernando Lima (criador do Fantasma Escarlate), uma oficina de narrativa e desenho com o talentoso Wagner Nogueira e novamente contou comGeraldo Borges (Diretor do Quadrinhos, Estúdio de Desenho) e JJ Marreiro (criador da Mulher-Estupenda) que ministraram juntos o workshop: Anatomia Mangá & Anatomia Comics. Enquanto isso o cartunista Sapão (Projeto Continuum) fazia caricaturas durante o lançamento de um fantástico preview do Projeto Continuum. O segmento do FAMS voltado a quadrinhos também recebeu as destacadas presenças de Marcílio Oliveira (Grupo Zinext) eLuis CS (da Cordenação do Fórum de Quadrinhos do Ceará). Ainda nas oficinas Camila Nágila e Wescley Braga fizeram um belo trabalho direcionado a desenhistas iniciantes.

O movimento no estande do Grupo Gatai foi intenso graças às parcerias com o Projeto Continuum eLaboratório Espacial que promoveu na ocasião o lançamento da revista Herói Z. A presença da dupla de cosplayers Mara e Paulo Lacerda encantou o público encarnando os personagens Mulher-Estupenda eFantasma Escarlate, carros-chefe da Coleção Âmbar.
O encerramento do MAIS HQ contou com a tradicional mesa redonda apresentada pelo escritor Zé Wellington, enquanto as bandas e os cosplays deram o tom do encerramento para o FAMS. Agora é esperar que a repercussão leve a magia do encontro àqueles que não puderam estar presentes e quem sabe isso seja um estímulo para que no próximo ano um grupo ainda maior de amigos resolva prestigiar, colaborar, participar e, quem sabe, patrocinar o evento.
Para saber mais:

Fotos III MAIS HQ
Fotos II MAIS HQ
Danilo Lobo Fotos – Grimório
FAMS
Grupo Gattai
Cobertura de Zé Wellington no Bigorna
Cobertura no site do MAIS HQ
Sobral em Revista

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...