segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Maior congresso da América Latina sobre quadrinhos acontecerá na USP

2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos
Na próxima semana, começam as 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, um congresso específico sobre o estudo de HQs. O encontro acadêmico é considerado o maior do gênero na América Latina e, neste ano, será sediado na USP – Universidade de São Paulo(Avenida Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo).
O evento acontecerá entre os dias 20 e 23 deste mês e todas as apresentações de trabalhos e conferências se realizarão no prédio da ECA (Escola de Comunicação e Artes). A organização do congresso é do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.
Esta segunda edição do congresso teve um número maior de trabalhos inscritos e aprovados. Das mais de 300 propostas de resumos recebidas, 201 foram aprovadas para integrar as 15 mesas temáticas do encontro. Em 2011, ano da primeira edição, foram apresentadas 181 comunicações.
O congresso terá um conferencista em cada um dos quatro dias do evento. John Lent, dos Estados Unidos, é tido como referência mundial nos estudos de quadrinhos. Dois dos convidados são da Espanha: Manuel Barrero e Jesús Jiménez Varea, ambos voltados a pesquisas sobre produções europeias.
O quarto convidado é o brasileiro Henrique Magalhães, professor de comunicação daUniversidade Federal da Paraíba e mantenedor da Marca de Fantasia, editora que tem o maior catálogo de obras teóricas sobre quadrinhos no País.
As conferências e mesas serão apresentadas durante a tarde e a noite, momento em que haverá também lançamentos de obras teóricas ligadas a quadrinhos.
As inscrições podem ser feitas até o dia do congresso, no site oficial do evento.
Fonte: UHQ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...