sexta-feira, 9 de setembro de 2016

DEI VALOR: Quadrinista Hugo Canuto recria capa de HQs da Marvel com Orixás

No último dia 29 de agosto, o quadrinista Hugo Canuto compartilhou uma imagem bastante emblemática em sua página do Facebook, trata-se de uma releitura bem peculiar de uma das capas mais clássicas do Universo Marvel, Os Vingadores tornaram-se Os Orixás, no traço do artista, fã convicto de Jack Kirby.
Hugo talvez nem imaginasse o tamanho da repercussão que a sua imagem ganharia, mas agora poucos dias após o feito, ele já pode perceber que o seu ato não passou despercebido nem pelos amantes da nona arte, nem pela mídia tradicional.
O GLOBO foi o primeiro veículo a render-se a sua arte magistral e a temática cultural afrodescendente de primeira grandeza. 
Obra singular e digna, não apenas de nota, mas de reflexão social e fruição artísitica. Fica a dica pra quem ainda não conhecia o trabalho do artista.
Capa de "The Orixas", inspirada na estética dos quadrinhos de "Os Vingadores" Foto: Hugo Canuto
Segue texto explicativo do próprio Hugo sobre as razões e implicações de sua obra (BP):

"Ontem Jack Kirby, criador do universo Marvel junto com Stan Lee faria 99 anos.
O que mais admiro na sua obra é o imenso repertório visual, bebendo e misturando fontes que vão dos samurais aos Incas, do Sci-Fi "2001 - Uma Odisseia no Espaço" à Mitologia Hindu, passeando por diferentes culturas e traduzindo os mundos com seu olhar. Kirby desenvolveu conceitos que ainda hoje permanecem atuais, seja na deslumbrante paisagem de Asgard ou as engenhocas elaboradas de Tony Stark, seu DNA inventivo e extremamente simbólico é um legado renovado a cada geração.
Seguindo por essa trilha, meu trabalho sempre buscou unir elementos locais á influência da cultura pop. Prestando tributo ao criador de mitologias, resolvi imaginar "o que aconteceria se..." pelo acaso do destino, Jack Kirby resolvesse produzir uma saga baseada nas lendas da cultura Afrobrasileira.
O resto fica por conta da imaginação."
Confira outro redesing do artista:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...