sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Novos Caminhos: Indo de encontro ao horizonte e a oceanos nunca antes navegados!


Explicações necessárias:
O que está descrito na postagem anterior, é apenas um pequeno fragmento do que é e do que pode vir a ser a RQ. Este é um sonho que surgiu de forma solitária há 10 anos atrás. Mas eu como bom moço que sou sempre o compartilhei com outros marujos na busca da formação de uma tripulação corajosa e arrojada, disposta a não apenas se envolver nesse sonho, mas se comprometer com a realização de um projeto! 
Duas tentativas ocorreram antes, na época de universitário e fanzineiro, mas não vingaram! Não tínhamos PC, a comunicação era à base de cartas e algumas sociais (que nunca chegavam a seus destinos), mesmo investindo durante dois anos na manutenção de uma Caixa Postal, os extravios do correio e mudanças de endereços ou simplesmente, desistências não oficializadas, levaram uma ideia tão boa ir por água a baixo. Mas de positivo tive contato com os baianos Sidney (Miudins) Flávio Luís e William Leão, o mineiro Luciano Irthmun, a carioca Rafaela Balter, o paraibano Marcelo, Edguar Guimarães (QI), o paulista Silvano Melo (por onde andam vocês?).

Entre 2000 e 2001, nova tentativa. Agora havia sido convidado para integrar uma Associação batizada como “Universo Federal”. Tornei-me um misto de relações públicas e promotor cultural. Contatei artistas pláticos consagrados de Natal, como: Sá Pantoja, Dione Medeiros e Vatenor, convidando-lhes para fazerem articulisatas e apresentarem os niovos nomes das artes pláticas potiguares, além de pintarem as capas de algumas edições. Consegui o comprometimento desse pessoal de graça. Lord Lobo, Pança, Sidney (de novo) e uma galera local foram convidados para estreiar a sessão que seria de minha responsabilidade, que batizei como “República dos Quadrinhos!”
Um Regimento Interno foi criado, uma Ata de fundação e recolhimento de assinaturas ocorreu. Mas na hora de registrar no cartório, de abrir firma (R$1,50 na época) e assumir o compromisso de doar um real por mês afundo perdido para gastos com correspondência e material de expediente, fizeram 18 pessoas saírem correndo. Três (comigo) ainda permaneceram fiéis ao projeto, mas pra mim era o fim de trabalhar com coletividades e de confiar nos outros. Passaria a fazer o meu sozinho. Lancei o zine Potylândia (comentado no QI e no Areia Hostil) e com a compilação dos trabalhos dos colegas do passado lancei em 2006 o Anarkia Total. Nesse meio tempo conheci Wanderline e uma nova esperança ressurgiu.
Mas ao longo de agosot de 2006, nós apenas produzimos HQs, mas não viabilizamos suas publicações. Foi necessário recentemente eu ter tido um colapso nervoso (síndrome do pânico), para ficar em casa e repensar os rumos da minha vida. Em quinze dias produzi 3 HQs e colori uma, para inscrever no Prêmio Moacy Cirne. Consegui no apagar das luzes no último dia, 27/07.

Nessas horas de depressão muita gente se deixa entregar a doença, as drogas, ao misticismo, aos deuses. Eu me apeguei ao que tinha mais próximo de mim no momento...um lápis! Depois de mais de 20 anos eu consegui fazer uma HQ VERTICAL (tinha me especializado em tiras). Voltei a criar e não parei mais, até agora. Entrei na net, me filei em várias comunidades de quadrinhos, as que não permitiam que eu postasse: desfiliação! E entrava noutra, lancei vários SOS TIRAS! Só um marujo veio ao meu encontro: ANTONI. Perdi quinze dias e mudei de estratégia fui atrás dos artistas, blog por blog, comunidade por comunidade. As respostas começaram a se comunicar: dois me ignoraram, sequer me aceitaram a solicitação de amizade do Orkut, mas eu não desanimei. Quando o Estevão enfim, por questões profissionais, disse não, aí sim pensei em parar. Aí as respostas vieram de todas as direções, inclusive de quem eu menos esperava a LOKAZ! Eu não a conectei, nem sei como ela soube do Tirando Uma (pelo menos, até agora!). Bem gente em resumo é isso. Essa explicação desabafo era mais do que necessária pra eu não que repetir a mesma coisa como fiz com o Pedro Leite, com o Igor, com o Tião e com o Maverick.
Independente do que está por vir, eu gostaria de externar do fundo do meu coração o meu sentimento de profundo respeito, satisfação, admiração e honra em tê-los como parceiros! Que esse punhado de pessoas possa se tronar um grupo coeso, uma equipe de fato, apesar das distâncias que nos separam! Perdoem-me o tom sarcástico e irônico anterior é o meu jeito de ser! O pessoal daqui sabe que nem tudo deve ser levado a sério, mas a frieza da net pode propiciar múltiplas e desagradáveis interpretações. Se isso aconteceu em alguns dos casos, me perdoem os que se sentiram atingidos e me apedrejem também, afinal eu não sou o dono da verdade e muito menos o líder espiritual de vocês!

AGORA SIM...falando sério!
ANTONI é um garoto jovem, boêmio, baladeiro, rodeado de gatas (cuidado Nina!), mas que tem um talento extraordinário! Post na RQ os seus quadros e aqueles outros trabalhos que estão no Orkut, rapaz! O espaço é seu também! O IGOR que foi o cara com que mais conversei depois do Maverick, começou entusiasmado, mais depois desistiu. Se ele mudasse o letreiramento e a diagramação de suas tiras, sairia dali um material de prieira,pronto para ser publicado. Mas percebi que não é esse seu interesse. E respeito sua decisão.
MARCOS RONIN, de Ronin, não tem nada. É um cara honrado, digno e um amigo fiel. Foi o primeiro a divulgar a RQ em seu site (sem me avisar) ainda quando ela era apenas potiguar!
Os irmãos WWW dispensam apresentações. WANDERLINE é um cara completo (na artes) e o único realmente profissional entre nós “os fundadores”, pois consegue viver da arte que produz. O admiro e o invejo um pouquinho também por isso(quem sabe minha hora um dia chegue). WÓLCLENES desenha de tudo um pouco e está sempre se empenhando em melhorar cada vez mais o que já estava perfeito. WÁGNER tem o traço e o teor mais infantil em trabalho, mas o desgaste de ser comerciário, acaba sugando sua força vital e dificultando uma maior dedicação a produção de quadrinhos (acredite, eu sei bem o que é isso!).
TAKREN é outro talento completo e versátil. Além de s er o clone do HIRO de HEROES.Capaz de rivalizar com Wandé, embora sejam de áreas e estilos distintos (talvez eu marque um duelo). MAVERICK é uma incógnita, mas está bem intencionado e vem me ajudando a formatar e instalar uns recursos de rastreio de visitantes no blog. TIÃO foi a pobre vítima que eu peguei mais pesado! Ma s de coração cara, não leve pro lado pessoal. Divulgue os seus trabalhos antigos aqui no RQ. Eu dei uma fuçada no seu Orkut. O primeiro passo pode ser o mais difícil, mas vcoê não está mais sozinho, acredite!
AH! ESSAS MULHERES MARAVILHOSAS!
Mulheres que curtem quadrinhos já é algo relativamente raro. Que se aventurem a escrever algo ou desenhar então, nem se fala! E mais, que fujam do lugar-comum do modelo “menininhas desenham e curtem Mangás” algo quase impossível! Com conteúdo e qualidade...parem as máquinas! Nós temos o Éden!

NINA, seu trabalho é um dos mais originais e colo
ridos que já vi. Relatar o mundo sobre a óptica feminina e com representações felinas, foi uma grande sacada e com um texto de primeira, então! Temos quase a perfeição. Pois ela parece que foi abduzida e não retornou mais os meus contatos....NINAAAAAAAAAA! Volte! Precisamos de você! O “grupo” precisa de você! 
LORENA KAZ. Ao contrário dos demais, foi ela que me procurou! Me amarrei logo de cara na LOKAZ, assim que bati o olho. Tô falando em sentido figurado! Da personagem... Enfim, quem for dizer que o traço é rabiscado, grosseiro... JUMENTO! Isso se chama Estilo! E leia a série e confira que temos uma excelente roteirista e uma futura ilustradora de livros de mão cheia! É só ela querer!
Bem, gente é isso! Abri o meu coração! E espero que vocês façam o mesmo. Começamos a partir de agora o nosso período de QUARENTENA! Eu disse QUARENTENA e não HIBERNAÇÃO! Vamos continuar postando regularmente e divulgando o blog e a RQ da forma que vocês puderem ao longo desse mês! Maverick me perguntou o que poderia fazer sozinho, isolado em K-PAX! 10% do que eu fiz sozinho e doente, já é um começo! Divulgue no seu blog, entre amigos, no Orkut, sejam criativos! Todo mês enviarei um boletim informativo pra vocês de como vão indo as coisas e os próximos passos para o nosso lançamento oficial no Mundo Real! Aproveitem o tempo pra visitarem os blogs uns dos outros, postarem comentários nas tiras dos colegas no nosso blog, troquem e-mails, experiências! Conversem entre si, falem mal de mim, enfim...interajam! É esse o diferencial da RQ com relação, por exemplo, ao TIRAS NACIONAIS (que pertenci entre 2006/07).
Pra encerrar duas boas notícias, já tivemos duas visitas pra lá de ilustres confirmadas: o jornalista, escritor e promotor do verdadeiro Oscar dos quadrinhos nacionais (o Prêmio Ângelo Agostini), FLÁVIO CALAZANS, e o não menos importante, o ex-editor das revistas WIZARD/WIZMANIA e SET e criador do premiadíssimo site o Universo HQ, SIDNEY GUSMAN que já confirmou que lançará uma nota brevemente sobre o Tirando Uma, por lá! É mole! E hoje só é o dia 4 de setembro! Mais novidades virão! 
Um abraço carinhoso em todos e mais uma vez muito obrigado por compartilharem comigo este momento! O que já foi um sonho, agora tornou-se realidade... Que venha o futuro!

Obs2: Agora, se ainda existem dúvidas sobre qual é a finalidade maior de se criar essa cooperativa, acesse a primeira postagem desse Blog. Nós daqui de Natal estamos levando a sério. Já conseguimos um espaço na Biblioteca Estadual da Zona Norte de Natal para nossa exposição de estreia. Nos ofereceram o dia 6 de outubro para abertura da Semana da Criança e está em andamento a negociação um segundo espaço. No fianl do Mês ou antes enviarei um Boletim pra vocês, antes, confirmem quem está interessado em receber a camisa dessócio. Enviem o tamanho. Como cortesia, os não potiguares receberão gratuitamente (só espero o reembolso das despesas postais), ok?!

3 comentários:

M.Maverick disse...

Belíssimo Post.


"Que venha o futuro"!

Beto Potyguara disse...

É mas só vc postando e comentando, tá osso!

M.Maverick disse...

Ué, e teus poderes de professor Xavier? Busque mais gente! Vá atrás de mais cartunistas mutantes! Se vire.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...