sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Conheça: Tirapias II


DILBERT

Após o cancelamEnto da série de Calvin, coube a Scott Adams nos apresentar uma nova série inteligente, sarcástica e pertinente ao momento atual, tratavasse de DILBERT, as desventuras de um desajeitado funcionário executivo de uma fábrica que tem um gato como chefe de setor. Sim havia vida inteligente além de Calvin, só não é o velho Dilbert, aqui.


HAGAR

"Hagar, o horrível", de horrível não tem nada, muito pelo contrário, ele é formidável, bonachão, comilão, desastrado e muitos outros atributos que fariam o GROO, ficar envergonhado. Horrível mesmo, talvez, seja somente a sua vida: com uma esposa dominadora, um filho de masculinidade duvidosa, uma filha (de aptidões valquirianas) desesperada por casar, um médico charlatão e um amigo que de sortudo só tem o nome...o "horrível", sob este prisma, até que lhe cai bem.


PEANUTS


Snoopy era para ser meramente um personagem secundário das tirinhas de Charlie Brown e sua turma, mas acabou roubando a cena...e como! Pelo menos era essa a idéia inicial do saudoso Charles Schulz. Mas, nem sempre o resultado sai como o planejado e para a nossa sorte, nesse caso não saiu mesmo. Snoopy não só roubou a cena, como também abriu espaço para outro coadjuvante animal (literalmente):o passarinho Woodystock. A temática melancólica, filosófica e existencial da tira, tornou o genêro mais sofisticado e colocou a nona arte em evidência e no foco da análise de muitos teóricos da comunicação de massa, da sociologia e outras ciências, muito antes dos cultuados Simpsons entrarem em cena. Com cerca de 50 anos de produção ininterrupta, o azarado Charlie Brown, Lucy, Linus, Snoopy e Cia, só deixaram de ser publicados devido ao falecimento do seu criador em fevereiro de 2000. A melhor fase da série são as tiras publicadas na década de 50, quando o fenômeno do "Minduin" (como Charlie Brown ficou conhecido inicialmente por aqui) e seus amigos começaram a conquistar uma legião de fãs pelo mundo a fora.

Publicado originalmente no Críticas, críticas críticas em 18.09.07

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...