quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Tertúlia HQ: confeccionando uma revista autoral


A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza mais uma edição do projeto Tertúlia HQ no sábado (26), em João Pessoa. A atividade deste mês dará início ao processo de confecção de um quadrinho autoral. O encontro acontece na Gibiteca Henfil no horário das 16h às 18h. A ação é aberta a todos que quiserem participar. A ideia surgiu a partir do encontro anterior, em outubro, quando ex-integrantes do Coletivo WC se reuniram e discutiram a proposta. A entrada é gratuita.

A partir da edição passada, realizada em outubro, surgiu a vontade de retomar a rotina de produção e divulgação de quadrinhos em muitos dos presentes. Alguns continuaram criando histórias em quadrinhos depois que o Coletivo WC (sigla para Web Comic) foi extinto, mas outros interromperam a produção depois do fim do grupo. Como a revista Sanitário foi uma ação considerada positiva, surgiu a vontade de se criar outra publicação, distinta mas com as mesmas características de ser uma revista produzida pelos próprios autores. A partir dessa reunião em novembro, serão amarrados os primeiros detalhes dessa publicação.

Sobre Tertúlia HQ


A primeira edição aconteceu em abril deste ano, sendo promovida pelo Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos da UFPB e a Gibiteca Henfil da Funesc. Na ocasião, o homenageado foi o cartunista Henrique Magalhães, ao lado de sua companheira, Maria – personagem de quadrinhos criada por ele que em 2015 completou 40 anos. Além do bate-papo sobre as relações afetivas com a personagem na voz das professoras da UFPB Nadja Carvalho (Mídias Digitais), Regina Behar (História) e Margarete Almeida (Jornalismo), foi realizada uma exposição comemorativa aos 40 anos da personagem.

Na segunda edição o projeto recebeu a presença do quadrinista e humorista Cristovam Tadeu, que conversou sobre a sua obra. Na terceira, estiveram presentes alguns dos ex-integrantes do Coletivo WC, grupo de quadrinistas paraibanos formado entre 2010 e 2013. (Circular de imprensa)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...