Na manhã do dia 4, recebi a confirmação da publicação da minha aula no Portal do Professor do MEC (juntamente com a da minha colega SULAMITA da E. E. João Tibúrcio), tornando-se uma das pioneiras em nosso estado.
Paródias: utilização como recurso didático
04/12/2009
Autor e Co-autor(es)
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Desenvolver o senso crítico;
- Estimular o hábito de leitura e a produção textual;
- Contribuir para a socialização e o resgate de sua autoestima:
- Despertar a autonomia na tomada de decisões e de suas escolhas;
- Valorizar a sua produção artística e cultural;
- Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de pesquisa de sua autoria;
- Colaborar para a sua desinibição;
- Estimular a fixação dos conteúdos sistematizados trabalhados em sala de aula de uma forma diferente e divertida.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; 3 (três) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Grécia Antiga
Estratégias e recursos da aula
O professor deverá levar um aparelho de som ou um televisor com DVD para a sala com CDs ou DVDs com Karaokês ou jingles comerciais, para utilizá-los durante a fase de sensibilização da turma sobre o que são "paródias".
Na falta desses recursos, pode recorrer a propagandas impressas, televisivas, cartazes ou trailers de paródias cinematográficas, além de material de apoio como letras de música, poesias ou cordéis.
A utilização de paródias em sala de aula requer uma grande dose de doação e de comprometimento por parte do professor que deve encarar com seriedade esta tarefa, respeitando a faixa etária e o grau de maturidade de sua clientela, tomando cuidados especiais para que tal atividade não se perca no vácuo e transforme-se apenas em uma mera terapia ocupacional. Nesse sentido, é necessário que antes de tudo exista um período de sensibilização da turma, onde o professor deve construir juntamente com seu aluno um conceito comum sobre o que o mesmo entende por paródia.
(...)
Fonte: E-Proinfo/RN (Turma da Profª Mestra Célia Fonsêca)Obs: Infelizmente não consegui encontrar nenhum recurso audiovisual que possibilitasse a inclusão desta aula também para o Ensino Médio, mas o link com os trabalhos do aluno dos alunos do Varela está lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário