quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Como foi: A 6ª Usina de Quadrinhos

  
Por Denilson Reis - IHQ
A Usina de Quadrinhos é um evento que ocorre anualmente na Feira do Livro da cidade de Canoas/RS e leva ao público atividades ligadas às histórias em quadrinhos, aos fanzines e, também, à cultura pop. Foram seis dias de evento, de 9 a 14 de junho de 2014.
6ª Usina HQ imagem 1 Manoel de Souza e Bira Dantas


As atividades voltadas ao público estudantil (palestras e oficinas), com horários agendados pelos colégios da cidade, ocorreram de segunda à sexta-feira e no sábado, as atividades foram abertas ao público em geral, com palestras e lançamentos de publicações.
Nesta 6ª edição da Usina, a coordenação ficou com Gervásio Santana, ex-editor da revista Quadrante Sul e membro honorário do Grupo Quadrante Sul. Gervásio montou um belo cronograma de atividades, dando espaço para o pessoal de Porto Alegre e região, trazendo convidados do interior do estado e também de São Paulo, como o cartunista Bira Dantas e o editor da revista Mundo dos Super-Heróis, Manoel de Sousa.
6ª Usina HQ imagem 5 Momento Blues com Bira Dantas e Denilson Reis 
Durante a semana as atividades foram divididas em dois espaços da Feira: a Usina de Quadrinhos e o Café Literário. Por lá palestraram: Daniel HDR, desenhista Marvel/DC; os blogueiros Pablo Sarmento e Pi de Pimenta; os escritores Gelson Weschenfelder e Luiz Antônio Aguiar; os cartunistas Sandro Zambi, Ícaro Maciel e Juliano Brito; os desenhistas Maumau, Jader Correa e Matias Streb; e os editores independentes Marcos Freitas, Alex Doeppre e Denilson Reis.
No sábado, 14 de junho, dia do encerramento da Feira, a Usina de Quadrinhos tomou conta do espaço “Café Literário”, com uma série de palestras e lançamentos de quadrinhos independentes e fanzines.
O Grupo Quadrante Sul lançou novos fanzines: Marcos Freitas trouxe “Depois da Escuridão”, álbum do desenhista Mozart Couto pela sua editora, Atomic Book. Guilherme Smee veio com “Fratura Exposta” com desenhos da dupla Jader/Matias. Direto de Campinas (SP), Bira Dantas falou, ao lado do gaúcho Gabriel Renner, sobre humor gráfico. Enquanto os desenhistas Daniel HDR e Sandro Andrade deram dicas de por que fazer cursos de quadrinhos.
6ª Usina HQ imagem 2 Convidados 
A mistura do rock/fanzines/quadrinhos foi o tema de Law Tissot e, nesta onda, Denilson e Bira improvisaram um blues ao violão e harmônica.
Manoel de Sousa, editor da revista Mundo dos Super-heróis, encerrou a 6ª usina de Quadrinhos em grande estilo, fazendo uma palestra fascinante, onde contou sua luta para conseguir editar esta revista, que é referência para os colecionadores e aficionados pelas histórias em quadrinhos. Da edição de gibis artesanais e fanzines, até o lançamento da Mundo dos Super-heróis nº 1, Manoel mostrou como o caminho foi árduo, mas compensador. Uma fala bastante emocionante.
Fotos: Gervásio Santana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...