quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Além dos olhos grandes conta a história do mangá em forma de mangá

Além dos olhos grandes – um estudo em mangá sobre mangá 
O livro Além dos olhos grandes – um estudo em mangá sobre mangá (formato 15 x 21 cm, 144 páginas, R$ 30,00) usa a linguagem dos quadrinhos para mostrar as origens, características e a trajetória brasileira dos mangás.
Escrito por Ana Carolina Pereira, a obra é dividida em três partes, cada uma desenhada por um ilustrador diferente de Curitiba/PR: Maxwell Alves, Cristiano Procopio e Juliano Henrique.

O projeto nasceu a partir do trabalho de conclusão de curso da própria Ana, em 2009, para Tecnologia em Artes Gráficas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (antigo CEFET).
O trabalho foi inscrito no edital Mecenato Subsidiado, da prefeitura de Curitiba, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Lei de Incentivo à Cultura. Em 2013, o Banco do Brasil financiou completamente o projeto e a produção efetivamente começou.
O produto final é uma história em quadrinhos que se divide em três tópicos: história do mangá, características do estilo e mangá no Brasil. Assim, o conteúdo total do livro engloba desde a produção das primeiras histórias em quadrinhos japonesas até o fenômeno pós-guerra, esmiuçando seus padrões e dedicando, também, uma parte sobre as peculiaridades e história do estilo no Brasil – que é bem mais antiga do que parece à primeira vista.
“Esperamos que fãs de animê e mangá, estudantes, pesquisadores, professores e curiosos possam entender mais sobre esse estilo de quadrinhos tão popular no Brasil e no mundo, hoje em dia. Ele também foi pensado para pais e professores, cujos alunos e filhos muitas vezes têm contato direto com o mangá e eles não sabem do que se trata e nem por onde começar a entender. Então, ele pode ser entendido como um quadrinho didático também”, explicou Ana.
Seguindo essa proposta, a contrapartida social obrigatória para projetos de editais desse tipo foi concebida como uma oficina de mangá de carga horária de 20 horas, para professores, no Centro de Artes Guido Viaro, em Curitiba. O conteúdo básico do livro, dentre história, teoria e prática de narrativa e criação de personagens, foi apresentado para uma turma de sete docentes. Também por conta da natureza do projeto, 10% dos exemplares impressos estão disponíveis nas bibliotecas públicas e faróis do saber de Curitiba e região.
Além dos olhos grandes – um estudo em mangá sobre mangá pode ser encontrado nas lojas Itiban, Gibistore e Livraria Cultura ou diretamente com os autores, pelo e-mail miyoru.chan@gmail.com.
Eles também estarão na Gibicon deste ano, que será realizada no próximo mês de setembro, em Curitiba.
Via UHQ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...