sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Curiosidades sobre os primeiros heróis de ação

Por Pablo Peixoto
Cavaleiro Solitário x Zorro
Pouca gente sabe mas existia nos Estados Unidos um personagem de aventuras radiofônicas chamado Cavaleiro Solitário (Loner Ranger), que de solitário não tinha nada, já que ele andava sempre com seu amigo índio, o “Tonto”. Quando o personagem veio ao Brasil, se não me engano, também para aventuras no rádio, acabou sendo chamado de Zorro, pra tirar uma casquinha do mais conhecido herói justiceiro. Comparar o Lone Ranger com o Zorro é o mesmo que comparam Superman com Batman, só porque ambos usam capa. O Zorro, ao contrário do Solitário vestia preto, máscara, capa, espada e tirando o conceito de velho oeste não tinha nada em comum com o outro. A confusão persiste até hoje quando muitas vezes vemos o bordão: “Ayou Silver!” ser atribuído ao Zorro, quando na verdade é do Lone Ranger. Silver é branco. O cavalo do Zorro se chama Tornado e é preto.
Fantasma Vermelho
O Espírito que Anda, Fantasma era de cor púrpura nos Estados Unidos, quando veio pro Brasil optaram por um vermelho berrante, quase rosa. Desmoralização? Ação afirmativa GLBT? Que nada. Seu criador, Lee Falk, originalmente previu um uniforme cinza, mas quando a primeira edição dominical colorida saiu, por problemas gráficos, saiu um roxo. Após algum tempo, ele criou uma história sobre um ídolo da selva que teria essa cor, inspirando o uniforme. Editores que publicaram o Fantasma escolheram a cor segundo suas preferências ou possibilidades gráficas. Então, ao redor do mundo, o herói tem cores diferentes, como azul na Escandinávia, vermelho na Itália, Brasil e Turquia, marrom na Nova Zelândia e roxo no restante do mundo. As cores que precisavam ser misturadas para fazer a cor original eram muito caras e não existiam no Brasil. A solução foi improvisar aquela cor berrante, nada aconselhável pra alguém que se esgueira nas sombras da selva.
Tonto e seu Kemosabe
Ainda falando em Lone Ranger, ou Zorro, como foi explicado lá em cima, Seu amigo com o sugestivo nome de “Tonto” sempre o chamava de “Kemosabe”, que também pode ser escrito “Kemo Sabe” ou “Kemo Sabhay”. A expressão significa “Amigo fiel” ou “Companhia confiável”.
Tarzan e o “Krig-Há-Bandolo”!
Quando Tarzan ia ao resgate, com seu grito estridente, balançando pela floresta só de tanguinha, os agressivos e supersticiosos guerreiros inimigos das tribos africanas gritavam “Krig-há-bandolo!”. Sabe porque? Essa expressão significa “Cuidado, Aí vem o inimigo!” e revela bem o sentimento de medo que o homem-macaco despertava em seus inimigos. E olha que ele usava só uma tanguinha de leopardo, ao contrário de seu amigo homem-Morcego que precisava de máscara e capa. A expressão foi usada também por Raul Seixas para batizar um dos seus melhores discos, antes dele ser adotado por milhares de retardados com camisa de Che Guevara.
Popeye olhos saltados
Esse tem diversas curiosidades, começando pelo nome. “Pop Eye” ou “olho saltado” em inglês. Explodi sua cabeça agora? Tem mais. O personagem foi criado para disseminar o hábito de comer enlatados, novidade praquela época da Primeira Guerra Mundial. Então, comendo espinafre em lata, o herói ganhava uma força descomunal. Nada mais justo. Falando em WWI, a dinâmica das histórias do Popeye é cheia de simbolismos. O marinheiro representaria a Inglaterra/França, Brutus a Alemanha e Olívia palito a fina região de Alsácia e Lorena, disputada pelos dois blocos desde a guerra Franco-Prussiana.
Lothar, o primeiro herói negro nos quadrinhos
Imagine que você é um ilusionista elegante, vestindo smoking, cartola, capa de seda vermelha e usando bigodinho. Quem seria seu melhor amigo? Se você escolheu um príncipe africano que decidiu deixar seu reino pra acompanhar suas aventuras acertou. Assim era Lothar, o primeiro herói negro dos quadrinhos, um verdadeiro poço de estereótipos começando pela roupa de pele de leopardo, passando pelo chapeuzinho de turco até o inglês errado. Tudo errado, mas mesmo assim é um marco.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...