quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Os convidados do Top! Top! - parte 2

Por Manassés - Comic House
Eis a segunda lista de convidados do Top! Top! e se não viu a primeira clique aqui   

Cellina Rodrigues Muniz é professora adjunta do Departamento de Letras da UFRN. Fez doutorado em Educação (UFC) com tese intitulada “A experiência pedagógica de uma escritura dionisíaca”, na qual analisa as práticas de leitura e escrita de fanzines e revistas alternativas de um grupo na cidade de Fortaleza. Em 2010, organizou o livro “Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si”. Escreve em www.escritosdealicen.blogspot.com


John Monteiro, nasceu em João Pessoa, cidade onde reside. Aos 21 anos tomou para si o sobrenome Monteiro do pai, Iranildo Monteiro, pois foi ele a pessoa quem lhe dera aquilo que viria a ser o seu primeiro contato com as artes visuais: uma coleção de livros infantis repleto de ilustrações. Assim, ele aprendeu a ler e a desenhar quase ao mesmo tempo. Durante a adolescência lia muitos quadrinhos, dando continuidade à interação entre o desenho e o texto iniciada na infância. 
Já mais velho a sua relação com a literatura o motivou a fazer Letras, curso que está terminando na UFPB. Contudo, sem deixar de produzir suas obras. Começou a trabalhar com pintura em meados de 2005 e, desde então, vem participando de salões de arte, dos quais recebeu premiações nas categorias desenho e pintura. A sua produção também envolve ilustrações editoriais e quadrinhos. Para John Monteiro, um arista que transita em diversos meios das artes visuais, a arte é, antes de tudo, liberdade individual.
Roberto Flávio G. de Lima, ou simplesmente,  “Beto Potyguara”, nasceu em Natal/RN. Começou a desenhar com frequência a partir de 1984 e sua escola de formação foram os fanzines de papel, até ser teletransportado para o universo Online.

Professor da Rede Estadual de Ensino do RN, Bacharel e Licenciado em História pela UFRN, Quadrinista e Design Gráfico, colaborou com charges, tiras e ilustrações para os periódicos: O Illuminati (2009), O GOL (2003-2007), Jornal do Torcedor (2003), Tribuna do Norte (2000) e o site Olé Net (2000). Como cartunista, nos sites/blogs: Tiras Nacionais (2006-2007), Ronin 47 (2007-208) e Tirando Uma (2009 -2010). Publicou Hqs em duas edições da Revista Maturi e lançou duas publicações impressas em 2011: “Carcará, cabra pió num há” (em sua 2ª edição impressa) e “Os Notáveis e outras histórias” (como roteirista).

Fundou o coletivo nacional “República dos Quadrinhos” em 2009; foi responsável pela realização de duas exposições nacionais em Natal (“O que não está no gibi, está por aqui!” e “Mitos e Herois: releituras contemporâneas”); promoveu o I-Fórum de Arte Sequencial de Natal (FAN -2011) e o Prêmio Poty, criado para valorizar e resgatar a produção da nona arte no estado potiguar (2010 e 2011). Ministra palestra em Natal sobre a utilização de quadrinhos como recurso didático.

O mineiro Alfredo Albuquerque é designer gráfico, músico, compositor e escritor.

Tem dois livros editados, "Os círculos" (prêmio Xerox/Revista Livro Aberto – 2001) e "O quarto das horas".

Foi finalista por dois anos consecutivos do Prêmio SESC de Literatura, e tem contos publicados em periódicos e sites literários. Reside em João Pessoa desde 2008. 

Mais recente adentrou ao universo dos zines e criou o fanzine tr3sdoi2, o qual pretende publicar textos e quadrinhos de colaboradores.

 


 Alberto Pessoa é autor de histórias em quadrinhos, infografista e professor universitário, com foco em desenvolver profissionais para a economia criativa. Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010), Mestre em Artes pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2006) e Licenciado em Educação Artística pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) (2003). 

Atualmente é responsável pelas disciplinas da área imagem digital/infografia da UFPB.






Paloma Diniz é graduada em Arte-Educação pela UFPB (2007). Com experiência nas Artes, com ênfase em técnicas de desenho: lápis grafite, lápis de cor, aquarela, nanquim com pena e pincel, aquarela, giz pastel seco, pastel oleoso, giz de cera, têmpera gauche, acrílico, tudo no papel. Ela é membro do Studio Made in PB, onde leciona desenho e técnicas de narrativa gráfica. Trabalha pra o mercado de quadrinhos internacional agenciada pela Space Goat Productions. É membro do Grupo Imaginário! Grupo de Pesquisa Quadrinhos, Humor e Games do Mestrado de Comunicação da UFPB, coordenado pelo professor Dr. Henrique Magalhães.

Renato de Medeiros é Professor de Filosofia e roteirista de Historias em Quadrinhos que busca utilizar da cultura e folclore brasileiros para criar uma base estética para suas historias . Possui artigos publicados em blog on line na área de Historias em quadrinhos. Também é produtor de HQs possuindo trabalhos publicados na Kótica ( revista on line).
Trabalhando atualmente em vários roteiros para vários ilustradores da mesma revista eletrônica. 

Suas atividades atuais consiste na elaboração da Graphic Novels " A Sombra dos homens" e "Uma tempestade mental". No momento, possui projetos de incentivo na produção de HQs no mercado brasileiro visando a formação de uma cultura de incentivo de hqs. Objetiva, procurar desenvolver a produção de comic's em seu estado e descobrir novos talentos para o mercado de quadrinhos no Brasil.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...